COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PROJETO 4º ANO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE...


PROJETO ANUAL 4º ANO:

Um por todos... e todos pelo futuro do planeta!

“De nada adianta trabalhar o respeito ao ambiente se não há o respeito pelas pessoas entre si.”

OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

JUSTIFICATIVA:

“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

METODOLOGIA:
O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar.

O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.

“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1º TRIMESTRE
Campanha da Fraternidade/ 2.011-Significado e objetivo.
Divulgação do projeto na comunidade escolar.
Vídeo: Carta da Terra de Michele Sato e interpretação.

Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)
Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
Construção do Alfabeto Ecológico
A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
Pesquisas
Páscoa: Significado
Confecção das cestas
Caça ao Tesouro: Coelhinho Ecológico
Dia do livro: ?
Dia do índio: Os indígenas e a preservação do meio ambiente
Descobrimento do Brasil e o meio ambiente naquela época.(comparação)
Montagem de painel
Filme e interpretação
A Nova Carta de Pero Vaz de Caminha: interpretação
Aniversário da escola-50 anos- Resgate do hino; histórico da escola; produção textual; festa.

2º TRIMESTRE

Construção: “Jardim do 4º ANO”
Dia das Mães:?
Estudo do município: Projeto
Localização no estado; capital; origem; atividades econômicas; aspectos geográficos; preservação ambiental; imigrantes; Viagem de estudos para Quinta da Estância (Passeio Ecológico)
Dia Mundial do Meio Ambiente-Vídeo: A História das coisas- Reflexão.
Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água, aquecimento global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artísticos; escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia sobre meio ambiente declamada- melhor produção textual sobre o meio ambiente);
Livro de receitas alternativas;
construção minhocário e horta;
reaproveitamento dos alimentos e consumismo;
visita à Corsan.
Direitos Humanos; Direitos dos animais.
Palestra sobre consumo consciente;
saídas de campo;
visita ao supermercado para pesquisa de embalagens recicláveis, produtos biodegradáveis, bem como preços.
Mini projeto de Literatura infantil: O Pequeno Príncipe
Dia dos Pais: Happy Hour Ecológico- lanches saudáveis ( exposição do passado e presente do meio ambiente envolvendo os pais e alunos); entrega das lembrancinhas.

3º TRIMESTRE
A vida do gaúcho; preservação do nosso estado; painéis; mateada; músicas e interpretação; Hora cívica; Hino do Brasil, RS e interpretação; Independência do Brasil.
Semana da criança com atividades diferenciadas; painéis;
Direito das crianças e deveres;
Olimpíada Ambiental;
Concurso da melhor foto do meio ambiente de nosso município (Apelo à preservação).
Inglês: Confecção de Ecobags.
O mês de novembro será destinado a revisão geral dos conteúdos, avaliações e atividades que não foram possíveis realizar no tempo previsto.
Textos significativos sobre o Natal e interpretação;
Trabalhos artísticos envolvendo o tema Natal;
Montagem da Árvore de Natal Ecológica ( meus amigos);
Produções textuais sobre o tema;
Ensaios e apresentação de Natal.

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

RECURSOS:
Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.

AVALIAÇÃO:

Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...
*** mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;
*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.

BIBLIOGRAFIA:

Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente e saúde. Temas Transversais. Ministério da Educação.- 3ª Ed.
Guimarães, M. A Dimensão Ambiental na Educação- Campinas, S. Paulo: Papirus, 1.995.
Gadotti, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000
Tristão, Martha. A educação Ambiental na formação de professores. São Paulo: Facitec, 2004.

Fonte de Pesquisa:
http://www.vivendosaudavel.com/globo-natureza-g1-globo-comnatureza/
http://www.informativo.com.br/blogs/ambiente/?tag=natureza
http://anaseriesiniciais.blogspot.com/
http://www.slideshare.net/amandinhaff/projeto-reciclagem-2500115
http://www.slideshare.net/rositalima/projeto-meio-ambiente-2010 http://www.slideshare.net/Denise/projeto-meio-ambiente http://www.slideshare.net/eliana/projeto-educao-ambiental-na-escola
http://miriamsalles.info/wp/?p=2091
Adaptação: Profe Janete Motta

***Este projeto foi montado baseado nas pesquisas feitas no final de 2.010 com alunos, pais e professores, do tema que gostariam de trabalhar em 2.011. Inclusive, parte do título do projeto foi sugerido na listagem de "temas" do 3º ANO por pai de aluno. Entretanto, quando o projeto for apresentado aos alunos, poderá sofrer modificações e/ou acréscimos de acordo com interesses da turma.

16 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG....AMEI AS ATIVIDADES E PROJETOS QUE SÃO BEM ELABORADOS E INTELIGENTES...ENRIQUECEM MUITO MEU TRABALHO...ABRAÇOS...PROF ELIANE- CAMAQUÃ- RS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belissimo blog...suas atividades me ajudam bastante no meu trabalho com meus alunos...Bjoss- Prof. Solange Gouveia.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, prof! Adorei o projeto!
    Alem disso, me ajudou muito, pois estou estagiando e o teu projeto vem bem de encontro ao meu O MEIO AMBIENTE! beijocas :*

    ResponderExcluir
  4. Quero não só te parabenizar, mas incentivar para que este trabalho continue a motivar as crianças e os jovens, pois eles é que receberão este planeta como herança...
    E obrigado, porque estou levando esta idéia para meus alunos.
    Um forte abraço.
    Professor: Jorge Pereira (História - 6º e 7º anos)

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ver uma profissional tão dedicada que compartilha sua experiência da sala de aula a outras pessoas que se interessam. Parabéns Professora Janete. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Legal professora! Percebi que conseguiu algo que nem todos os educadores conseguem; engajar todas as atividades do ano letivo voltada para temática abordada em seu projeto. Tentarei seguir o modelo.

    ResponderExcluir
  7. fabiana margalho4 de junho de 2012 08:00

    professora meu marido é prfessor de ciências e ele começou esse ano a dar aula,então seu site ajudou muito ele a repassar seus conhecimentos com seus alunos ,muito obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. parabens pelo seu projeto voce me ajudou muito obriga!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! CON CERTEZA FOI UM SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS,trabalho com um tema bem sugestivo e bem elaborado.

    ResponderExcluir
  11. professora, eu estou fazendo em minha escola um projeto com esse mesmo tema ... este site foi de muita ajuda para mim e meu grupo!!
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar.Estou fazendo um plano de unidade para o curso de pedagogia, como não sou professora ainda fico muito perdida!Seu blog está ajudando e muito.

    ResponderExcluir
  13. sou mais uma que gostaria de te agradecer por compartilhar conosco seu trabalho, curso pedagogia estou no 3º semestre e tinha que elaborar um plano de aula de ciências , como não leciono ainda estava perdida. Como o tema a qual gostaria de trabalhar era sustentabilidade quando encontrei seu blog me achei, suas ideias bateram com as minhas embora eu não as soubessem agrupa-las, agora já tenho uma base de como colocar as minhas ideais em prática .

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source