"As pesquisas dessa Linha investigam a necessidade, característica, viabilidade e qualidade duma educação integral e pioneira, com ênfase no desenvolvimento das habilidades do pensar crítico-criativo-cuidadoso, do investigar, criar e dialogar, que atende à natureza do cérebro humano, às necessidades individuais e sociais, à nova visão de mundo e à tendência da globalização holística. Tal desenvolvimento deve ser pedagogicamente instigado e conduzido nas fases apropriadas da infância e adolescência, de preferência pelo diálogo, ordenado, crítico, criativo, cuidadoso, autocorretivo e construtivo, em comunidade de investigação, concebida, fundamentada e praticada na proposta filosófico-pedagógica, não autoritária e conteudista, interativa e lúdica, do educador Matthew Lipman. A linha pesquisa também paradigmas de outros grandes educadores, tais como Paulo Freire, em busca de apoio e fundamentação.
A política educacional desta Linha visa a autonomia crítica e criativa no saber, querer, fazer e sentir para uma maior eficiência, tanto na produção e no manejo da ciência e da tecnologia, quanto no crescimento pessoal e social, político e econômico e na conquista da democracia e cidadania, norteada por uma visão holística do ser humano, da terra e do cosmos. As habilidades cognitivas e dialogais a serem desenvolvidas, além de capacitarem para a construção de conhecimentos e consensos, contribuem também para a globalização holística, no sentido da construção da "aldeia global" com comportamentos democráticos e ético-ecológicos que garantem a vida, a paz e a felicidade.
" Marilyn L. Sklar dá o seguinte depoimento: " Ensinar filosofia é exatamente como fazer jardinagem. Você toma as sementes do pensamento e planta no espírito fértil das crianças. Em seguida, você as enriquece com questões pertinentes e provocadoras. Pouco depois, você vê germinar, a sua frente, um indivíduo com um pensamento crítico que não apenas vai enriquecer sua vida e a dele próprio, mas a vida de todos a sua volta." ( 1987, pg. 78) Fonte:Centro de filosofia- Ed. para o pensar
AULA:
1) Texto para leitura e reflexão:
CONTA CORRENTE
Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã acorde com um saldo de R$ 86.400,00.
Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz? Você gastaria cada centavo, é claro!
Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando.
Chama-se “TEMPO”! Todas as manhã, credita-se para cada um 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado como perda.
Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor: na sua saúde, felicidade, sucesso!
O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você.
Autor Desconhecido
2) ***Comentário Participado.
3) Pense e escreva...
a) Como você administra seu dia?
b) Quais as suas prioridades?
c) Com quem você passa maior parte do dia? Descreva como é seu dia:
d) Indique algumas atitudes que você gostaria de mudar, na sua rotina, para reaproveitar melhor o seu tempo:
e) Você tem alguma ideia para o mundo se tornar melhor? Qual?
4) Numere os parágrafos do texto:
5) Que tipo de texto trabalhamos hoje?
6) Retire do texto:
a) uma frase interrogativa:
b) uma frase exclamativa:
d) dois substantivos comuns:
e) um artigo definido, masculino e sigular:
f) um pronome pessoal do caso reto:
g) dois verbos no infinitivo:
h) um verbo no presente:
i) uma palavra oxítona:
5) Copie o 1ª parágrafo, no caderno de caligrafia, escrevendo a quantia em REAIS por extenso:
6) Resolva:
a) Pedro foi ao banco pagar uma conta no valor de R$ 84,00. Entregou para o caixa uma nota de R$50,00, uma de R$20,00 e mais duas de R$10,00. Quanto Pedro recebeu de troco?
Cálculos: R:_______________________________
b) Ana tem em sua conta bancária R$285,00. Foram depositados mais R$215,00. Qual o saldo da conta de Ana?
Cálculo: P.R: R:_______________________________
c) Carlos sacou de sua conta bancária o valor de R$450,00 para repartir igualmente entre seus 4 filhos para comprarem os uniformes da escola. Quanto cada filho recebeu?
Cálculo: P.R: R:________________________________
7) Complete:
a) Um dia =____horas
b) Uma hora=____min.
c) Um minuto =____seg.
OBS: Muitas outras atividades podem ser trabalhadas. Ex: relógios com os horários das atividades do dia-a-dia, tanto na escola como em casa.
8) Proposta de Produção Textual:
AMOSTRA:
VIDA DE MOEDA
Um dia, eu estava perdida em uma rua e uma mulher encontrou-me. Ela colocou-me dentro de uma bolsa e levou-me para casa e guardou-me dentro de um cofre. Eu senti que estava sendo abandonada, velha suja e esquecida.
Depois, descobri que o nome dela era Rosa. Quando ela saiu, levou-me num lugar que eu nunca tinha ido, muito lindo e legal.
Rosa deu-me para um homem comprar lanche. Aquele homem tratou-me muito mal. Ele jogou-me dentro de uma gaveta velha, vazia, suja e sem nenhuma amiga para conversar.
Logo, fui ganhando várias amigas. Então, percebi que tive os piores pensamentos sobre o homem, pois fiz muitas amizades naquela gaveta velha, vazia e suja.
Tawany-11anos
VIDA DE MOEDA
A moeda é algo que usamos no nosso dia-a-dia. De pessoa em pessoa, mercados, lares, lojas e muitos outros lugares. Assim ela vive!
Nesse mundo, há uma moeda triste, com sonhos enormes. Era “perdida.” Ela vivia num cofrinho sem “dinheiro amigo” para servir de companhia. Ela se chamava Jonatã.
Quando ficou tarde e escuro, começou a chover e ela ficou com medo dentro daquele cofrinho. Pensava o que iria acontecer! A chuva parou e veio um gato e começou a brincar com o cofrinho e a moeda de lá pra cá. Depois, ela ficou calma.
No outro dia, ela escutou algo barulhento. Era um caminhão de lixo. Também ficou com medo, pois colocaram o cofrinho junto com os outros lixos. Um homem, chamado Kaior, achou o pote e abriu. A moeda pensou que já estava livre. Ela era de um real.
Kaior limpou a moeda e ela ficou brilhando como se fosse um troféu. A moeda passou ser a melhor moeda de Kaior e ela viveu mais do que uma vida de moeda.
Jonatã- 9 anos
9) Tarefas:
Faça um relato do tempo que você ficou na escola hoje. Após, faça um comentário crítico se soube aproveitá-lo e justifique:
####################################################################
sábado, 27 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
by The JavaScript Source
Nenhum comentário:
Postar um comentário