COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

TRADUTOR...

terça-feira, 12 de julho de 2011

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS: ÁGUA/ 4º ANO...

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS


1) Faça a leitura da música:


Terra-Planeta Água

“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água...

Autor: Guilherme Arantes

2) Trabalhando a música:

a) A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?
______________________________________________________________


b) A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Numere corretamente como isso ocorre:

( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.

c) O autor fala da água dos rios, lagos, cachoeiras etc. Isso significa que temos bastante água, por isso podemos gastá-la à vontade? Justifique:
_______________________________________________________________

d) O autor apresenta diversas situações onde a água é destacada. Mas, sabemos que em nosso planeta a água não é apenas doce. Que tipo de água é encontrada em maior quantidade, no planeta Terra?
_________________________________________________
e) Copie uma frase da música que de um exemplo...
*** de água continental:
_________________________________________________

3) Associe corretamente as partes de um rio:

(a) nascente ( ) É o caminho percorrido pelo rio.
(b) foz ( ) São as terras que ficam de um e de outro lado do rio.
(c) curso ( ) São rios menores que deságuam em rios maiores.
(d) leito ( ) Local onde o rio nasce.
(e) margem ( ) Local onde o rio termina.
(f) afluente ( ) É o terreno sobre o qual as águas do rio correm.

4) Na natureza, a água pode mudar de estado físico, passando, por exemplo, do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso,... Pensando nisso, leia as situações abaixo e identifique as mudanças de estado físico da água.

*** Situação 1:
Roberto colocou potes com suco de maracujá no congelador. Depois de algum tempo retirou-os e percebeu que o suco não estava mais no estado líquido.

a) O suco passou para que estado físico?
____________________________________________


b) Como se chama essa mudança de estado físico?
____________________________________________

*** Situação 2:
D. Antonia estendeu no varal um pano de chão ainda molhado. Algumas horas depois o pano de chão estava completamente seco.

a) O que aconteceu com a água que estava no pano de chão?
_____________________________________________
b) Como se chama essa mudança de estado físico da água?
_____________________________________________


5) Veja esta receita:


BOLO DE CENOURA

Ingredientes:
3 cenouras, 4 ovos, 3 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 3 xícaras de farinha de trigo.
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno.

*** Retire da receita um ingrediente:

a) solúvel na água: ________________
b) insolúvel na água: _______________

6) Ligue as propriedades da água as suas características:
a) Incolor sem cor
b) Inodora sem gosto
c) Insípida sem cheiro


7) Cite três medidas que podemos adotar para utilizarmos a água com mais responsabilidade:
a) ______________________________________________
b) ______________________________________________
c) ______________________________________________

BOM TRABALHO!
http://www.colegiosantamonica.com.br/

Adaptação Atividades: Profe Janete Motta

6 comentários:

  1. sou professor de ciencias e biologia e sempre gosto de ver questoes que me ajudem no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. parabéns a essa grande professora, obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. Muito bommmm... Esse material é bem complementado para um bom trabalho de Português e Ciências.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, era o que estava procurando para concluir meu trabalho com meus alunos.

    ResponderExcluir
  5. esta avaliação ficou show!!! parabéns

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source