COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 31 de julho de 2011

INTERPRETAÇÃO: TECENDO O AMOR- 4º ano...

*** Sala CD-Room para assistir a história: Tecendo o amor de Márcia Honora
*** Comentário participado mostrando partes da história no livro.

1) Faça a leitura do resumo da história e continue escrevendo para completá-la:

TECENDO O AMOR

Dona Filomena era uma aranha que trabalhava em uma tecelagem: uma fábrica que fazia tecidos de seda. Ela era a funcionária mais antiga e ocupava o cargo de chefia.
A aranha era casada com seu Gerônimo e ainda não tinha filhos.
Embora gostasse de seu trabalho, ele ocupava todo o seu tempo.
Certo dia, dona Filomena não estava se sentindo bem no trabalho e desmaiou. Foi levada ao hospital e depois de examinada pelo médico, recebeu a notícia de que em breve seria mãe de uma porção de aranhazinhas.
O casal ficou muito feliz com a notícia. Dona Filomena passou alguns dias em casa, mas estava preocupada com seu trabalho. A fábrica a esperava.
Ela deixava seus ovinhos em casa protegidos e passava o dia na tecelagem. Durante a noite, ainda arrumava tempo para fazer alguns sapatinhos para os seus filhotes que iam nascer.
E foi numa dessas noites, enquanto Dona Filomena fazia os sapatinhos para os seus filhotinhos, que ela percebeu que um de seus ovos estava se abrindo.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

2) Autor(a) do livro:________________________

3) Parte da história que você mais gostou:______________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Justifique:_____________________________________________________

* Tipo de narrador: ( ) narrador personagem ( ) narrador observador

4) De sua opinião:
a) Se o tempo de permanência dos pais com os filhos é pouco, é preciso qualidade para estes momentos, buscando alternativas para mostrar aos filhos o quanto eles são queridos e importantes.
Faça uma lista para seus pais tornarem estes momentos agradáveis:
________________________________

b) Mesmo estando distantes, os pais podem estar presentes na rotina dos filhos.
Em sua opinião, como eles podem fazer isto?
________________________________

5) Explique a frase:

a) "Tecendo o amor."
________________________________________________________

b) “Os pais que trabalham fora devem dar limites à criança.”
________________________________________________________

5) Leia a frase e retire dela o que se pede:
Os filhotes de Dona Filomena perceberam que, mesmo com a mãe trabalhando e eles ficando na escola, a qualidade do tempo juntos era muito importante.

a) dois substantivos comuns:_________________________________
b) um substantivo próprio:____________________________
c) um verbo no pretérito:____________________
d) um artigo definido:_________
e) uma palavra no plural com dígrafo:___________________
f) um pronome pessoal do caso reto:__________
g) o antônimo de separados:______________
h) o sinônimo de notaram:________________

6) Marque a sequência que todas as palavras possuem ditongo:
a) ( ) aranha- Gerônimo- encantou
b) ( ) ovinhos- nascer- hospital
c) ( ) funcionária- ouviram- encantou

7) Montagem de painel sobre a história:
*** Recorte e colagem

Interpretação e atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source