COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O PINHEIRINHO DE NATAL: TEXTO E INTERPRETAÇÃO/ 4º ANO...

REVISÃO DE PORTUGUÊS: 4º ANO

. Faça a leitura e numere os parágrafos:

O PINHEIRINHO DE NATAL
Sou pinheirinho de Natal.
Nasci na mata. Mal conheci os meus pais. Eles morreram num incêndio...
Contam os meus tios que, num primeiro Domingo de Agosto, dum ano que já não se lembram, uma família, que esteve a merendar debaixo do meu pai, fez uma fogueira para assar frango. Quando foram embora, os carvões mal apagados atearam-se à caruma seca e, dentro de pouco tempo, tudo ardia em redor... Felizmente os bombeiros salvaram-me...
Há dias, tudo mudou. Fui acordado, logo de madrugada, pelo barulho de um grande caminhão. Dele saltaram três homens com machados. Olharam-me e...
- Este serve?
Os outros dois abanaram afirmativamente a cabeça. Então, um deles pegou no machado e atacou-me. Levaram-me, depois, aos ombros, para um caminhão.
- Adeus, irmão! Seja feliz! – disseram-me os outros pinheiros.
Chegamos à cidade. Tão linda...
- Isto é que é um movimento para o Natal! – ouvi dizer ao condutor do caminhão. Paramos.. Tiraram-me da carroceria e aos meus companheiros, encostaram-nos a um velho prédio. Estávamos à venda!
Um carro parou junto à calçada. Saiu um homem de meia–idade. Pegou em mim e perguntou:
- Ó tiozinho, este quanto custa?
- São quinze reais.
-.É caro! Mas... está bem. Eu levo.
E assim iniciei uma nova viagem. Quando chegamos a casa ...
- É o pai!
- E traz o nosso pinheiro!
Todos me rodearam. Enfiaram-me num vaso no canto da sala. Colocaram-me bolas coloridas, fios e uma pisca- pisca que acendia e apagava. No topo, uma grande estrela dourada.. E ali estava eu todo enfeitado.
Olhei então para o lado e vi a lapinha. Era de pedra amontoadas, cobertas de musgo.. Numa espécie de gruta estava um Menino nas palhinhas, a Virgem Maria e São José. Então compreendi que era Natal...
No dia 24, depois da ceia correram todos para junto de mim. Sentaram no chão e foram abrindo as caixinhas de presentes !...
A um cabia-lhe uns patins... a outro, um relógio... ao mais pequeno, uma caixa de canetas... à menina de tranças, uma boneca rechonchuda ... ao pai, uma bonita gravata ... e à mãe, calculem uma bela carteira! A avó recebeu um xale novo.
Abraços, beijos, risadas e choros misturam-se aos meus pés.
Era Noite de Natal !
Nas palhinhas da manjedoura, o Menino sorria e abençoava aquela família, como já o fizera , há mais de dois mil anos, aos pastores de Belém.

1) Procure no dicionário:
a) atearam-se:________________________________________________________
b) caruma:___________________________________________________________
c) lapinha:___________________________________________________________

2) Trabalhando o texto:

a) Onde nasceu o pinheiro?
b) Como aconteceu o fogo na mata?
c) Para que cortaram o pinheirinho
d) Porque é que havia muito movimento na cidade?
e) Que figuras estavam no presépio?
f) Quem conta a história?

g) O narrador deste texto é:
( ) narrador personagem ( ) narrador observador
*** Retire uma frase do texto que comprove sua resposta:
3) Ilustre o presente que cada pessoa ganhou:

4) Coloca por ordem de 1 até 5 de acordo com o texto:

a) Custa quinze reais. ( )
b) Sou o pinheiro de Natal.( )
c) Estávamos à venda!( )
d) Então compreendi que era Natal.( )
e) Levaram-me, depois aos ombros para o caminhão.( )

5) Coloca X nas frases corretas:

a) A festa de Natal é no Outono.
b) Jesus nasceu há 2.011 anos.
c) Natal é a festa de família.
d) Palhaço é uma figura do presépio.

6) Retire da frase:
Os meninos colocaram lindas bolas, no pinheiro!
a) Artigo definido: ______
b) Adjetivo: ___________
c) Verbo: _________ pessoa: ________________
d) Dois substantivos comuns: _____________, ________________
e) Tipo de frase: ____________
f) Coloque a frase na forma negativa:

7) Complete as frases:

a)__________________________________guiava o caminhão.
b)___________________________________estava à venda.
c)___________________________________o pinheiro.
D___________________________________ muito caro!

8) Classifique as palavras quanto à silaba tônica:
a) pássaros- ____________________
b) pinheirinho-__________________
c) Natal-___________________
d) estrela- _________________

9) Qual o tipo de encontro consonantal?
a) machados-_________________
b) sorria- ______________
c) carteira-_____________
d) rechonchuda- ______________
e) correram- _______________
f) acendia- ____________

10) Passe as frases para o tempo que se pede:
a) Nasce na mata. Mal conhece os pais. Eles morrem num incêndio. (pretérito)
____________________________________________________________

b) Olho então para o lado e vejo a lapinha.(futuro)
____________________________________________________________

11) Conjugue o verbo SALVAR, NO TEMPO PRESENTE:
Eu___________. ______________
Tu___________ ______________
______________ ______________

12) Faça um relato, contando como foi seu Natal no ano passado:

BOM TRABALHO E ÓTIMO FERIADO PARA VOCÊ!

10 comentários:

  1. muito legal esse texto e criativo,parabens...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, muito criativo. Parabéns. tbm sou prof. Janete!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professora bela meu nome é rebeka gosto do seu site e de sua turma todos os dias entro nela sou sua fã,seus alunos são lindos manda um beijo para eles.te amo de rebeka
      para professora bela

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog e pela atividade!
    Ajudou-me bastante, pois hoje não encontramos mais textos sobre o Natal em livros didáticos!

    ResponderExcluir
  5. otimo vou utilizar, estava procurando e encontrei o que precisava

    ResponderExcluir
  6. estou na 8ª e adorei tudo..:)

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source