COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MINI PROJETO: ELEIÇÕES / 2.010



4ªSérie-Turma 41-Profe Janete Motta/2.010
Justificativa: A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as questões cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão conscientes da sua função na sociedade e comprometidos com a transformação da nossa realidade, de nosso país, em um lugar agradável de viver.Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é possibilitar a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.
Objetivos:- Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver na comunidade escolar com harmonia, respeito e cuidado com o ambiente.- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;- Conhecer o significado do voto consciente;- Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;- Pesquisar o funcionamento dos três poderes em nível federal, estadual e municipal, bem como os cargos a serem disputados nas eleições 2010.- Conhecer as propostas de governo dos candidatos à presidência da República verificando as necessidades do povo brasileiro e a pertinência dessas propostas no contexto brasileiro atual;- Respeitar as opiniões dos colegas e candidatos, fazendo comentários construtivos sobre suas propostas;- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade.

Metodologia- Fazer uma lista com os problemas existentes no país. Depois pedir que observem os candidatos e vejam se há algo que estão prometendo que resolva algum problema listado por eles;- Incentivar os alunos para que assistam a propaganda eleitoral gratuito, anotar o que os candidatos estão listando como problemas e as soluções apresentadas pelos mesmos. Daí fazer uma crítica sobre o que foi dito por eles, ponderando as possibilidades reais de tais promessas serem cumpridas;- Promover na escola eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade;- Comparar o país de ontem e de hoje: como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar? Quais eram os principais valores? O que mudou? Destacar pontos positivos e negativos. O que esperamos do país para o futuro?- Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, internet.- Postagem em nosso blog das propostas dos candidatos;- Aula expositiva dialogada , pesquisa em revistas, jornais, panfletos dos candidatos, na TV e na internet.- Trabalho em grupo onde cada um pesquisará vários setores da sociedade: educação, economia, saúde, segurança pública. Alguns grupos também investigarão a estrutura de poderes em que vive o Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como suas atribuições.

AVALIAÇÃO: Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo.

ATIVIDADES:
Cada grupo de alunos deverá:- Criar uma sigla com significado para o partido;- Criar um logotipo para o partido. Não podendo ser de um partido já existente.(Artes)
- Criar um slogan para a Campanha; (frase)
- Criar a proposta de governo do partido (uma proposta de governo com sugestões para melhorar a comunidade escolar e minimizar problemas desta).
- Montar cartazes e espalhá-los pela escola.
- Cada grupo deve escolher um(a) presidente e um(a) governador(a) para representar a comunidade escolar.- Detalhar as prioridades do seu governo (biblioteca, pátio, quadra...).

CULMINÂNCIA:
- Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um deles. - Realizar uma eleição. - Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas.- Confeccionar título de eleitor.- Promover um debate na etapa final das turmas. - Organizar um momento para a eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna). - Apurar os votos dos candidatos; - Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.

SUGESTÕES:
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua Portuguesa: Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes, propaganda política, faixas para a campanha, urnas, botons, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.
História/Geografia: Democracia; História das Eleições, Estudo dos Três Poderes; Poluição sonora e visual. Analisar as propostas de governo de canditatos voltados para melhorias na educação, habitação e empregos.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições inseridos em histórias matemáticas e outras atividades desta disciplina.
Ciências: Analisar as propostas dos candidatos a Presidência do Brasil, buscando informações sobre a preocupação deles com a saúde do nosso povo e sustentabilidade.

Fonte de Pesquisa:
http://saladeaula.wikispaces.com/
http://educaja.com.br/
Adaptação: Profe Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source