COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
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4º ANO/ 2.011

sábado, 26 de fevereiro de 2011

DICAS PARA FACILITAR A RESOLUÇÃO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS/ 4º ANO...


Dicas para facilitar a resolução de histórias matemáticas:

A adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra.

A subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).

Idéia de retirar
De 8, tiro 6, restam ...

Idéia de comparar Quanto 8 é maior que 6? ou Quanto 6 é menor que 8?

Idéia de completar
Tenho 6 para completar 8, faltam...

A multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.).

A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

***Agora, resolva e escreva qual operação você utilizou:

a) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
Cálculo:


R: Dentro deste ônibus cabem____ pessoas.
Operação utilizada: ________
**** Quantas pessoas cabem em 6 ônibus iguais a este?
Cálculo:
Cabem____ pessoas em seis ônibus.
Operação utilizada:__________

b) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas entre 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa ficará?
Cálculo:


R: Cada pessoa ficará com____ balas.
Operação utilizada:_________

c) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem uma dúzia de apartamentos. Quantos apartamentos tem neste prédio?
Cálculo:


R: Neste prédio tem_____ apartamentos.
Operação utilizada: _____________

d) Gabriel comprou um saco com 2 centenas de balas. Ele deu 84 balas para seus amigos. Com quantas balas Gabriel ficou?
Cálculo:

R: Gabriel ficou com____ balas.
Operação utilizada: ___________

e) Luiza tem 340 papéis de carta e Marina tem 160. Quantos papéis de carta Marina tem a menos que Luiza?
Cálculo:

R: Marina tem ____papéis de carta a menos que Luiza.
Operação utilizada: __________

f) Mirella tem 2 dezenas de bombons e ganhou mais meia dúzia de bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?
Cálculo:

R: Mirella ficou com____ bombons.
Operação utilizada:__________

g) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila tem?
Cálculo:

R: Camila tem____ anos.
Operação utilizada: __________
Adaptação: Profe Janete Motta

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