COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SÃO JOÃO...SÃO JOÃO...





ProfªLuciane Caldas

Livro de História: Projeto Buriti - Editora Moderna


*** Muitos costumes indígenas foram adquiridos por nós, como o hábito de tomar chimarrão, por exemplo.
Pesquise outras influências da cultura indígena. Modo de vida antigamente e atualmente. Situação atual dos índios.

*Capa da pesquisa do aluno Vinícius e parte da pesquisa do aluno Maurício.

*** Texto para leitura e comentário: A vida dos povos nativos no RS

Modificações com a chegada dos portugueses; Nº de nativos antigamente e atualmente; Causas da dizimação; Colonizadores passaram a impor seu modo de vida; Escravização dos índios; Situação atual dos índios.



PRODUÇÃO TEXTUAL:


Observe a gravura (livro-xerox) e crie uma história.


ÁLBUM DE RECEITAS JUNINAS:
CAPA:

*Esta gravura encontrei no Blog: Mistura de Alegria da Adiléa


***NESTA GRAVURA, ACRESCENTEI OS CÁLCULOS P/ TRABALHAR EM MATEMÁTICA.
OBS: Estas atividades foram trabalhadas em várias aulas, durante a semana.

RECEITAS JUNINAS:

***Trabalho em grupos de quatro: Escolham três receitas e copiem no álbum.
BOLO DE MACAXEIRA (AIPIM/MANDIOCA)
Mês sem "R" é mês de mandioca. No inverno, quando temos quatro meses com nomes sem a letra "R", é hora de saborear essa raiz, pois ela está sempre macia.
Aproveite para preparar esta receita, vinda diretamente da região onde se comemoram as melhores festas juninas: o Nordeste. A delícia vem provar que as festas, por lá, não são só folia. Alegram também nosso paladar...
Ingredientes:- 500 gramas de macaxeira crua ralada- 1 coco- 50 gramas de manteiga ou margarina- 500 gramas de açúcar- sal a gostoModo de Fazer:1) Esprema a macaxeira num pano e passe a massa numa peneira2) Rale o coco e retire o leite sem água3)Coloque uma pitada de sal e uma colher (50 gramas) de manteiga ou margarina4) Leve ao forno quente para assar numa fôrma untada com manteiga ou margarina.


BOLO DE FUBÁ COZIDO
O Bolo de Fubá Cozido é um quitute que não pode faltar em festa junina. Aquela massa fofinha ... hum... simplesmente deliciosa.
Ingredientes:- 2 xícaras (chá) de fubá- 2 xícaras (chá) de leite- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3/4 da xícara (chá) de óleo- 100 gramas de coco ralado- 200 gramas de goiabada cortada em cubos- 4 ovos- 2 colheres (café) de fermento em pó- 1 colher (café) de açúcar refinado misturado com um pouco de canela para povilhar.Modo de Fazer:Misture o fub á, o leite, o açúcar e o óleo. Leve ao fogo durante cerca de 10 minutos, mexendo sem parar, até virar um mingau bem cozido. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente as gemas e o coco ralado. Por último, acrescente as claras em neve, o fermento e os cubos da goiabada. Misture tudo levemente, coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno quente por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia seco. Retire do forno e polvilhe com o açúcar e a canela.

BOLO DE MILHO
Este bolo é a cara de uma boa Festa Junina. Fofinho, com gosto de comida brasileira. O melhor de tudo é que, além de gostoso, é muito fácil de se fazer. É só juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador. Sua festa está garantida!
Ingredientes: - 1 xícara (chá) de manteiga- 1 lata de leite condensado - 7 ovos - 1 lata de milho verde escorrido- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo- 1 colher (sopa) de fermento em pó.Modo de Preparo:Bata a manteiga até ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um. Em seguida, junte o milho verde e, por último, a farinha de trigo, peneirada junto com o fermento. Misture levemente até que fique uma massa homogênea. Despeje numa fôrma redonda untada, com buraco no meio. Asse em forno médio por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

BOLO DE FUBÁ DE SÃO JOÃO
São João é o santo mais homenageado das Festas Juninas. Talvez por isto seja conhecido como " santo festeiro ". Possui a fama de também ser casamenteiro, de ter o poder de encontrar objetos perdidos, além de ser o protetor dos casados e enfermos. Estas informações fazem parte do chamado "imaginário popular" e enriquecem a já bem rica cultura brasileira.
Ingredientes:· 100g margarina · 2 xícaras (chá) de açúcar · 4 ovos · 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo · 1 xícara (chá) de fubá · 1 colher (sopa) de erva doce · 1 colher ( sopa) de fermento em pó · 250 ml de leite de coco · 1 pitada de canela em pó Modo de preparo:Coloque a margarina na batedeira e bata até ficar bem cremosa. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Vá colocando os ovos um a um. Misture em separado a farinha de trigo, o fubá, a erva doce e o fermento. Depois, vá colocando em colheradas na batedeira, alternando com o leite de coco. Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio. Quando tirar do forno polvilhe com açúcar e canela.

BOMBOCADO DE MILHO
Que gostinho de infância tem o bombocado!! É uma delícia e presença obrigatória em qualquer Festa Junina.Ingredientes: 3 espigas de milho 1 lata de leite condensado 3 ovos 2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo manteiga para untar canela em pó para polvilharModo de Preparo: Rale as espigas de milho, junte 1 xícara (chá) de água e passe pela peneira. Acrescente o restante dos ingredientes e bata no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Despeje em assadeira (ou em forminhas para empadas) untada e polvilhada com canela em pó. Leve para assar em banho-maria, em forno médio, por 40 minutos. Tire do forno e espere esfriar. Se você usou uma assadeira, coloque em forminhas de papel. Polvilhe açúcar e canela sobre o bombocado, assim que tirar do forno.

CANJICA
Vai resistir? Impossível! Quem não se rende a esta verdadeira delícia junina?
Ingredientes:- 1/2kg de canjica - açúcar a gosto - 1/2 litro de leite - 1/2 colher (sopa) de manteiga - pedacinhos de canela em pauModo de Preparo:Deixe a canjica de molho, de um dia para o outro. No dia seguinte, leve para cozinhar em fogo brando. Quando a canjica estiver quase mole, escorra a água e coloque o leite, o açúcar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixe no fogo até acabar de amolecer.Dica: para variar o sabor, você pode colocar leite condensado, 1 vidro de leite de coco (com 2 gemas), amendoim torrado e moído.

QUENTÃO
"Como é isso aí de quentão?" É sempre a mesma pergunta, quando os turistas visitam o Nordeste. Poucos conhecem a bebida, apesar da fama das festas juninas, tão importantes quanto o Carnaval. Ingredientes: - 1 garrafa de cachaça (600 ml)- 600 ml de água- 1/2 kg de açúcar- casca de um limão- 50 gr de gengibre em pedacinhos- cravo da índia- canela em pau - 1 maçã cortada em pedacinhos- cascas de duas laranjas (também podem ser usadas cascas de mexirica, mas só da "verdadeira", aquela de casca bem fina , pois as outras deixam um sabor amargo).Modo de Fazer:Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos. Mantenha quente ao servir. Dicas: Nunca deixe os "temperos" dentro do quentão. Coe a bebida depois de pronta.

VINHO QUENTE
Ingredientes:- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar- canela em pau- 10 cravos da India- raspas de casca de laranja- raspas de casca de limão- 1 l de vinho tinto ou seco- 1 xícara (chá) de água- 1 maçã cortada em cubinhosModo de Preparo:Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos até que os sabores sejam extraídos para o vinho. Sirva de preferência em canecas de barro e bem quente.
"BOM APITITI, CUMPADIS E CUMADIS!" Fonte: http://www.cybercook.com.br/

***Atividades com as receitas: Postarei depois que realizarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source