Nova lei
De acordo com a lei de nº 11.274, a partir de 2007, o Ensino Fundamental brasileiro passou a ter nove anos. A nova série foi acrescentada no início do Ensino Fundamental. As crianças, ao invés de entrar com 7 anos de idade, entram com 6. As escolas estaduais, municipais e particulares tiveram até 2.010 para se adaptarem à nova lei, fazendo as modificações necessárias no currículo.
Objetivos
O objetivo do MEC é colocar mais crianças nas escolas e proporcionar mais tempo de escolaridade aos estudantes brasileiros.
9 anos***** 8 séries
1º ano***** Jardim III
2º ano***** 1ª série
3º ano***** 2ª série
4º ano***** 3ª série
5º ano***** 4ª série
6º ano***** 5ª série
7º ano***** 6ª série
8º ano***** 7ª série
9º ano***** 8ª série
http://www.futuroprofessor.com.br/
http://educacao.terra.com.br/interna/
Adaptação: Profe Janete Motta
Este ano de 2.011 deixamos de usar a expressão "série" e passamos a usar a expressão "Ano". Então, devido ser um período de mudança e adaptação, alguns conteúdos permaneceram, outros foram retirados e outros acrescentados.
O enfoque pedagógico e/ou metodológico deverá sempre atingir:
Caráter cognitivo
Caráter procedimental
Caráter motivacional/atitudinal
http://www.diretoriadeavare.com.br/
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 4 º ANO/ 2.011
1º TRIMESTRE
1) Números naturais (# número e numeral; o conjunto dos números naturais, sucessor e antecessor).
2) Valor absoluto e relativo.
3) Sistema de numeração decimal; (leitura, escrita, decomposição, ordens e classes - U, D, C, UM, DM, CM)
4) As quatro operações e prova real (Nome dos termos).
Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1.000.
5) Tipos de conjuntos: unitário, vazio, finito e infinito. (pertence e não pertence, igual e diferente, união e intersecção)
6) Multiplicação e divisão por dois algarismos.
7) Histórias Matemáticas (envolvendo as quatro operações e sistema monetário).
2 º TRIMESTRE
1) Números Romanos até 100.
2) Expressões numéricas com as quatro operações e parênteses.
3) Múltiplos e divisores de um nº.
4) Desafios matemáticos envolvendo os conteúdos em estudo.
5) Produção de histórias matemáticas.
3º TRIMESTRE
1) Números Racionais: Noção de fração (leitura de uma fração; termos da fração; representação com desenhos; adição e subtração com frações).
2) Histórias matemáticas envolvendo frações.
3) Histórias matemáticas com mais de um cálculo na resolução.
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS- 4º ANO 2.011
1º TRIMESTRE
4) O SOLO E O SUBSOLO:
• Formação do planeta; camadas da Terra; camadas da crosta; solo do nosso município; doenças transmitidas pelo solo; tipos de erosão; a importância do reflorestamento e preservação; saneamento básico (o problema do lixo; coleta seletiva e reciclagem); o solo e a nossa saúde.
2º TRIMESTRE
5) A ÁGUA:
• Importância da água e utilidades; características; estados físicos; tipos; processo de purificação; Corsan; doenças transmitidas; propriedades; situação da água no planeta e preservação; situação da água em nosso município e preservação; a água e a nossa saúde.
3º TRIMESTRE
6) O AR:
A atmosfera e suas camadas; características e propriedades do ar; importância e composição do ar; fenômenos atmosféricos; modificações na atmosfera (causas e consequências); Poluição do ar; O ar e a nossa saúde.
PORTUGUÊS- 4ª ANO/ 2.011 (devido ao livro solicitado na lista de material, os conteúdos não foram modificados, necessitando mudanças apenas em 2.012)
Projeto Buriti- Português- vol. 4- Ed. Moderna- 2ª edição.
O ensino da Língua Portuguesa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve estar voltado para a função social da língua. Esta é requisito básico para que a pessoa ingresse no mundo letrado, para que possa construir seu processo de cidadania e, ainda, para que consiga se integrar à sociedade de forma ativa e a mais autônoma possível.
Nesse aspecto, para ser considerado competente em Língua Portuguesa, o aluno precisa dominar habilidades que o capacitem a viver em sociedade, atuando, de maneira adequada e relevante, nas mais diversas situações sociais de comunicação. Para tanto, o aluno precisa saber interagir verbalmente, isto é, precisa ser capaz de compreender e participar de um diálogo ou de uma conversa, de produzir textos escritos, dos diversos gêneros que circulam socialmente.
Ler e escrever, por suas particularidades formais e funcionais, são também competências mais especificamente desenvolvidas no ambiente escolar. Tanto os textos escritos de uso mais familiar (como o bilhete, a carta), quanto os textos de domínio público (como o artigo, a notícia, a reportagem, o aviso, o anúncio, o conto, a crônica etc) são objeto do estudo sistemático na escola.
Daí a importância de promover-se o desenvolvimento, no aluno, da capacidade de produzir e compreender textos dos mais diversos gêneros e, em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
http://provabrasil2009.inep.gov.br/
CONTEÚDOS: 1º trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros.
2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação, identificação do conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa, idéia implícita no texto )
3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas assistidas e ouvidas.
4) Pontuação.
5) Tipos de frases. (interrogativa, exclamativa, declarativa afirmativa e negativa)
6) Substantivo coletivo e composto. (flexão em gênero, nº e grau)
7) Classificação das palavras quanto à sílaba tônica. (oxítona, paroxítona e proparoxítona)
8) Dificuldades ortográficas.
9) Uso do dicionário.
2º trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros.
2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação, tema de um texto, partes principais e secundárias em um texto, variação lingüística)
3) Uso do dicionário.
4) Pontuação.
5) Fonema e letra.
6) Encontro consonantal, vocálico e dígrafo.
7) Adjetivo (grau comparativo e superlativo); locução adjetiva.
Interjeição.
8) Dificuldades ortográficas.
3º trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros.
2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação)
3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas assistidas e ouvidas.
4) Pontuação.
5) Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes de tratamento.
6) Verbos: Modo indicativo (1ª, 2ª e 3ª conjugações)
7) Dificuldades ortográficas.
8) Uso do dicionário.
OBS: OS CONTEÚDOS COMO SUBSTANTIVO COMUM, PRÓPRIO, ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS, CLASSIFICAÇÃO QTO AO Nº DE SÍLABAS E SÍLABA TÔNICA FORAM TRABALHADOS NO 3º ANO, PORTANTO DEVERÃO APENAS SEREM RETOMADOS.
CONTEÚDOS DE HISTÓRIA 4º Ano- 2.011
1º TRIMESTRE:
*Conceito de História:
Linha do Tempo:
Documentos sobre a história do aluno.
*Fontes históricas e fatos históricos.
* A história do Universo.
Noções básicas da pré história, arqueologia e paleontologia (Santa Maria)
*O índio antigamente e atualmente em Santa Maria: Modo de vida, localização e contribuições.
* Descobrimento do Brasil.
2º TRIMESTRE:
* Origem histórica do município.
* Hino do município e Brasão.
* Os núcleos familiares em nosso município: Imigrantes (contribuição).
* A vida dos escravos.
3º TRIMESTRE:
* Pessoas ilustres que fizeram a história do nosso município.
* Revolução Farroupilha.
* Independência do Brasil.
* Proclamação da República.
* Hino do Brasil e Hino do RS.
* Aspectos atuais de Santa Maria.
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA- 4º ano- 2.011
1º TRIMESTRE
APRENDENDO GEOGRAFIA:
O que trata a Geografia; Pontos cardeais, colaterais e cartografia.
O BRASIL NA AMÉRICA DO SUL:
Países e capitais.
O NOSSO BRASIL:
Divisão regional (região que pertencemos)
O NOSSO RIO GRANDE DO SUL:
Localização no Brasil.
Pontos Extremos.
2º TRIMESTRE
ASPECTOS FÍSICOS DO NOSSO MUNICÍPIO: Mapa, localização clima, relevo (definição de planalto, planície e depressão), hidrografia ( margem, leito, afluente), vegetação, população (descendentes), pontos turísticos e governo(administração).
Degradação ambiental; Unidades de conservação da natureza em nosso município.
3º TRIMESTRE
ZONA RURAL: Os distritos e atividades econômicas (agricultura, pecuária, etc.)
ZONA URBANA: Atividades econômicas ( indústria, comércio) Ed. para o Trânsito.
QUARTA COLÔNIA: Características gerais de cada local. Importância dos imigrantes para o crescimento da região.
CONTEÚDOS DE ARTES/4º Ano/ 2.011
1º TRIMESTRE:
• Linguagem artística: desenho, recorte, colagem, pintura, modelagem e dobradura.
• História da Arte e a Arte na Pré- História (noções).
• Arte Indígena.
* Dramatização. (todos os trimestres)
2º TRIMESTRE:
• Composição figurativa e abstrata.
• Cores: Tipos.
• Técnicas de desenhos utilizando o ponto, a linha e a reta.
3º TRIMESTRE:
• Alguns artistas santamarienses e suas obras. (nos três trimestres)
• Expressão corporal.
• Releitura de obras.
CONTEÚDOS DE ENSINO RELIGIOSO/ 4ºANO/ 2.011
1º TRIMESTRE:
* Campanha da Fraternidade-2.011:
Lema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”
Tema: “A Criação Geme Como em Dores de Parto”.
*Livro de Gênesis, capítulos 1 e 2 do Antigo Testamento: As obras do Criador
* Os Dez Mandamentos da Lei de Deus; Os Dez Mandamentos da Natureza.
* História de Pallotti.
* Família: Ela é invencível.
* Os que trabalham a favor da Vida.
* Páscoa: o verdadeiro significado
* Morte e ressurreição de Jesus
2º TRIMESTRE:
• Deus quer que colaboremos na criação do mundo que Ele sonhou.
• O mundo que Deus sonhou para mim e minha família.
• A relação de Jesus com os irmãos.
• Os que seguem Jesus.
• Bíblia.
• Respeito às diferenças.
• Faça o que eu faço.
• O Respeito.
3º TRIMESTRE:
• Jesus ensina como devem ser os homens (parábolas).
• Natal- o verdadeiro significado.
• Os que louvam e agradecem a Deus.
• Ação de Graças: Celebrando a Vida.
• Padroeira do nosso município.
• Dramatização de histórias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
by The JavaScript Source
adorei a lista de conteúdos que postou, mim ajudaram bastante. obrigada
ResponderExcluirAdorei suas postagens e agradeço sua ajuda...
ResponderExcluirRamides
Muito proveitosa estas postagens
ResponderExcluirADOREI SEU BLOG PROFESSORA JANETE..............PARABÉNS........
ResponderExcluirEu gosteiii. agora adapto ao estado de SP...Obrigada.
ResponderExcluirObrigada pela ajuda, me encontrei.
ResponderExcluirOlá amei seu blog... Parabéns!!
ResponderExcluirSeu blog é excelente!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉNS!!!!!!!!!
ResponderExcluirAdoro sua postagens, aproveito algunas conteúdos e faço as adaptações de acordo com a minha realidade.Bjcas!
ResponderExcluirMuiiito Bom... Adorei as postagens...
ResponderExcluirMe ajudará muito no decorrer deste ano.
Olá Janete, parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirParabéns Professoras! você consegui demonstrar
ResponderExcluirque realmente admira e faz uma educação de qualidade.
Muito obrigado,você acabou salvando minha pele,pois como nunca havia trabalhado com 4º ano estava super perdida em relação aos conteúdos. Parabéns pelo trabalho !!!
ResponderExcluirMUITO BOM! SUA PUBLICAÇÃO ME AJUDOU NA ORGANIZAÇÃO DO MEU PLANO!
ResponderExcluirBEIJOS..
nossa adorei esse blog
ResponderExcluirainda mais agora que eu estou estudando
no colégio de formação de professores
e estou começando a usar diario
parabens!!!!
muito bom mesmo!!!
adorei o seu blog,muito criativo e rico de informações. Parabéns
ResponderExcluirMuito bacana seu blog me ajudou bastante!!!
ResponderExcluiradorei seu blog me ajudou a ver o conteudo em uma série de ensino fundamental e me deu muita segurança pois assim posso já pesquisando sobre os assuntos e também pesquisando exercícios sobre eles,estou no 3ª período da faculdade e não fiz curso normal acho que isso me atrapalha um pouco na hora de fazer alguma entrevista para escola pois ainda não tenho a experiência de chefiar uma sala de aula,e o curso normal para quem faz lhe dá essa vantagem por fazer muito estágio,muito obrigada e pode ter certeza que vou virar visitante frequente em seu blog.Ellen Carolina,Rio de Janeiro,São Gonçalo.
ResponderExcluirParabéns, me ajudou elaborar o plano de curso, que ainda não tinha sido feito pela antiga professora.
ResponderExcluirvocê é maravilhosa. Parabéns!
ResponderExcluirmuito bom esses conteudos,adorei!!
ResponderExcluirmuitíssimo obrigada!!!!! Suas dicas me ajudaram bastante...
ResponderExcluirMUITO BEM! EXCELENTE TRABALHO! FICO FELIZ QUANDO LEIO OU OUÇO UM PROFISSIONAL SE ORGULHAR DE SUA PROFISSÃO, PORQUE O QUE MAIS OUVIMOS SÃO RECLAMAÇÕES, PRINCIPALMENTE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO QUE EM SUA MAIORIA SE DESMOTIVA POR SI PRÓPRIO ACEITANDO AS PALAVRAS CONCEITUAIS E PEJORATIVAS DA SOCIEDADE MARGINALIZANDO A EDUCAÇÃO QUE GEME COMO DORES DE PARTO, CONTUDO, AINDA HÁ PESSOAS COMPROMETIDAS COM O ENSINO- APRENDIZAGEM E SEMEADORAS DE UMA NOVA GERAÇÃO.... PARABÉNS!
ResponderExcluirOiii..10 anos depois. É a PAndemia fazendo relembrar o passado. Continuo com muito orgulho da minha profissão. Só tenho agradecer!😍😍😍Grande abraço! Deus nos proteja!
ResponderExcluir