COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 27 de fevereiro de 2011

ABC DO BEM / 4º ANO...


1) Leitura e comentário participado:

ABC do bem

Amor, alegria e muito amor.
Bondade com todos
Carinho sempre faz bem.
Dedicação é uma maneira de amar.
Educação é nosso futuro.
Fartura de amor.
Gentileza com o próximo
Honestidade é fundamental.
Inovar para crescer.
Justiça para todos os cidadãos.
Liberdade aos seres vivos.
Maravilhas da natureza.
Natureza preservada.
Ódio inexistente
Prazer em fazer o bem.
Querer o bem de todos.
Rir de alegria.
Solidariedade.
Ternura.
União faz a força.
Valorizar sempre as coisas boas.
Xiiiii... vamos pensar nisso e...
Zelar pela nossa vida!

Bruno Rommel

2) Trabalhando o ABC do Bem...

a) Copie os três versos que se referem ao meio ambiente:
________________________________________
________________________________________
________________________________________
b) Explique as frases:

"Educação é o nosso futuro."
____________________________________________________________________
"Prazer em fazer o bem."
___________________________________________________________________

c) Montar com a turma o ABC das boas atitudes na escola:

***Montar um painel e expor na sala.

d) Escreva...

*** uma dúzia de consoantes minúsculas:

*** meia dezena de vogais maiúsculas:

*** meia dúzia de consoantes maiúsculas:

*** as dez primeiras letras pares do alfabeto:


e) Amplie a frase:

*** Eu tenho amor e alegria.
____________________________________________________________________

Profe Janete Motta

sábado, 26 de fevereiro de 2011

DICAS PARA FACILITAR A RESOLUÇÃO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS/ 4º ANO...


Dicas para facilitar a resolução de histórias matemáticas:

A adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra.

A subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).

Idéia de retirar
De 8, tiro 6, restam ...

Idéia de comparar Quanto 8 é maior que 6? ou Quanto 6 é menor que 8?

Idéia de completar
Tenho 6 para completar 8, faltam...

A multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.).

A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

***Agora, resolva e escreva qual operação você utilizou:

a) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
Cálculo:


R: Dentro deste ônibus cabem____ pessoas.
Operação utilizada: ________
**** Quantas pessoas cabem em 6 ônibus iguais a este?
Cálculo:
Cabem____ pessoas em seis ônibus.
Operação utilizada:__________

b) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas entre 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa ficará?
Cálculo:


R: Cada pessoa ficará com____ balas.
Operação utilizada:_________

c) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem uma dúzia de apartamentos. Quantos apartamentos tem neste prédio?
Cálculo:


R: Neste prédio tem_____ apartamentos.
Operação utilizada: _____________

d) Gabriel comprou um saco com 2 centenas de balas. Ele deu 84 balas para seus amigos. Com quantas balas Gabriel ficou?
Cálculo:

R: Gabriel ficou com____ balas.
Operação utilizada: ___________

e) Luiza tem 340 papéis de carta e Marina tem 160. Quantos papéis de carta Marina tem a menos que Luiza?
Cálculo:

R: Marina tem ____papéis de carta a menos que Luiza.
Operação utilizada: __________

f) Mirella tem 2 dezenas de bombons e ganhou mais meia dúzia de bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?
Cálculo:

R: Mirella ficou com____ bombons.
Operação utilizada:__________

g) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila tem?
Cálculo:

R: Camila tem____ anos.
Operação utilizada: __________
Adaptação: Profe Janete Motta

HISTÓRIAS MATEMÁTICAS: 4º ANO/ SONDAGEM...


1) Resolva com atenção:

a) Uma livraria tem 2 centenas e meia de cadernos com a capa da Banda Restart.Foram vendidos 3 dúzias destes cadernos. Quantos cadernos da banda Restart restaram nesta livraria?
Cálculos:


R:______________________________________________

*** Os cadernos que restaram foram organizados igualmente em 4 prateleiras. Quantos cadernos ficaram em cada prateleira?
Cálculo: P.R:


R:________________________________

* Sobraram cadernos fora das prateleiras? Quantos?
_________________________________________________________________

b) Uma biblioteca tem 1 milhar e meio de dicionários, sendo 6 centenas de Português, 4 centenas e meia de Inglês e o restante de Espanhol.

* Total de dicionários na biblioteca:______
* Nº de dicionários de Português:_____
* Nº de dicionários de Inglês:_____

***Quantos são os dicionários de Português e Inglês?
Cálculo: P.R:


R:__________________________________________________________________
*** Quantos dicionários são de Espanhol?
Cálculo: P.R:


R:__________________________________________________________________
c) Marcos pagou um dicionário com 3 notas de 10 reais. Ele recebeu de troco 6 reais. Quanto custou o dicionário?
Cálculos:


R:__________________________________________________________________

Elaboradas por Profe Janete Motta

RELEMBRANDO O USO DO DICIONÁRIO: 4º ANO...

***Importante antes visualizarem o alfabeto, treinarem a ordem com atividades orais e novas explicações do uso.

Para fazer uma fácil e rápida consulta no dicionário você tem que saber muito bem o alfabeto.

1. Escreva o alfabeto com letras maiúsculas e minúsculas.


a- b-______________________________
_________________________________

A - _______________________________
__________________________________

2. Agora, coloque as seguintes palavras da poesia "O CADERNO" em ordem alfabética: (poesia na postagem anterior a esta)

caderno- rabisco- desenhos- fiel- abrirá- carrossel

1ª - ______________ 2ª - ________________ 3ª - _______________
4ª - ______________ 5ª - ________________ 6ª - _______________

3. Considere as palavras abrirá e desenhos. Será que você pode procurar o seu significado de forma direta? Justifique:
_________________________________________________________________

3.1. Então, em vez de abrirá e desenhos terá que procurar:

abrirá - __________________ desenhos - _________________

4. Quando duas palavras começam com a mesma letra, o que devemos fazer para colocá-las na ordem alfabética?
( ) olhar para a última letra ( ) olhar para a próxima letra

5. Para finalizar esta tarefa, participe deste jogo. Decifre a mensagem, escrevendo em cada traço a letra que ocupa, no alfabeto, a posição indicada: (postarei o nº das letras depois)

D ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___


___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___



Mensagem::_________________________________________________________
http://www.quadroegiz.com
Adaptação: Profe Janete Motta

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O CADERNO: INTERPRETAÇÃO 4º ANO...


1) Leitura e comentário participado:

O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.

Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

2) Trabalhando o Texto:

a) Circule os pares de rimas presentes.

b) O texto "O caderno" está organizado em____estrofes com____versos cada. Agora responda: Que tipo de texto é?
________________________________________________________

c) Ilustre o personagem principal do texto:




d)Relacione os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(a) Companheirismo ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”

(b)Solidariedade ( )”Seus problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você quiser”
(c) Tristeza ( ) “Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim comigo/Ficará guardado se lhe dá prazer”

(d) Amizade ( ) “Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”

(e) Fidelidade ( ) ”Sofrer também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me esqueça num canto qualquer”

e) Se o seu caderno pudesse falar o que acha que ele diria a você? Justifique:
_____________________________________________________________

f) Em sua opinião, o relacionamento entre colegas e amigos deve ser assim, como o caderno e seu dono? Por quê?
_____________________________________________________________

***Cantar a música acompanhada pelo CD.

3) Gramática:

a) Leia em voz alta as palavras e na sílaba mais forte, bata palma:( o professor levará várias tirinhas com palavras- dará um tempo p/ ler em voz baixa e identificar)
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática...


b) Complete:

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade(força).

c) Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, risque aquelas que não fazem parte dos conjuntos:
***café favor
puder
salão nuvens

***junto galinha
caderno
canto médico

***música gramática
tônica
sílaba também

d) Separe as em sílabas:
a) caderno:
b) desenhos:
c) montanha:
d) nuvens:
e) primeiros:
f) carrossel:
*** Circule a sílaba tônica das palavras na atividade anterior.

4) Produção Textual:

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou quem lhe deu e quando.
Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.

Atividades retiradas “Viver e aprender Português” – 4º ano
Autores: Cloder Rivas Martos e Joana D. G. Aguiar
Adaptação: Profe Janete Motta

Para divertir e aprender...Clique...
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MATEMÁTICA 4º ANO: SONDAGEM...


SONDAGEM 4º ANO/ RESOLVA COM ATENÇÃO:

a) A mãe do Rui foi ao mercado e comprou 4 ramos de tomates. Cada ramo trazia 2 dúzias de tomates. Quantos tomates comprou a mãe do Rui?
Cálculo: P.R:

R:_______________________________

b) Em casa da Ana bebem 2 litros de suco por dia. Quantos litros bebem em um mês?
Cálculo: P. R:

R: ______________________________

c) Os tios da Camila viajaram de avião para o aniversário da sobrinha. O avião tinha 272 lugares. Viajaram nele 115 passageiros. Quantos lugares estavam vazios?
Cálculo: P. R:

R: _________________________________________________________

d) A prima da Catarina fez uma viagem de trem, onde viajavam 55 homens, 62 mulheres e 37 crianças. Quantos adultos viajaram ao todo?
Cálculo: P.R:

R:__________________________________________________________

e) Numa padaria fizeram 156 pães num dia e 69 no dia seguinte. Quantos pães fizeram nos dois dias?
Cálculo: P.R:


R: _________________________________________________________

*** Os pães feitos no primeiro dia foram colocados em três formas. Quantos pães ficaram em cada forma?
Cálculo: P.R:


R: ____________________________________________________

SONDAGEM/ MATEMÁTICA - 4º ANO - 2.011

1- Escreva os numerais ordinais por extenso:
1º_________________ 2º____________________ 3º_________________
6º_________________ 10º____________________ 11º _____________________
12º_____________________ 15º_____________________ 20º_______________

2- Escreva de 4 em 4:
0 -4 - ____- ____ -____- ____ -____- ____- ____ -____- ____ -____-____ -____

3 – Escreva por extenso os números:
24 ___________________________ 32 _______________________________
69____________________________ 690______________________________
100___________________________ 787______________________________

4 – Decomponha os números:

62 = 60 + 2 = 6 dezenas e 2 unidades
35 = ___ + ____ =_______________________________
229 = ____ + ___ +____= ________________________________
42 = ____ + ____ = ______________________________

5 – Calcule certinho:

1.345 + 698 = _____ 592 + 693 = _______ 42 + 1092 =________ 245 + 823 = ____

6 – Complete:
3 X 2 = 6 OU 2 + 2 + 2 = 6

2 X 9 = ____ OU ___ + ____ = ____
6 X 7 = ____ OU ___ + ____ + ____ + ____ + ___ + ____ = ____
4 X 3 = ____ OU ____+ ____ + ____ + ___ =____
5 X 2 = ____ OU ___ + ___ + ___ + ___ + ____ = ____

6 – Escreva os números vizinhos:
____ 63 ____ ____ 71 ____ ____ 80 _____ _____ 599 _____

8 – Escreva de 10 em 10:

0 -10 - ____- ____ -____- ____- ____- ____- ____ -____- ____- ____ -____-____

*** SONDAGEM/ 4º ANO
Complete com uma pergunta e resposta para cada caso:
1. No colégio tem 35 bolas brancas e 26 bolas coloridas..

_________________________________________?

Cálculo:


R:________________________________________

2. Havia 34 balões decorando o portão do colégio. Rebentaram 15.


_________________________________________?

Cálculo:


R:________________________________________

3. No bar do colégio tem tem 3 dezenas de pastéis, distribuídos igualmente em 2 pratos.


_________________________________________ ?

Cálculo:


R:________________________________________

4. Escreva os números de 100 em 100:
a) 67-______- ______ -______-______-______-______-______
b) 231- ______- ______- ______- ______- ______- ______- ______

5. Complete:

a) Uma dezena =______unidades.
b) Meia dezena=______unidades.
c) Uma dúzia =_______ unidades.
d) Meia dúzia= ______unidades.
e) Uma centena =_____unidades.
f) Meia centena=______ unidades.
g) Um Milhar =______ unidades.
h) Meio milhar=______unidades.

6. Desenhe:
a) a metade de oito bolas:

b) o dobro de oito bolas:


CONCLUSÃO: A multiplicação é a soma de quantidades iguais.
Após as atividades das folhas, as crianças montaram as tabuadas do 2, 3 e 4.
Adaptação: Profe Janete Motta

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE 4º ANO: VOLTA ÀS AULAS...

1) Com atenção e capricho, faça o que se pede:


a) Relate como foram suas férias:

b) Escreva três coisas que você mais gostou de fazer durante as férias:


c) O que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?

d) Que momento do seu dia você realiza as tarefas da escola?


e) Você gostou da sua professora? Por quê?

2) Escreva um pequeno texto sobre o que você espera da escola neste novo ano:

Adorei conhecer você!!!


Fonte: Profª Luciane Caldas- 4ºANO T: 41
Adaptação: Profe Janete Motta T: 42

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PERFIL DO EDUCADOR PALOTINO...


* Seguidor da pedagogia e do carisma palotino, vivenciando-os.

* Exemplo de uma prática solidária, humana e cristã.

* Comprometido com a sua vocação.

* Respeitador das diversidades, aceitando o outro como ser único.

* Mediador do conhecimento, promovendo metodologias inclusivas e diferenciadas.

* Companheiro dos alunos.

* Crítico, reflexivo, ético e observador.

* Carismático, humilde, acolhedor, solidário e alegre.

(Perfil criado pela equipe de educadores do nosso colégio, baseado na Pedagogia Palotina e princípios de Pallotti)

MENSAGEM: VOLTA ÀS AULAS...

MENSAGEM DE BOAS VINDAS...

Querida criança!
As férias chegaram ao fim,
Já é hora de retornar.
Nosso colégio se alegra
Em te encontrar!

Aqui tem sonhos, emoções e fantasia,
Novas descobertas, enfim,
Aprendizado...


Terei muita alegria em estar ao seu lado
Nesta busca do conhecimento,
Sempre auxiliando, incentivando
e orientando seus caminhos.

Você nos traz muita alegria,
Por isso, conte comigo sempre!
(Autor desconhecido)

Com carinho...Profe Janete Motta

sábado, 5 de fevereiro de 2011

VOLTA ÁS AULAS: A HISTÓRIA DO LÁPIS...


1) Leitura e comentário participado.

A história do Lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Essa mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a Quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, portanto procure ser consciente de cada ação.

(PAULO COELHO)

2) Trabalhando o texto:

a) O que a avó estava fazendo?

b) Como a avó do menino queria que ele fosse quando crescesse? Por quê?

c) Segundo a avó, qual é a mão que guia nossos passos?

d) Marque a alternativa correta:

Devemos fazer para nos mantermos no caminho da justiça:
( ) ter atitudes ruins ( ) suportar dores ( ) corrigir aquilo que fazemos de errado

e) É mais importante na vida:
( ) cuidar da beleza exterior ( ) cuidar da beleza interior

f) Explique a frase:
“ ...portanto procure ser consciente de cada ação. “

g) Em sua opinião, você possui estas cinco qualidades? Comente:

h) Cite outras qualidades que você tem:_________________, ___________________, _________________ .

i) FÉ, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, HUMILDADE, BONDADE e HONESTIDADE são virtudes que mantém as pessoas em ________ com o mundo.
Interpretação elaborada por Profe Janete Motta

VOLTA ÀS AULAS/ 4º ANO: ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA...

1) Leitura e comentário participado:

Assembleia na carpintaria

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia.
Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa.
Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”
A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades… Isto é para os sábios!

Fonte do texto:
http://criandoecopiandosempre.blogspot.com/

2) Vocabulário:
a) assembleia:
b) demasiado:
c) rústica:

3) Trabalhando o texto:
a) Por que aconteceu a reunião das ferramentas na carpintaria?
_______________________________________________

b) Quais ferramentas participaram desta reunião?
_______________________________________________

c) Escreva os defeitos e qualidades das ferramentas:
Ferramentas********** Defeitos********** Qualidades


d) Explique esta frase:
O parafuso falou que a lixa "era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.”


e)Como você costuma tratar as pessoas? Por quê?

f) O carpinteiro juntou todas as ferramentas e utilizou as qualidades delas.
Quando você está com as pessoas enxerga mais os defeitos ou as qualidades delas? Comente:

g) Liste três qualidades suas e três defeitos:

h) O que acontece quando buscamos enxergar apenas os defeitos dos outros?

i) Complete o parágrafo, com as palavras do quadro, para descobrir a mensagem do texto para nossa vida:


defeitos- nós- dons- construindo- Jesus- bom- melhor-

Cada um de _____, com nossos _________, nossas fraquezas, podemos ser colaboradores e amigos de __________, colocando nossos ______ a serviço, mudando aquilo que não está bom e _____________ um mundo ____________. Jesus conta com a minha, com a sua ajuda!

j) Procure no dicionário o significado da palavra VIRTUDE:

k) Descreva como deve ser o trabalho em sala de aula:


*** Se você está disposto a ser uma pessoa produtiva no bem, otimista, criadora, comece a cultivar a sua capacidade de descobrir as virtudes nas pessoas.
Comece dentro do seu lar. Observe quantas qualidades positivas tem seu irmão, seus pais, seus avós... Com certeza você se surpreenderá!
Depois, aumente a sua pesquisa e olhe para o seu vizinho, o colega de aula, as pessoas que lhe servem todos os dias: o motorista de ônibus, o cobrador, a moça do caixa do supermercado, a atendente da farmácia, etc.
Ao fim do dia, você terá descoberto que esse imenso mundo de Deus está repleto de pessoas boas, de qualidades preciosas, prestativas e amigas.
E você terá se enriquecido de paz.
http://causaseefeitos.zip.net/
Interpretação do texto elaborada por: Profe Janete Motta

VOLTA ÀS AULAS: TEXTO E INTERPRETAÇÃO...


1) Leitura e comentário participado:

ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO...

Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.

Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,
ao egoísta, ao mesquinho.

Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.

Este ano será um sucesso se...
você der um "bom dia" de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.

Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!
Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!
(Autor desconhecido)
2) Trabalhando o texto:
***Comentário do vocabulário:
intriga- intolerância- mesquinhez- solidariedade- franco- desventuras

a) O que você fará para que este ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?
________________________________________________________________

b) Liste atitudes e sentimentos que não colaboram para o sucesso deste ano de 2.011:
____________________ ______________________ ____________________
____________________ ______________________ ____________________

c) Explique estas frases do texto com suas palavras:
a) “Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir...”
_______________________________________________________________


b) "Este ano será um sucesso se... você enfrentar com esportividade as desventuras..."
_______________________________________________________________

d) Em sua opinião, qual das atitudes descritas no texto é extremamente importante? Justifique:
___________________________________________________________________


e) Ilustre a 3ª estrofe:




3) Tarefas:
***Ler o texto com a família. Elabore duas regras para uma boa convivência este ano...

NO COLÉGIO... NA FAMÍLIA...




Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta

DINÂMICA: VOLTA ÀS AULAS...


“Quem sou eu?”

***Confecçâo dos crachás para utilizar nesta dinâmica.

Escolhemos um aluno e pregamos em suas costas (de forma que ele não possa ver) o nome de um(a) coleguinha.
Todos os alunos terão algum tempo para ver, enquanto o aluno fica de costas para a turma, sentado numa cadeira. Grupos (de 4 ou 5 alunos, divisão da qual o aluno que está à frente da turma não participa) combinam características do colega que ele está com o nome nas costas.
Quando o aluno achar que já sabe quem é o (a) coleguinha que está representando, arrisca e se acertar o grupo que deu a dica ganhará um ponto.
Escolhe-se então outro aluno e outro nome para colar nas costas. O importante é que destaquem as qualidades de cada um e percebam o quanto estas qualidades podem ajudar no dia a dia, para termos uma convivência com harmonia e respeito. Esta dinâmica é recomendada para turmas em que os alunos já se conhecem ou aplicá-la após uma semana de aulas.
Ganha o grupo que acumular mais pontos. O prêmio é uma caixa com pirulitos, contendo a seguinte mensagem:

"As coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam. Compartilhamos o mesmo planeta, a mesma terra, o mesmo céu e as mesmas esperanças. Ao ver as virtudes nos outros sou capaz de acender seus corações com a chama do amor e apagar todos os traços de incompreensão. Assim cresce a solidariedade interpessoal."
Autor: ( Brahma Kumaris )
Portanto, vamos compartilhar este prêmio, distribuindo à todos os colegas.

Brincadeira dos balões...
Distribuir balões. Pedir para encher e atar.

Em grupos de seis ou sete, jogá-los para cima e mantê-los assim, apenas tocando nos balões. Aquele que deixa cair no chão sai da brincadeira.
MENSAGEM: No início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo, sendo excluídos, foi ficando cada vez mais difícil.
O trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficar de fora na hora da execução, mais difícil fica o trabalho e menos chances de sucesso terão os elementos que estiverem trabalhando. Portanto, nas atividades escolares, cada um deverá fazer a sua parte e nunca ficar excluído do grupo ou da turma.
Zaílda Coriano
http://coelhodacartola.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta

PROJETO MUNICÍPIO/ 4º ANO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE...





PROJETO:

Eu, tu, ele, nós, vós, eles...por uma cidade mais ecológica!!!!


JUSTIFICATIVA: “Quem não tem história não tem lastro, não cria nem tampouco acumula conhecimentos.” Fazer história é o que nos diferencia de todos os outros seres deste planeta, porque nos transforma em agentes que tem, na memória e na identidade com os demais, tudo aquilo que possibilita o diálogo e a comunicação. Cidade também se faz com história e com identidade. É mais do que um acervo cultural e natural, é sentimento. Em 1969, o educador Paulo Freire já falava sobre o papel conscientizador da educação, a qual leva a todos os envolvidos – docentes, discentes, pais e comunidade – a refletirem sobre seu destino, suas responsabilidades e seu papel no processo de vencer o atraso cultural e os problemas enfrentados pela população. A educação proposta por ele é aquela que está relacionada com a vida do sujeito, seu meio, sua comunidade, sua realidade local. Entretanto, a população precisa conhecer e contribuir para a preservação e divulgação do seu patrimônio. Descobrir Santa Maria como um cenário a ser valorizado e preservado e a escola como um grande palco para todas as mudanças que desejamos. Sabemos que, formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade e eleger como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com a realidade da comunidade é que levam os alunos a serem críticos e autônomos, exercendo seus direitos e deveres. Através da ação educativa, podemos satisfazer as necessidades e demandas de afeto, cuidados, prazer, bem estar, conhecimento, expressão, autonomia, individualidade e inserção social dos alunos, de modo a favorecer sua atuação como indivíduos participantes de uma sociedade em contínuas mudanças. Mudanças estas, que poderão ser manifestadas por meio de diferentes linguagens, possibilitando novas situações de aprendizagem, de ampliação na vida social do educando e suas experiências cognitivas. Considerando que a Educação é de fundamental importância na conscientização do cidadão, é necessário que educador e educando se apropriem de conhecimentos que favoreçam o ensino aprendizagem. OBJETIVO GERAL: I Aprofundar os conhecimentos sobre o nosso município, mostrando a importância da participação de cada um na valorização, preservação e conservação dos recursos naturais, buscando melhor qualidade de vida. II Conhecer as belezas naturais, a diversidade cultural local e suas especificidades, com destaque para algumas personalidades públicas que contribuíram e continuam a contribuir com o desenvolvimento do nosso município. III Favorecer a compreensão e preocupação da interdependência econômica, social, política e ecológica entre a área rural e urbana. OBJETIVOS: - Conhecer as diversas etapas percorridas pelo município antes da sua emancipação. - Relembrar a origem histórica e lendária de Santa Maria. - Identificar no mapa a localização de Santa Maria no RS e Brasil. - Conhecer e descrever a extensão, distritos, população, relevo, hidrografia, clima e vegetação do nosso município. - Reconhecer o significado da ação do homem sobre a natureza, no processo de construção do espaço geográfico: a construção dos vários espaços, o impacto sobre o meio ambiente percebido pelos alunos nesse processo. - Reconhecer a importância da participação individual e coletiva na conquista, promoção e defesa dos direitos humanos ( econômicos, sociais e culturais) a partir das relações estabelecidas no meio ambiente próximo. - Refletir sobre o processo de mundialização das questões ambientais e sua influência em nosso município. - Reconhecer os efeitos da tecnologia sobre a natureza e seu reflexo na vida do povo em nosso município. - Reconhecer as diferentes expressões da arte e sua influência na vida santamariense e seu reflexo na identidade cultural do aluno. - Conhecer o funcionamento de instituições, em nosso município, que se preocupam com a preservação do meio ambiente. - Realizar trabalhos de reciclagem e reaproveitamento de materiais. - Reconhecer e comparar que a ação humana pode desequilibrar o ritmo de trocas de materiais com o meio ambiente, gerando alterações (efeito estufa, destruição da camada de ozônio...). - Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população da cidade com o acúmulo do lixo na cidade. - Reconhecer a necessidade de discutir os problemas existentes, como violência, fome, pobreza, menor abandonado, atendimento médico, qualidade de educação, transportes, saneamento básico, que afligem Santa Maria, e que interferem na qualidade de vida do nosso município e principalmente dos alunos. - Desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria de qualidade de vida.

METODOLOGIA: A metodologia proposta tem duas perspectivas: uma teórica e outra prática, que, entretanto serão trabalhadas simultaneamente. A primeira perspectiva deverá levar a turma esclarecimentos quanto à história, aspectos geográficos e dados sobre as riquezas naturais, culturais e artísticas do município. Quanto à perspectiva prática serão promovidas visitas a alguns lugares de Santa Maria, que contemplem os conteúdos em estudo, contando com a participação de pessoas da cidade que tem conhecimentos sobre o lugar (guias e/ou palestrantes). Após as visitas os alunos serão motivados a expressar o conhecimento adquirido e consciência ecológica, criando textos, desenhos e objetos em oficinas de trabalho de Artes. ATIVIDADES: Textos, pesquisas, reportagens, interpretações, produções textuais, matemáticas e artísticas, concurso melhor foto da nossa cidade, passeio de estudos no supermercado, palestras, visita a Corsan, montagem de vídeo, entrevistas, artistas e celebridades locais, biografia, hora cívica.


RECURSOS: Sala de vídeo, CDs, multimídia, laboratório de informática, câmera digital, biblioteca, livros, revistas, jornais, cartazes, tinta, giz de cera, papel Lumion, folha de desenho, palestras, hino, brasão, bandeira. AVALIAÇÃO: Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos, conteúdos em estudo e avaliações para emissão de parecer descritivo no final do trimestre. BIBLIOGRAFIA: • 1996: Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra. • Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), 245 p. Fontes de pesquisa: http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/interdisciplinar-trabalhos/des_projeto_pedagogico/dppi_o_nosso_municipio.pdf



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PROJETO 4º ANO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE...


PROJETO ANUAL 4º ANO:

Um por todos... e todos pelo futuro do planeta!

“De nada adianta trabalhar o respeito ao ambiente se não há o respeito pelas pessoas entre si.”

OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

JUSTIFICATIVA:

“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

METODOLOGIA:
O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar.

O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.

“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1º TRIMESTRE
Campanha da Fraternidade/ 2.011-Significado e objetivo.
Divulgação do projeto na comunidade escolar.
Vídeo: Carta da Terra de Michele Sato e interpretação.

Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)
Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
Construção do Alfabeto Ecológico
A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
Pesquisas
Páscoa: Significado
Confecção das cestas
Caça ao Tesouro: Coelhinho Ecológico
Dia do livro: ?
Dia do índio: Os indígenas e a preservação do meio ambiente
Descobrimento do Brasil e o meio ambiente naquela época.(comparação)
Montagem de painel
Filme e interpretação
A Nova Carta de Pero Vaz de Caminha: interpretação
Aniversário da escola-50 anos- Resgate do hino; histórico da escola; produção textual; festa.

2º TRIMESTRE

Construção: “Jardim do 4º ANO”
Dia das Mães:?
Estudo do município: Projeto
Localização no estado; capital; origem; atividades econômicas; aspectos geográficos; preservação ambiental; imigrantes; Viagem de estudos para Quinta da Estância (Passeio Ecológico)
Dia Mundial do Meio Ambiente-Vídeo: A História das coisas- Reflexão.
Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água, aquecimento global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artísticos; escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia sobre meio ambiente declamada- melhor produção textual sobre o meio ambiente);
Livro de receitas alternativas;
construção minhocário e horta;
reaproveitamento dos alimentos e consumismo;
visita à Corsan.
Direitos Humanos; Direitos dos animais.
Palestra sobre consumo consciente;
saídas de campo;
visita ao supermercado para pesquisa de embalagens recicláveis, produtos biodegradáveis, bem como preços.
Mini projeto de Literatura infantil: O Pequeno Príncipe
Dia dos Pais: Happy Hour Ecológico- lanches saudáveis ( exposição do passado e presente do meio ambiente envolvendo os pais e alunos); entrega das lembrancinhas.

3º TRIMESTRE
A vida do gaúcho; preservação do nosso estado; painéis; mateada; músicas e interpretação; Hora cívica; Hino do Brasil, RS e interpretação; Independência do Brasil.
Semana da criança com atividades diferenciadas; painéis;
Direito das crianças e deveres;
Olimpíada Ambiental;
Concurso da melhor foto do meio ambiente de nosso município (Apelo à preservação).
Inglês: Confecção de Ecobags.
O mês de novembro será destinado a revisão geral dos conteúdos, avaliações e atividades que não foram possíveis realizar no tempo previsto.
Textos significativos sobre o Natal e interpretação;
Trabalhos artísticos envolvendo o tema Natal;
Montagem da Árvore de Natal Ecológica ( meus amigos);
Produções textuais sobre o tema;
Ensaios e apresentação de Natal.

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

RECURSOS:
Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.

AVALIAÇÃO:

Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...
*** mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;
*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.

BIBLIOGRAFIA:

Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente e saúde. Temas Transversais. Ministério da Educação.- 3ª Ed.
Guimarães, M. A Dimensão Ambiental na Educação- Campinas, S. Paulo: Papirus, 1.995.
Gadotti, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000
Tristão, Martha. A educação Ambiental na formação de professores. São Paulo: Facitec, 2004.

Fonte de Pesquisa:
http://www.vivendosaudavel.com/globo-natureza-g1-globo-comnatureza/
http://www.informativo.com.br/blogs/ambiente/?tag=natureza
http://anaseriesiniciais.blogspot.com/
http://www.slideshare.net/amandinhaff/projeto-reciclagem-2500115
http://www.slideshare.net/rositalima/projeto-meio-ambiente-2010 http://www.slideshare.net/Denise/projeto-meio-ambiente http://www.slideshare.net/eliana/projeto-educao-ambiental-na-escola
http://miriamsalles.info/wp/?p=2091
Adaptação: Profe Janete Motta

***Este projeto foi montado baseado nas pesquisas feitas no final de 2.010 com alunos, pais e professores, do tema que gostariam de trabalhar em 2.011. Inclusive, parte do título do projeto foi sugerido na listagem de "temas" do 3º ANO por pai de aluno. Entretanto, quando o projeto for apresentado aos alunos, poderá sofrer modificações e/ou acréscimos de acordo com interesses da turma.

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source