COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

REFEXÃO: NATAL, ÉTICA E CONSUMO/ 4º ANO...

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

1) Texto para leitura e comentário:

DEZEMBRO, NATAL, ÉTICA E CONSUMO...
( Lailton Araújo )

Aqui e em algumas nações do planeta Terra, começaram as campanhas publicitárias natalinas, cujo objetivo, é a venda de produtos disfarçados nas barbas de um Papai Noel, com ou sem trenó.
O que é o Natal? “É a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa”.
Repensando os caminhos ou descaminhos - a palavra Natal - rima com ocidental; que também rima com comercial; e por consequência, deturpa o verdadeiro sentido natalino: fraternidade Vivemos em um mundo de competições. O sucesso individual de cada indivíduo é alheio às realizações e triunfos coletivos. A vaidade - embora oculta - envolve qualquer mortal. É algo natural no ser humano, seja ele: materialista ou espiritualista; culto ou inculto.

Algumas análises natalinas:

1) Nos próximos dias, a mídia mostrará vários “Papais Noés” para vender produtos de Natal. São presentes para a noite natalina. Alguns produtos podem ser: “Made in Paraguai” ou “Made in Qualquer País”. Outros possuem o selo de qualidade “Made in Brazil”. As mercadorias importadas ou exportadas , passarão pelo “olho” das alfândegas nos portos e aeroportos brasileiros.

2) Em 25 de Dezembro, algumas famílias estarão reunidas e rodeadas à mesa farta de iguarias. O repertório será variado, com “Jingle Bells, nas versões russas, alemãs, portuguesas, francesas, italianas, inglesas, e até japonesas. Nas periferias das grandes cidades, a mixagem de “JingleBells” - versão musical “Hip Hop” sem “DJ” - poderá ter a participação de balas perdidas, num sonoro tiroteio, ecoando junto com a música. Isto é justo?

3) Jesus Cristo (o messias) estará presente como autor e convidado do evento “Natal”. A distribuição de pão para os menos favorecidos - efetuada por seguidores e simpatizantes cristãos - poderá saciar, momentaneamente, o fantasma da fome na maioria dos continentes. Em Brasília , o programa “Fome Zero” é concorrente do milenar “Dia de Natal”. Será que a fome brasileira foi saciada, e hoje é comida, igual ao peru natalino? O ex-presidente “Lula” ou a atual, poderiam concorrer ao cargo do novo “Papai Noel”.

4) Os governantes - das várias nações - anunciam suas realizações. Eles estimulam o consumo para o crescimento econômico. O sucesso da grande ou pequena festa em comemoração ao Natal é o reflexo dos índices positivos dos últimos meses em qualquer país. E a divulgação dos valores gastos com armas e guerras? Com certeza, estes citados valores desperdiçados, serão bem superiores à compra de pães para a “Ceia de Natal”.

5) O que o Papai Noel vai carregar em seu trenó no Iraque? Serão bombas, tanques de guerra, aviões de combate, mais soldados estrangeiros ou a paz? Sabemos que crianças morrem todos os dias, naquele e outros lugares, onde existem conflitos políticos. O direito à vida não chega! A história mostra que Jesus Cristo nasceu num lugar muito humilde, ao lado de seus pais e rodeado de animais.

6) A conduta de presentear - incentivada pela mídia e aceita pelo público -Durante o ano, a mesma mídia incentivou o “primeiro lugar”, buscando os mais qualificados do mercado em todas as áreas. O poder público selecionou os mais capacitados: via concurso ou forma “quem indique”. Regra quase geral: os classificados serão sempre os mais fortes, ou aqueles que possuem “boa aparência, educação e cultura”. Os templos religiosos buscaram os melhores pastores para conduzirem seus rebanhos. Onde está a ética? E os mais fracos? Natal não é sinônimo de fraternidade? Presenteie, mas conheça o real significado do Natal!

Buscar o sucesso sem limites, ou aceitar sem questionamentos, que os mais fortes massacrem os derrotados nas competições diárias - é falta de ética! É igual ao espírito natalino sem as ideias humanistas de um Jesus Cristo autêntico. São pensamentos (ou verdades), de como a palavra “Ética” precisa de um estudo profundo. Talvez possa constar como disciplina obrigatória nas escolas e quem sabe: fazer parte da Constituição, de cada nação que se diz civilizada - seja esta mesma nação, democrática ou não!

Adaptação: Profe Janete Motta

2) Procure no dicionário:
a) mídia:
b) ética:
c) triunfos:
d) iguarias:
e) saciar:

3) Trabalhando o texto:
a) O que é ÉTICA para você?
b) Resuma com suas palavras a idéia principal do texto:
c) Você concorda que, em época de Natal, o consumismo aumenta? Comente:
d) Em sua opinião, como deveria ser comemorado o Natal?
e) Se Jesus nascesse hoje, o que você pensa que ele diria para a humanidade?
f) Os símbolos natalinos são lembrados hoje, pelos seus significados? Comente:

4) Agora, que vocês já conhecem o significado dos símbolos natalinos, vamos confeccionar uma guirlanda. (trabalhados em aula anterior)
*** Desenhe seis vezes a sua mãozinha.
Recorte, pinte e decore como quiser.
Montagem da guirlanda e laço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source