COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUERÊNCIA AMADA- INTERPRETAÇÃO


PORTUGUÊS

1) VAMOS INICIAR A SEMANA FARROUPILHA LENDO, INTERPRETANDO E CANTANDO A MÚSICA "QUERÊNCIA AMADA"...

Querência Amada (Teixeirinha)


Esta turminha já está cursando o Ensino Superior.

Quem quiser saber quem sou,
olha para o céu azul,
e grita junto comigo,
viva o Rio Grande do Sul!
O lenço me identifica,
qual a minha procedência,
da província de São Pedro,
padroeiro da querência.

Ó meu Rio Grande de encantos mil,
disposto a tudo pelo Brasil.
Querência amada dos parreirais,
da uva vem o vinho, do povo vem o carinho,
bondade nunca é demais.
Berço de Flores da Cunha,
e de Borges de Medeiros.
Terra de Getúlio Vargas,
presidente brasileiro.

Eu sou da mesma vertente,
que Deus saúde me mande,
E que eu possa ver muitos anos,
o céu azul do Rio Grande.


Te quero tanto,

torrão gaúcho,
morrer por ti,
me dou o luxo.

Querência amada, planícies e serras,

os braços que me puxa,
da linda mulher gaúcha,
beleza da minha terra.
Meu coração é pequeno,
porque Deus me fez assim,
o Rio Grande é bem maior,
mas cabe dentro de mim.

Sou da geração mais nova,
poeta bem macho e guapo,
Nas minhas veias escorrem,
o sangue herói dos farrapos.

Deus é gaúcho,
de espora e mango,
foi maragato,
ou foi chimango.

Querência amada,
meu céu de anil.
Este Rio Grande gigante,
mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil.

http://www.clesio.net/cn/index.

2) Trabalhando a música: (Comentário participado antes da interpretação. Considerando que trabalhei,com esta turminha na terceira série, a Revolução Farroupilha, ficou mais fácil o comentário p/ a interpretação.)

A música tem a força de um hino porque exalta:


( ) as virtudes do povo gaúcho.

( ) as virtudes do presidente brasileiro.

b) A música também revela:

( ) a beleza da nossa bandeira.

( ) as belezas do RS.

c) O RS era chamado antigamente de :

( ) Querência Amada

( ) Província de São Pedro

3) Pinte os versos onde o autor:

a) amarelo- demonstra como é grande o seu amor pelo Rio Grande do Sul.

b) vermelho- diz que o Rio Grande do Sul destaca-se no Brasil.

***Em sua opinião, por que o RS destaca-se no Brasil?_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

c) Escreva cinco virtudes para o povo gaúcho:
_________, __________,_____________, __________,________

d) Circule de verde, o verso onde Teixerinha cita a bravura do gaúcho na Revolução Farroupilha.
e) Para você, o que é ser gaúcho?
_________________________________________________________
_________________________________________________________

4) Trabalho no Livro de Português: pág. 253- VERBOS.
Pinte de amarelo os tempos verbais que ainda não aprendemos.
*** Pretérito mais que perfeito; Pretérito Imperfeito e Futuro do Pretérito.

5) Circule os verbos no infinitivo. Após, Conjugue- os nos tempos pedidos: (Pesquise no livro)

a) Amar o Rio Grande do Sul: Virtude do gaúcho.

*****Pretérito mais que perfeito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

b) O gaúcho gosta de beber chimarrão.

*****Pretérito Imperfeito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

c)O gaúcho gosta de ouvir uma boa música.
*****Futuro do Pretérito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

6) Oração: AVE MARIA CAMPEIRA

Maria, mãe de Deus
E mãe de todos nós
roga pela querência
e pelos gaudérios
que aqui moram
nesta hora e no instante
da última cavalgada.
Amém!!!

http://www.portalgaucho.com.br/

7) Tarefas:
Faça uma oração para o nosso Rio Grande do Sul:

8) MATEMÁTICA:

*** Descubra o número de cada símbolo gaúcho, calculando:

*********
Nº___________Nº___________Nº____________Nº____________

a) O nº da bota é o maior divisor de 5.670, dividido por 32:
Cálculo:

b) O nº da cuia é o resultado de 3 na quarta potência=____
Cálculos:

c) O nª da chaleira é o m.m.c. entre 15 e 25:
M(15)={___,___,___,___,___,___...}
M(25)={___,___,___,___,___,___...}
m.m.c.15 e 25={___}

Fatoração: 15,25


m.m.c. 15 e 25=___

d) O nº do lenço é o m.d.c. entre 20 e 36:
D(20)={______________}
D(36)={______________}
m.d.c. 20 e 36={___}

Fatoração: 20,36


m.d.c.=___

### Confira os resultados clicando aqui: Calculadora m.m.c. e m.d.c.
http://www.matematicadidatica.com.br/CalculadoraMMCMDC.aspx

9) Calcule certinho...É fácil!!!

a) Oito na terceira potência:____
b) Dez ao quadrado:____
c) Dois na nona potência:____
d) Sete na quarta potência:____
e) Cinco na quinta potência:___

10) Estudar para avaliação de Matemática. (m.m.c, m.d.c.,nº primos e compostos)




Hora Cívica: Giovana e Vinícius apresentando a oração que criaram.

***Interpretação da música e atividades de Matemática elaboradas por: Profe Janete Motta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source