Dicas para facilitar a resolução de histórias matemáticas:
A adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra.
A subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).
Idéia de retirar
De 8, tiro 6, restam ...
Idéia de comparar Quanto 8 é maior que 6? ou Quanto 6 é menor que 8?
Idéia de completar
Tenho 6 para completar 8, faltam...
A multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.).
A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
***Agora, resolva e escreva qual operação você utilizou:
a) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
Cálculo:
R: Dentro deste ônibus cabem____ pessoas.
Operação utilizada: ________
A adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra.
A subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).
Idéia de retirar
De 8, tiro 6, restam ...
Idéia de comparar Quanto 8 é maior que 6? ou Quanto 6 é menor que 8?
Idéia de completar
Tenho 6 para completar 8, faltam...
A multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.).
A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
***Agora, resolva e escreva qual operação você utilizou:
a) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
Cálculo:
R: Dentro deste ônibus cabem____ pessoas.
Operação utilizada: ________
**** Quantas pessoas cabem em 6 ônibus iguais a este?
Cálculo:
Cabem____ pessoas em seis ônibus.
Operação utilizada:__________
b) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas entre 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa ficará?
Cálculo:
R: Cada pessoa ficará com____ balas.
Operação utilizada:_________
c) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem uma dúzia de apartamentos. Quantos apartamentos tem neste prédio?
Cálculo:
R: Neste prédio tem_____ apartamentos.
Operação utilizada: _____________
d) Gabriel comprou um saco com 2 centenas de balas. Ele deu 84 balas para seus amigos. Com quantas balas Gabriel ficou?
Cálculo:
R: Gabriel ficou com____ balas.
Operação utilizada: ___________
e) Luiza tem 340 papéis de carta e Marina tem 160. Quantos papéis de carta Marina tem a menos que Luiza?
Cálculo:
R: Marina tem ____papéis de carta a menos que Luiza.
Operação utilizada: __________
f) Mirella tem 2 dezenas de bombons e ganhou mais meia dúzia de bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?
Cálculo:
R: Mirella ficou com____ bombons.
Operação utilizada:__________
g) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila tem?
Cálculo:
R: Camila tem____ anos.
Operação utilizada: __________
Adaptação: Profe Janete Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário