COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quinta-feira, 25 de março de 2010

CONTEÚDOS- 4ª SÉRIE- 2.010

PORTUGUÊS 4ª SÉRIE- 2010 1º trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros. 2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação) 3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas assistidas e ouvidas. 4) Pontuação. 5) Tipos de frases. (interrogativa, exclamativa, declarativa afirmativa e negativa) 6) Substantivo coletivo e composto. (flexão em gênero, nº e grau) 7) Classificação das palavras quanto à sílaba tônica. (oxítona, paroxítona e proparoxítona) 8) Dificuldades ortográficas.
2º trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros. 2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação) 3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas assistidas e ouvidas. 4) Pontuação. 5) Fonema e letra. 6) Encontro consonantal, vocálico e dígrafo. 7) Adjetivo (grau comparativo e superlativo); locução adjetiva. Interjeição. 8) Dificuldades ortográficas.
3º trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros. 2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação) 3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas assistidas e ouvidas. 4) Pontuação. 5) Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes de tratamento. 6) Verbos: Modo indicativo (1ª, 2ª e 3ª conjugações) 7) Dificuldades ortográficas. OBS: OS CONTEÚDOS COMO SUBSTANTIVO COMUM, PRÓPRIO, ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS, CLASSIFICAÇÃO QTO AO Nº DE SÍLABAS E SÍLABA TÔNICA FORAM TRABALHADOS NA 3ª SÉRIE, PORTANTO DEVERÃO APENAS SEREM RETOMADOS.
CIÊNCIAS
1º TRIMESTRE
1) O SOLO E O SUBSOLO: Formação do planeta; camadas da Terra; camadas da crosta; tipos de rochas e minerais; fósseis; placas tectônicas; solo (perfil) e doenças transmitidas por ele; tipos de erosão; a importância do reflorestamento; saneamento (o problema do lixo; coleta seletiva e reciclagem); o solo e a nossa saúde.
2º TRIMESTRE
2) A ÁGUA: Importância da água e utilidades; ciclo da água; características; estados físicos; tipos; processo de purificação; doenças transmitidas; propriedades; situação da água no planeta; a água e a nossa saúde.
3º TRIMESTRE
3) O AR: A atmosfera e suas camadas; características e propriedades do ar; importância e composição do ar; fenômenos atmosféricos; modificações na atmosfera (causas e consequências); O ar e a nossa saúde.
GEOGRAFIA
1º TRIMESTRE
1) APRENDENDO GEOGRAFIA: O que trata a Geografia; Pontos cardeais e cartografia. 2) O MUNDO EM QUE VIVEMOS: Oceanos e meridianos; paralelos e meridianos. 3) O BRASIL NA AMÉRICA: Divisão Política. 4) O BRASIL NA AMÉRICA DO SUL: Países e capitais. 5) O NOSSO BRASIL: Divisão regional 6) O NOSSO RIO GRANDE DO SUL: Localização no mundo e no Brasil;
2º TRIMESTRE
1) ASPECTOS FÍSICOS DO RS: clima, relevo, hidrografia e vegetação (aproveitamento econômico): Degradação ambiental; Unidades de conservação da natureza.
3º TRIMESTRE
1) AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO RS: agricultura, pecuária, indústria, comércio, e extrativismo. 2) UM OLHAR NA ATUALIDADE: O Mercosul ( objetivos, países, membros e comércio).
MATEMÁTICA
1º trimestre
1) Tipos de conjuntos: unitário, vazio, finito e infinito. Relação de pertinência. Subconjuntos. Relação entre conjuntos. Operação com conjuntos: união e intersecção. 2) Números Naturais (número e numeral; o conjunto dos números naturais, sucessor e antecessor) 3) Sistema de numeração decimal; (leitura e escrita- U, D, C, UM, DM, CM) 4) Adição, subtração e prova real. 5) Multiplicação, divisão por dois algarismos e prova real. ( x e : por 10 100 e 1000) 6) Histórias Matemáticas.(envolvendo as quatro operações e sistema monetário)
2º trimestre
1) Expressões numéricas com as quatro operações, envolvendo colchetes, chaves e parênteses. 2) Divisores de um nº natural: critérios de divisibilidade; conjunto de divisores de um nº; Maior divisor comum. 3) Números Primos: definição; números compostos; decomposição de um número num produto de fatores primos. 4) Múltiplos de um nº: conjunto dos múltiplos de um nº; determinação do mínimo múltiplo comum através da decomposição. 5) Desafios matemáticos envolvendo os conteúdos em estudo. 6) Multiplicação por três algarismos.7) Propriedades da Adição e Multiplicação.
3º trimestre
1) Números Racionais: noções de fração; leitura de uma fração; termos da fração; representação com desenhos; adição e subtração de frações; fração de um nº inteiro; histórias matemáticas envolvendo frações. OBS: OS ITENS 2, 3 , 4 DO 1º TRIMESTRE, MULTIPLICAÇÃO POR DOIS ALGARISMOS, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR 10, 100 E 1000, BEM COMO, SISTEMA MONETÁRIO, JÁ FORAM TRABALHADOS NA 3ª SÉRIE, NECESSITANDO APENAS SEREM RETOMADOS.
HISTÓRIA
1º TRIMESTRE: *Conceito de História: Linha do Tempo: Documentos sobre a história do aluno. *Fontes históricas e fatos históricos. * A história do Universo: Origem; Noções básicas de arqueologia e paleontologia (Santa Maria) *A Pré- História: Períodos; Características; Surgimento da escrita; Povoamento da América.
2º TRIMESTRE:
*Os povos indígenas do Rio Grande do Sul: Modo de vida; Localização e Organização; Contribuições culturais. *A expansão marítima e comercial: O domínio espanhol no RS. As Missões Jesuíticas e Reduções Jesuíticas. 3º TRIMESTRE: *O domínio português no RS: Ação bandeirante: A ação dos tropeiros e a formação das estâncias; As charqueadas; A escravidão *Os núcleos familiares no RS: A imigração açoriana, italiana e alemã. *Revolução Farroufilha. *Os aspectos atuais do RS: Abordagens gerais sobre o contexto atual do estado.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR
1º TRIMESTRE:
*Relações Interpessoais (convivência); *Educação para a sustentabilidade e paz.
2º TRIMESTRE:
* Cidadania: ética e valores
3º TRIMESTRE: * Conhecimento e saber: * Senso comum e senso crítico.
ENSINO RELIGIOSO
1º TRIMESTRE: *
Campanha da Fraternidade-2.010: Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.( MT 6, 24) Tema: Economia e vida. * História de Pallotti; * O que é ser gente? (Ser x Ter); * Importância da amizade; * Páscoa: o verdadeiro significado
2º TRIMESTRE: * Ser filho de Deus: Jesus mostra como é Deus. Bíblia.
3º TRIMESTRE: Jesus ensina como devem ser os homens (parábolas) Natal- o verdadeiro significado.
ARTES
1º TRIMESTRE:
Linguagem artística: desenho, recorte, colagem, pintura, modelagem e dobradura.
História da Arte e a Arte na Pré- História (noções).
2º TRIMESTRE:
Composição figurativa e abstrata.
Cores: Tipos.
Técnicas de desenhos utilizando o ponto, a linha e a reta.
3º TRIMESTRE:
Alguns artistas e suas obras.(nos três trimestres)
Expressão corporal.
*** Logo postarei os conteúdos de Ed. Física, Inglês E Informática.

6 comentários:

  1. Olha, sou professora há 24 anos, e também coordenadora de uma escola paticular. Achei lindo o seu blog. Ainda não tenho muita intimidade com a tecnologia, mas tenho muitas coisas que gostaria de compatilhar guardadas. Enfim, quando achar alguem para me ajudar a montar...rs. Mas parabenizo-a pelo capricho e a relevância do conteudo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Prô adorei o seu trabalho.
    Ficou muito lindo!
    Continue fazendo esse trabalho que engrandece aos alunos e dá orgulho a todos o professores.

    ResponderExcluir
  3. Seu site é muito bom !!!!!!!!!!!!! Parabéns e obrigada por compartilhar.Um beijo
    HOSANA

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog. Parabéns
    Sou professora do 3º ano em escola particular.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO BLOG,GOSTEI MUITO

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source