PORTUGUÊS
1) VAMOS INICIAR A SEMANA FARROUPILHA LENDO, INTERPRETANDO E CANTANDO A MÚSICA "QUERÊNCIA AMADA"...
Querência Amada (Teixeirinha)
Esta turminha já está cursando o Ensino Superior.
Quem quiser saber quem sou,
olha para o céu azul,
e grita junto comigo,
viva o Rio Grande do Sul!
O lenço me identifica,
qual a minha procedência,
da província de São Pedro,
padroeiro da querência.
Ó meu Rio Grande de encantos mil,
disposto a tudo pelo Brasil.
Querência amada dos parreirais,
da uva vem o vinho, do povo vem o carinho,
bondade nunca é demais.
Berço de Flores da Cunha,
e de Borges de Medeiros.
Terra de Getúlio Vargas,
presidente brasileiro.
Eu sou da mesma vertente,
que Deus saúde me mande,
E que eu possa ver muitos anos,
o céu azul do Rio Grande.
Te quero tanto,
torrão gaúcho,
morrer por ti,
me dou o luxo.
Querência amada, planícies e serras,
os braços que me puxa,
da linda mulher gaúcha,
beleza da minha terra.
Meu coração é pequeno,
porque Deus me fez assim,
o Rio Grande é bem maior,
mas cabe dentro de mim.
Sou da geração mais nova,
poeta bem macho e guapo,
Nas minhas veias escorrem,
o sangue herói dos farrapos.
Deus é gaúcho,
de espora e mango,
foi maragato,
ou foi chimango.
Querência amada,
meu céu de anil.
Este Rio Grande gigante,
mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil.
http://www.clesio.net/cn/index.
2) Trabalhando a música: (Comentário participado antes da interpretação. Considerando que trabalhei,com esta turminha na terceira série, a Revolução Farroupilha, ficou mais fácil o comentário p/ a interpretação.)
A música tem a força de um hino porque exalta:
( ) as virtudes do povo gaúcho.
( ) as virtudes do presidente brasileiro.
b) A música também revela:
( ) a beleza da nossa bandeira.
( ) as belezas do RS.
c) O RS era chamado antigamente de :
( ) Querência Amada
( ) Província de São Pedro
3) Pinte os versos onde o autor:
a) amarelo- demonstra como é grande o seu amor pelo Rio Grande do Sul.
b) vermelho- diz que o Rio Grande do Sul destaca-se no Brasil.
***Em sua opinião, por que o RS destaca-se no Brasil?_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________, __________,_____________, __________,________
d) Circule de verde, o verso onde Teixerinha cita a bravura do gaúcho na Revolução Farroupilha.
e) Para você, o que é ser gaúcho?
_________________________________________________________
_________________________________________________________
4) Trabalho no Livro de Português: pág. 253- VERBOS.
Pinte de amarelo os tempos verbais que ainda não aprendemos.
*** Pretérito mais que perfeito; Pretérito Imperfeito e Futuro do Pretérito.
5) Circule os verbos no infinitivo. Após, Conjugue- os nos tempos pedidos: (Pesquise no livro)
a) Amar o Rio Grande do Sul: Virtude do gaúcho.
*****Pretérito mais que perfeito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
b) O gaúcho gosta de beber chimarrão.
*****Pretérito Imperfeito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
c)O gaúcho gosta de ouvir uma boa música.
*****Futuro do Pretérito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
6) Oração: AVE MARIA CAMPEIRA
Maria, mãe de Deus
E mãe de todos nós
roga pela querência
e pelos gaudérios
que aqui moram
nesta hora e no instante
da última cavalgada.
Amém!!!
http://www.portalgaucho.com.br/
7) Tarefas:
Faça uma oração para o nosso Rio Grande do Sul:
8) MATEMÁTICA:
*** Descubra o número de cada símbolo gaúcho, calculando:
*********
Nº___________Nº___________Nº____________Nº____________
a) O nº da bota é o maior divisor de 5.670, dividido por 32:
Cálculo:
b) O nº da cuia é o resultado de 3 na quarta potência=____
Cálculos:
c) O nª da chaleira é o m.m.c. entre 15 e 25:
M(15)={___,___,___,___,___,___...}
M(25)={___,___,___,___,___,___...}
m.m.c.15 e 25={___}
Fatoração: 15,25
m.m.c. 15 e 25=___
d) O nº do lenço é o m.d.c. entre 20 e 36:
D(20)={______________}
D(36)={______________}
m.d.c. 20 e 36={___}
Fatoração: 20,36
m.d.c.=___
### Confira os resultados clicando aqui: Calculadora m.m.c. e m.d.c.
http://www.matematicadidatica.com.br/CalculadoraMMCMDC.aspx
9) Calcule certinho...É fácil!!!
a) Oito na terceira potência:____
b) Dez ao quadrado:____
c) Dois na nona potência:____
d) Sete na quarta potência:____
e) Cinco na quinta potência:___
10) Estudar para avaliação de Matemática. (m.m.c, m.d.c.,nº primos e compostos)
Hora Cívica: Giovana e Vinícius apresentando a oração que criaram.
***Interpretação da música e atividades de Matemática elaboradas por: Profe Janete Motta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário