PROJETO ANUAL 4º ANO:
Um por todos... e todos pelo futuro do planeta!
“De nada adianta trabalhar o respeito ao ambiente se não há o respeito pelas pessoas entre si.”
OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.
JUSTIFICATIVA:
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)
Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
METODOLOGIA:
O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar.
O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.
“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1º TRIMESTRE
Campanha da Fraternidade/ 2.011-Significado e objetivo.
Divulgação do projeto na comunidade escolar.
Vídeo: Carta da Terra de Michele Sato e interpretação.
Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)
Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
Construção do Alfabeto Ecológico
A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
Pesquisas
Páscoa: Significado
Confecção das cestas
Caça ao Tesouro: Coelhinho Ecológico
Dia do livro: ?
Dia do índio: Os indígenas e a preservação do meio ambiente
Descobrimento do Brasil e o meio ambiente naquela época.(comparação)
Montagem de painel
Filme e interpretação
A Nova Carta de Pero Vaz de Caminha: interpretação
Aniversário da escola-50 anos- Resgate do hino; histórico da escola; produção textual; festa.
2º TRIMESTRE
Construção: “Jardim do 4º ANO”
Dia das Mães:?
Estudo do município: Projeto
Localização no estado; capital; origem; atividades econômicas; aspectos geográficos; preservação ambiental; imigrantes; Viagem de estudos para Quinta da Estância (Passeio Ecológico)
Dia Mundial do Meio Ambiente-Vídeo: A História das coisas- Reflexão.
Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água, aquecimento global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artísticos; escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia sobre meio ambiente declamada- melhor produção textual sobre o meio ambiente);
Livro de receitas alternativas;
construção minhocário e horta;
reaproveitamento dos alimentos e consumismo;
visita à Corsan.
Direitos Humanos; Direitos dos animais.
Palestra sobre consumo consciente;
saídas de campo;
visita ao supermercado para pesquisa de embalagens recicláveis, produtos biodegradáveis, bem como preços.
Mini projeto de Literatura infantil: O Pequeno Príncipe
Dia dos Pais: Happy Hour Ecológico- lanches saudáveis ( exposição do passado e presente do meio ambiente envolvendo os pais e alunos); entrega das lembrancinhas.
3º TRIMESTRE
A vida do gaúcho; preservação do nosso estado; painéis; mateada; músicas e interpretação; Hora cívica; Hino do Brasil, RS e interpretação; Independência do Brasil.
Semana da criança com atividades diferenciadas; painéis;
Direito das crianças e deveres;
Olimpíada Ambiental;
Concurso da melhor foto do meio ambiente de nosso município (Apelo à preservação).
Inglês: Confecção de Ecobags.
O mês de novembro será destinado a revisão geral dos conteúdos, avaliações e atividades que não foram possíveis realizar no tempo previsto.
Textos significativos sobre o Natal e interpretação;
Trabalhos artísticos envolvendo o tema Natal;
Montagem da Árvore de Natal Ecológica ( meus amigos);
Produções textuais sobre o tema;
Ensaios e apresentação de Natal.
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder
RECURSOS:
Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.
AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...
*** mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;
*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.
BIBLIOGRAFIA:
Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente e saúde. Temas Transversais. Ministério da Educação.- 3ª Ed.
Guimarães, M. A Dimensão Ambiental na Educação- Campinas, S. Paulo: Papirus, 1.995.
Gadotti, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000
Tristão, Martha. A educação Ambiental na formação de professores. São Paulo: Facitec, 2004.
Fonte de Pesquisa:
http://www.vivendosaudavel.com/globo-natureza-g1-globo-comnatureza/
http://www.informativo.com.br/blogs/ambiente/?tag=natureza
http://anaseriesiniciais.blogspot.com/
http://www.slideshare.net/amandinhaff/projeto-reciclagem-2500115
http://www.slideshare.net/rositalima/projeto-meio-ambiente-2010 http://www.slideshare.net/Denise/projeto-meio-ambiente http://www.slideshare.net/eliana/projeto-educao-ambiental-na-escola
http://miriamsalles.info/wp/?p=2091
Adaptação: Profe Janete Motta
***Este projeto foi montado baseado nas pesquisas feitas no final de 2.010 com alunos, pais e professores, do tema que gostariam de trabalhar em 2.011. Inclusive, parte do título do projeto foi sugerido na listagem de "temas" do 3º ANO por pai de aluno. Entretanto, quando o projeto for apresentado aos alunos, poderá sofrer modificações e/ou acréscimos de acordo com interesses da turma.
PARABÉNS PELO BLOG....AMEI AS ATIVIDADES E PROJETOS QUE SÃO BEM ELABORADOS E INTELIGENTES...ENRIQUECEM MUITO MEU TRABALHO...ABRAÇOS...PROF ELIANE- CAMAQUÃ- RS
ResponderExcluirParabéns pelo belissimo blog...suas atividades me ajudam bastante no meu trabalho com meus alunos...Bjoss- Prof. Solange Gouveia.
ResponderExcluirParabéns, prof! Adorei o projeto!
ResponderExcluirAlem disso, me ajudou muito, pois estou estagiando e o teu projeto vem bem de encontro ao meu O MEIO AMBIENTE! beijocas :*
Quero não só te parabenizar, mas incentivar para que este trabalho continue a motivar as crianças e os jovens, pois eles é que receberão este planeta como herança...
ResponderExcluirE obrigado, porque estou levando esta idéia para meus alunos.
Um forte abraço.
Professor: Jorge Pereira (História - 6º e 7º anos)
É muito bom ver uma profissional tão dedicada que compartilha sua experiência da sala de aula a outras pessoas que se interessam. Parabéns Professora Janete. Abraços.
ResponderExcluirLegal professora! Percebi que conseguiu algo que nem todos os educadores conseguem; engajar todas as atividades do ano letivo voltada para temática abordada em seu projeto. Tentarei seguir o modelo.
ResponderExcluirprofessora meu marido é prfessor de ciências e ele começou esse ano a dar aula,então seu site ajudou muito ele a repassar seus conhecimentos com seus alunos ,muito obrigada!!!!!!
ResponderExcluirparabens pelo seu projeto voce me ajudou muito obriga!!!!!
ResponderExcluirAdorei!!!
ResponderExcluirParabéns!!! CON CERTEZA FOI UM SUCESSO!!!
ResponderExcluirPARABÉNS SEU TRABALHO É MUITO VALIOSO
ResponderExcluirPARABÉNS,trabalho com um tema bem sugestivo e bem elaborado.
ResponderExcluirprofessora, eu estou fazendo em minha escola um projeto com esse mesmo tema ... este site foi de muita ajuda para mim e meu grupo!!
ResponderExcluirobrigada!!
Obrigada por compartilhar.Estou fazendo um plano de unidade para o curso de pedagogia, como não sou professora ainda fico muito perdida!Seu blog está ajudando e muito.
ResponderExcluirsou mais uma que gostaria de te agradecer por compartilhar conosco seu trabalho, curso pedagogia estou no 3º semestre e tinha que elaborar um plano de aula de ciências , como não leciono ainda estava perdida. Como o tema a qual gostaria de trabalhar era sustentabilidade quando encontrei seu blog me achei, suas ideias bateram com as minhas embora eu não as soubessem agrupa-las, agora já tenho uma base de como colocar as minhas ideais em prática .
ResponderExcluir