sábado, 5 de fevereiro de 2011
DINÂMICA: VOLTA ÀS AULAS...
“Quem sou eu?”
***Confecçâo dos crachás para utilizar nesta dinâmica.
Escolhemos um aluno e pregamos em suas costas (de forma que ele não possa ver) o nome de um(a) coleguinha.
Todos os alunos terão algum tempo para ver, enquanto o aluno fica de costas para a turma, sentado numa cadeira. Grupos (de 4 ou 5 alunos, divisão da qual o aluno que está à frente da turma não participa) combinam características do colega que ele está com o nome nas costas.
Quando o aluno achar que já sabe quem é o (a) coleguinha que está representando, arrisca e se acertar o grupo que deu a dica ganhará um ponto.
Escolhe-se então outro aluno e outro nome para colar nas costas. O importante é que destaquem as qualidades de cada um e percebam o quanto estas qualidades podem ajudar no dia a dia, para termos uma convivência com harmonia e respeito. Esta dinâmica é recomendada para turmas em que os alunos já se conhecem ou aplicá-la após uma semana de aulas.
Ganha o grupo que acumular mais pontos. O prêmio é uma caixa com pirulitos, contendo a seguinte mensagem:
"As coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam. Compartilhamos o mesmo planeta, a mesma terra, o mesmo céu e as mesmas esperanças. Ao ver as virtudes nos outros sou capaz de acender seus corações com a chama do amor e apagar todos os traços de incompreensão. Assim cresce a solidariedade interpessoal."
Autor: ( Brahma Kumaris )
Portanto, vamos compartilhar este prêmio, distribuindo à todos os colegas.
Brincadeira dos balões...
Distribuir balões. Pedir para encher e atar.
Em grupos de seis ou sete, jogá-los para cima e mantê-los assim, apenas tocando nos balões. Aquele que deixa cair no chão sai da brincadeira.
MENSAGEM: No início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo, sendo excluídos, foi ficando cada vez mais difícil.
O trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficar de fora na hora da execução, mais difícil fica o trabalho e menos chances de sucesso terão os elementos que estiverem trabalhando. Portanto, nas atividades escolares, cada um deverá fazer a sua parte e nunca ficar excluído do grupo ou da turma.
Zaílda Coriano
http://coelhodacartola.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
by The JavaScript Source
Oi Profe Janete! Parabéns pelo trabalho magnífico e por este blog sensacional! Qual melhor jeito de acompanhar o aprendizado, mesmo estando de longe, da minha paixão? Sou a dinda da Luísa e amei este meio maravilhoso! Obrigada e sucesso! Beijos, Adriana.
ResponderExcluir“Ser professor é um privilégio...é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita... é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" (Gabriel Chalita)
ResponderExcluir