COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
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4º ANO/ 2.011

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR E MATEMÁTICA: ELEIÇÕES...



1) Texto para leitura e reflexão: (Ponto de partida: O que é alma?)


Fonte: Coleção Passo a passo- Alfabetização sem segredos- Mª Radespiel- Ed.Iemar

2) Continuando o trabalho sobre o texto:
d) O autor fala de dois mundos em um mesmo país. Quais são esses mundos?
e) Por que o autor afirma que é uma barbaridade morrer de fome no Brasil?
f) Qual é a reponsabilidade de qualquer cidadão comum na resolução do problema da miséria?
g) Se você fosse um governante, o que faria para resolver o problema da fome no Brasil?
Atividade nº 2 baseada no livro. Adaptação: Profe Janete Motta

3) Sabendo que a Política e a Matemática estão unidas, ou melhor, relacionadas, creio que podemos fazer uma comparação sobre as mesmas. Ambas são ciências antigas e importantes… Todos dizem que a política é sempre para o bem da população. É o que esperamos!
Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela envolve uma permanente procura da verdade. A Matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se. Assim, deve ser a política também...mudar e progredir para o bem de todos!
http://www.seriomesmo.com/?p=78
Adaptação: Profe Janete Motta.

***Resolva as histórias matemáticas:

a) Para uma campanha eleitoral um candidato à presidência mandou confeccionar o nônuplo de 18.478 panfletos de propaganda política do seu partido. Quantos panfletos ele mandou confeccionar para sua campanha?
Cálculo:***P.R:***R:
___________________________________________________________________

***Os panfletos foram organizados igualmente em 46 caixas. Quantos panfletos foram colocados em cada caixa? Quantos panfletos sobraram fora das caixas?
Cálculo:***P.R:***R:
___________________________________________________________________

b) Para uma passeata de um candidato, participaram 1.270 pessoas, sendo 1/5 de mulheres e o restante de homens. Quantas mulheres participaram desta passeata?
Cálculo:***P.R:***R:
___________________________________________________________________

***Quantos homens participaram?
Cálculo:***P.R:***R:
___________________________________________________________________

c) O horário político dura 50 min. Considerando que começa as 8h30min., qual a hora que termina o horário político?

___________________________________________________________________

d) Um político percorreu, num mês, 6/10 de bairros da cidade para fazer sua campanha eleitoral. No outro mês, percorreu 3/10 . Qual a fração de bairros que ele já percorreu? Que fração falta para ele terminar sua campanha eleitoral nos bairros?
Cálculos: ***R:
___________________________________________________________________

e) Um candidato à deputado pagou R$ 8,40 por 3 bandeirinhas do mesmo preço, do seu partido político. Se ele mandar fazer 3 dúzias de bandeirinhas iguais a essas, quanto pagará?
Cálculos:***R:
___________________________________________________________________

4) Descubra o nº de votos do candidato Y, em duas urnas da cidade:
***URNA A:
1.364 + [ 984 x 12 - ( 318 - 209 ) + 15 x 7 ] =


***URNA B:
800 + { [ 300 x 100 ) -29] + 150 : 3} =

Atividades de Matemática elaboradas por: Profe Janete Motta

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