COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projeto da 4ª série - 2.010- Virtudes

Valorização da vida: Compromisso com o “SER”.

***Objetivo Geral:
Promover vivências, baseadas nas virtudes, que oportunizem a construção do “ser”, comprometido com a vida sustentável.

Enfoques:
1) Promover vivências e ações coletivas à vida sustentável.
2) Valorização e compromisso com a vida.
3) Reflexão sobre as virtudes e prática destas.

Referencial Teórico:

As virtudes humanas
A estrutura da personalidade compreende, entre outros elementos psicológicos, um conjunto de virtudes que tornam o indivíduo mais elevado, íntegro, humanitário. Uma virtude representa retidão moral, probidade, excelência moral. As pessoas podem ser avaliadas pela riqueza de suas virtudes. De forma sucinta, vamos apreciar algumas dessas virtudes. No decorrer da empreitada, poderemos observar que elas quase sempre caminham juntas, raramente apresentam-se isoladas.
***Autoconhecimento, Coragem, determinação, disciplina, bondade, humildade, maturidade, paciência, solidariedade, justiça, sabedoria...
A conquista da maturidade proporciona o surgimento da sabedoria. Esta virtude confere o poder de controlar impulsos e reações, ter uma visão de águia, reconhecer a verdadeira intuição, ser previdente. A pessoa que conquistou o poder da sabedoria é capaz de agir de forma correta, em todas as circunstâncias, com base em conheci-mentos vastos, em sua longa experiência, na própria realidade. Pode-se observar o perfeito equilíbrio de todos os poderes e talentos quando a sabedoria está presente.
Do livro do autor "A Arte de Viver"
Ramiro Sápiras

Publicado no Recanto das Letras em 14/12/2005

Uma educação centrada sobre a caridade...nos leva à aceitação do outro e à nossa própria aceitação pelo que o outro é e pelo que somos. (Rubim, p: 50)

Justificativa:

Todos nós sabemos das constantes mudanças sociais, econômicas e que a escola é convidada a levar a reflexão como prática diária junto ao desenvolvimento dos conhecimentos próprios para cada série e grupo de sujeitos que mobilizam.- se para aprender.Logo após a reflexão deve haver a ação, educandos e educadores precisam se comprometer com mudanças em si, no grupo e na sociedade.
É por estas questões, que devemos apostar que a escola é o lugar, por excelência, para trabalharmos as virtudes. Verificamos pela nossa prática que os alunos vem desenvolvendo a reflexão sobre este assunto, porém no âmbito da prática ainda deixam a desejar. Pensando nisto, neste ano de 2.010 nos propomos a transformar a sala de aula na vivência da cidadania e virtudes.
Nesse sentido, trabalhar a cidadania, as virtudes e o cuidado com a vida diariamente, em nossas salas de aula, são o sinônimo de semear no interior de nossas crianças o compromisso com a vida.
Entretanto, este projeto apresenta a proposta de não apenas trabalhar a vida, mas também as dimensões que ela envolve: a minha vida, a vida do outro e a vida do ambiente. Entendemos que as ações práticas envolvem a VIDA não apenas ficar no papel, mas fazer parte da consciência de cada um,para que seja capaz de assumir relações equilibradas e construtivas de suas idéias, pensamentos e atitudes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Proporcionar a interiorização das virtudes indispensáveis à formação humana e atitudes positivas de relacionamento consigo e com os outros.
· Desenvolver uma consciência crítica sobre as várias formas de vida, compreendendo a interdependência da vida sustentável com a nossa vida .
· Vivenciar os valores cristãos de Pallotti nas relações pessoais e de grupo, valorizando a convivência fraterna e sensibilizando-se com os problemas sociais.
· Refletir sobre os problemas sociais e ambientais presentes em nossa sociedade.
· Conhecer e vivenciar atitudes de solidariedade, cooperação e respeito mútuo ao próximo e ao ambiente. (virtudes)
· Reconhecer a si mesmo como cidadão capaz de melhorar o mundo que vivemos.
· Compartilhar boas ações, a fim de tornarmos solidários uns com os outros.
· Compreender a sociedade numa estrutura de tempo e espaço, valorizando e confrontando as vivências com a realidade, a fim de construir sua cidadania baseada nas VIRTUDES.

Cronograma das atividades:

Atividades:
Visita ao Museu; Linha do tempo; Mapa da rua; Álbum de Ciências.
Março

Trabalhos relacionados à Páscoa, Pallotti e aniversário da escola: Caça ao tesouro de Páscoa, Bingo dos valores, trabalho artístico, direitos e deveres, Histórico da escola e localização.
Abril

Dia das Mães: Textos significativos, música e lembrancinha.
Maio

Educação p/ Pensar e Ens. Religioso: Virtudes
Ano todo

Produção artística: Releitura de obras
Trabalho com livros e reportagens sobre meio ambiente e reciclagem
Lembrancinha dos pais
Agosto

Confecção de personagens à partir das histórias e utilizando materiais recicláveis.
Junho e Julho

Mini- projete: Literatura: O Pequeno Príncipe (cada planeta uma virtude)
Virtudes que serão trabalhadas:
1º planeta: Do Rei (orgulho) Virtude: bondade
2º planeta: Homem Vaidoso (vaidade) Virtude: humildade
3º planeta: Bêbado (vício-vergonha) Virtude: coragem
4º planeta: Homem de negócios (ganância) Virtude: honestidade e solidariedade
5º planeta: Acendedor de Lampiões (preguiça) Virtude: confiança
6º planeta: Velho Geógrafo (acha ser mais sábio que os outros) Virtude: humildade
7º planeta: Terra ( diferentes tipos de pessoas e adultos) Virtude: justiça

*** Vamos analisar as atitudes negativas de alguns personagens para perceber o quanto são importantes as virtudes.
Junho, Julho e Agosto

Visita de escritor
Julho

Pesquisas e painéis sobre o RS
Junho até Novembro

Caminhada pelo bairro p/ observar questões ambientais(lixo, moradia, esgoto, água e saneamento)
Julho

Mensagens digitadas, na aula de Informática, sobre a conscientização da Preservação do meio ambiente
Distribuição à comunidade
Agosto

Desfile Cívico
Setembro

Confecção de cartões e presentes com materiais recicláveis: Datas comemorativas
Ano todo

Oficina de papel – Artista Kalú oficina
Oficina Ed.p/ o Pensar-Prof Amilcar
setembro

Pesquisa de receitas culinárias juninas: Confecção de livrinho de receitas
Junho e julho

Mini- projeto: Copa do Mundo 2.010
Pesquisa sobre a África e Brasil (comparações: modo de vida, clima, população, localização...)
Textos informativos e aproveitamento dos números na Matemática
Ed. Física: Futebol (Interséries)
Copa das Virtudes - Pallottinho na copa
Ens. Religioso e Ed. p/ o Pensar: O Time escolhido por Jesus
Junho

Hora Cívica : painel e apresentação
Setembro

Semana Farroupilha: Festival de Talentos, Mateada, Lanche Farroupilha(salsichão e pão)
Setembro

Semana da criança- I Seminário da Criança
Outubro

campanha de brinquedos: crianças e pais ( p/ serem doados à uma instituição)
Outubro

Gincana do meio ambiente
Outubro

- Culminância dos estudos sobre o RS -
Viagem de Estudos: Missões
Maquete das Missões
Novembro

Culminância dos Projetos – Apresentação das Turmas
Dezembro

Projeto anual: Profª Janete Motta
Projeto de Literatura: Profª Luciane Caldas
Projeto de Literatura: O Pequeno Príncipe
Profª Márcia R.

Bibliografia:
A Arte de Viver: Ramiro Sápiras
Por uma Pedagogia Palotina: Achylle Rubim
Aprendendo a Ser e a Conviver: Margarida Serrão e Mª Clarice Baleeiro. S.P, FTD
Coleção: De Olho na Copa – África do Sul – Ed. Vale das Letras
***Ainda faltam algumas bibliografias.

Um comentário:

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source