COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
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4º ANO/ 2.011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

PROJETO MUNICÍPIO/ 4º ANO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE...





PROJETO:

Eu, tu, ele, nós, vós, eles...por uma cidade mais ecológica!!!!


JUSTIFICATIVA: “Quem não tem história não tem lastro, não cria nem tampouco acumula conhecimentos.” Fazer história é o que nos diferencia de todos os outros seres deste planeta, porque nos transforma em agentes que tem, na memória e na identidade com os demais, tudo aquilo que possibilita o diálogo e a comunicação. Cidade também se faz com história e com identidade. É mais do que um acervo cultural e natural, é sentimento. Em 1969, o educador Paulo Freire já falava sobre o papel conscientizador da educação, a qual leva a todos os envolvidos – docentes, discentes, pais e comunidade – a refletirem sobre seu destino, suas responsabilidades e seu papel no processo de vencer o atraso cultural e os problemas enfrentados pela população. A educação proposta por ele é aquela que está relacionada com a vida do sujeito, seu meio, sua comunidade, sua realidade local. Entretanto, a população precisa conhecer e contribuir para a preservação e divulgação do seu patrimônio. Descobrir Santa Maria como um cenário a ser valorizado e preservado e a escola como um grande palco para todas as mudanças que desejamos. Sabemos que, formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade e eleger como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com a realidade da comunidade é que levam os alunos a serem críticos e autônomos, exercendo seus direitos e deveres. Através da ação educativa, podemos satisfazer as necessidades e demandas de afeto, cuidados, prazer, bem estar, conhecimento, expressão, autonomia, individualidade e inserção social dos alunos, de modo a favorecer sua atuação como indivíduos participantes de uma sociedade em contínuas mudanças. Mudanças estas, que poderão ser manifestadas por meio de diferentes linguagens, possibilitando novas situações de aprendizagem, de ampliação na vida social do educando e suas experiências cognitivas. Considerando que a Educação é de fundamental importância na conscientização do cidadão, é necessário que educador e educando se apropriem de conhecimentos que favoreçam o ensino aprendizagem. OBJETIVO GERAL: I Aprofundar os conhecimentos sobre o nosso município, mostrando a importância da participação de cada um na valorização, preservação e conservação dos recursos naturais, buscando melhor qualidade de vida. II Conhecer as belezas naturais, a diversidade cultural local e suas especificidades, com destaque para algumas personalidades públicas que contribuíram e continuam a contribuir com o desenvolvimento do nosso município. III Favorecer a compreensão e preocupação da interdependência econômica, social, política e ecológica entre a área rural e urbana. OBJETIVOS: - Conhecer as diversas etapas percorridas pelo município antes da sua emancipação. - Relembrar a origem histórica e lendária de Santa Maria. - Identificar no mapa a localização de Santa Maria no RS e Brasil. - Conhecer e descrever a extensão, distritos, população, relevo, hidrografia, clima e vegetação do nosso município. - Reconhecer o significado da ação do homem sobre a natureza, no processo de construção do espaço geográfico: a construção dos vários espaços, o impacto sobre o meio ambiente percebido pelos alunos nesse processo. - Reconhecer a importância da participação individual e coletiva na conquista, promoção e defesa dos direitos humanos ( econômicos, sociais e culturais) a partir das relações estabelecidas no meio ambiente próximo. - Refletir sobre o processo de mundialização das questões ambientais e sua influência em nosso município. - Reconhecer os efeitos da tecnologia sobre a natureza e seu reflexo na vida do povo em nosso município. - Reconhecer as diferentes expressões da arte e sua influência na vida santamariense e seu reflexo na identidade cultural do aluno. - Conhecer o funcionamento de instituições, em nosso município, que se preocupam com a preservação do meio ambiente. - Realizar trabalhos de reciclagem e reaproveitamento de materiais. - Reconhecer e comparar que a ação humana pode desequilibrar o ritmo de trocas de materiais com o meio ambiente, gerando alterações (efeito estufa, destruição da camada de ozônio...). - Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população da cidade com o acúmulo do lixo na cidade. - Reconhecer a necessidade de discutir os problemas existentes, como violência, fome, pobreza, menor abandonado, atendimento médico, qualidade de educação, transportes, saneamento básico, que afligem Santa Maria, e que interferem na qualidade de vida do nosso município e principalmente dos alunos. - Desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria de qualidade de vida.

METODOLOGIA: A metodologia proposta tem duas perspectivas: uma teórica e outra prática, que, entretanto serão trabalhadas simultaneamente. A primeira perspectiva deverá levar a turma esclarecimentos quanto à história, aspectos geográficos e dados sobre as riquezas naturais, culturais e artísticas do município. Quanto à perspectiva prática serão promovidas visitas a alguns lugares de Santa Maria, que contemplem os conteúdos em estudo, contando com a participação de pessoas da cidade que tem conhecimentos sobre o lugar (guias e/ou palestrantes). Após as visitas os alunos serão motivados a expressar o conhecimento adquirido e consciência ecológica, criando textos, desenhos e objetos em oficinas de trabalho de Artes. ATIVIDADES: Textos, pesquisas, reportagens, interpretações, produções textuais, matemáticas e artísticas, concurso melhor foto da nossa cidade, passeio de estudos no supermercado, palestras, visita a Corsan, montagem de vídeo, entrevistas, artistas e celebridades locais, biografia, hora cívica.


RECURSOS: Sala de vídeo, CDs, multimídia, laboratório de informática, câmera digital, biblioteca, livros, revistas, jornais, cartazes, tinta, giz de cera, papel Lumion, folha de desenho, palestras, hino, brasão, bandeira. AVALIAÇÃO: Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos, conteúdos em estudo e avaliações para emissão de parecer descritivo no final do trimestre. BIBLIOGRAFIA: • 1996: Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra. • Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), 245 p. Fontes de pesquisa: http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/interdisciplinar-trabalhos/des_projeto_pedagogico/dppi_o_nosso_municipio.pdf



Um comentário:

  1. Quero parabenizá-la pelo projeto; muito bem elaborado e se bem executado trará grandes resultados. PARABÉNS!

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