CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 4 º ANO/ 2.012
1º TRIMESTRE
1) Números naturais (diferença entre número e numeral; o conjunto dos números naturais, sucessor e antecessor).
2) Valor absoluto e relativo.
3) Sistema de numeração decimal; (leitura, escrita, decomposição, ordens e classes - U, D, C, UM, DM, CM)
4) As quatro operações e prova real (Nome dos termos).
Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1.000.
6) Multiplicação e divisão por dois algarismos.
7) O Sistema Monetário e as quatro operações (utilizando a vígula)
8) Histórias Matemáticas (envolvendo as quatro operações e sistema monetário).
2 º TRIMESTRE
1) Números Romanos até 100.
2) Expressões numéricas com as quatro operações e parênteses.
3) Desafios matemáticos envolvendo os conteúdos em estudo.
4) Grandezas e Medidas( tempo e dinheiro; comprimento e superfície; massa e capacidade)
5) Números Decimais.
6) Produção de Histórias Matemáticas.
3º TRIMESTRE
1) Números Racionais: Fração (leitura de uma fração; termos da fração; representação com desenhos; adição e subtração com frações, idéia de probabilidade).
2) Fração de um nº inteiro
3) Sólidos Geométricos
Regiões Planas e seus contornos
Simetria
5) Histórias matemáticas com mais de um cálculo na resolução.
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS- 4º ANO 2.012
4) O SOLO E O SUBSOLO:
• Formação do planeta; camadas da Terra; camadas da crosta; solo do nosso município; doenças transmitidas pelo solo; tipos de erosão; a importância do reflorestamento e preservação; saneamento básico (o problema do lixo; coleta seletiva e reciclagem); o solo e a nossa saúde (agricultura e a alimentação saudável)
2º TRIMESTRE
5) A ÁGUA:
• Importância da água e
utilidades; características; estados físicos; tipos; processo de purificação; Corsan; doenças transmitidas; propriedades; situação da água no planeta e preservação; situação da água em nosso município e preservação; a água e a nossa saúde.
3º TRIMESTRE
6) O AR:
A atmosfera e suas camadas; características e propriedades do ar; importância e composição do ar; fenômenos atmosféricos; Energia Eólica; modificações na atmosfera (causas e consequências); Poluição do ar; O ar e a nossa saúde.
PORTUGUÊS- 4ª ANO/ 2.012
O ensino da Língua Portuguesa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve estar voltado para a função social da língua. Esta é requisito básico para que a pessoa ingresse no mundo letrado, para que possa construir seu processo de cidadania e, ainda, para que consiga se integrar à sociedade de forma ativa e a mais autônoma possível.
Nesse aspecto, para ser considerado competente
a viver em sociedade, atuando, de maneira adequada e relevante, nas mais diversas situações sociais de comunicação. Para tanto, o aluno precisa saber interagir verbalmente, isto é, precisa ser capaz de compreender e participar de um diálogo ou de uma conversa, de produzir textos escritos, dos diversos gêneros que circulam socialmente.
Ler e escrever, por su
as particularidades formais e funcionais, são também competências mais especificamente desenvolvidas no ambiente escolar. Tanto os textos escritos de uso mais familiar (como o bilhete, a carta), quanto os textos de domínio público (como o artigo, a notícia, a reportagem, o aviso, o anúncio, o conto, a crônica etc) são objeto do estudo sistemático na escola.
Daí a importância de promover-se o desenvolvimento, no aluno, da capacidade de produzir e compreender textos dos mais diversos gêneros e, em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
http://provabrasil2009.inep.gov.br/
CONTEÚDOS: 1º Trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros (diário, história em quadrinhos, conto, poesia, lenda, notícia, propaganda, fábulas, texto informativo, crônica, biografia, diálogo)
2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação, identificação do conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa, idéia implícita no texto)
3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas, assistidas e ouvidas.
4) Pontuação.
5) Tipos de frases. (interrogativa, exclamativa, afirmativa e negativa)
6) Classificação das palavras quanto ao nº de sílabas.
7) Classificação das palavras quanto à sílaba tônica. (oxítona, paroxítona e proparoxítona)
8) Dificuldades ortográficas.
9) Uso do dicionário
10) Ordem alfabética.
2º Trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros.
2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação, tema de um texto, partes principais e secundárias em um texto, variação lingüística)
3) Uso do dicionário.
4) Pontuação.
5) Fonema e letra.
6) Encontro consonantais(separáveis e inseparáveis, dígrafo) Encontros Vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato).
7) Adjetivo.
8) Artigos: Definidos e Indefinidos.
9) Dificuldades ortográficas.
3º Trimestre
1) Leitura de diferentes gêneros.
2) Produção textual: frases, parágrafos, textos, diálogos, descrição, narração. (observando a estruturação)
3) Reprodução oral e escrita de histórias lidas assistidas e ouvidas.
4) Pontuação.
5) Pronomes Pessoais do Caso Reto, Pronomes de Tratamento, Pronomes Possessivos e Demonstrativos.
6) Verbos: Modo indicativo (1ª, 2ª e 3ª conjugações)
7) Dificuldades ortográficas.
8) Uso do dicionário.
OBS: OS CONTEÚDOS COMO SUBSTANTIVOS COMUNS E PRÓPRIOS FORAM TRABALHADOS NO 3º ANO, PORTANTO DEVERÃO APENAS SEREM RETOMADOS.
CONTEÚDOS DE HISTÓRIA 4º Ano- 2.012
1º TRIMESTRE:
*Conceito de História:
Linha do Tempo:
Documentos sobre a história do aluno.
*Fontes históricas e fatos históricos.
* A história do Universo.
Noções básicas da pré- história, arqueologia e paleontologia (Santa Maria)
*O índio antigamente e atualmente
* Descobrimento do Brasil.
* Brasil Colônia de Portugal 1.500 à 1.822.
* Idéia de Migração, Emigração e Imigração.
* Os brasileiros continuam migrando.
2º TRIMESTRE:
* Origem histórica do município.
* Hino do município e Brasão.
* Hino do Brasil e Hino do RS.
* Os núcleos familiares em nosso município: Imigrantes (contribuição).
*Comparação entre nosso município e capital
* Aspectos atuais de Santa Maria.
3º TRIMESTRE:
*História de Porto Alegre: A vinda dos casais açorianos e contribuições para nosso povo.
*Viagem de Estudos à capital
* Pessoas ilustres que fizeram a história do nosso município.
* Revolução Farroupilha.
* Independência do Brasil.
* Proclamação da República.
* O Brasil Africano.
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA- 4º ano- 2.012
1º TRIMESTRE
APRENDENDO GEOGRAFIA:
O que trata a Geografia
Movimentos da Terra
Pontos cardeais
Noções de Cartografia
Mapa Mundi- Oceanos
Principais paralelos
Principal meridiano
Hemisférios (noção)
O BRASIL NA AMÉRICA DO SUL:
Países e capitais.
O NOSSO BRASIL:
Divisão regional (região que pertencemos)
O NOSSO RIO GRANDE DO SUL:
Localização no Brasil.
Pontos Extremos RS.
2º TRIMESTRE
ASPECTOS FÍSICOS DO NOSSO MUNICÍPIO: Mapa, localização clima, relevo (definição de planalto, planície e depressão), hidrografia ( margem, leito, afluente), vegetação, população (descendentes), pontos turísticos e governo(administração).
Usos dos recursos naturais.
3º TRIMESTRE
Os distritos e atividades econômicas (agricultura, pecuária, etc.)
Atividades econômicas ( indústria, comércio).
QUARTA COLÔNIA: Características gerais de cada local. Importância dos imigrantes para o crescimento da região.
Transportes e comunicação.
Ed. para o Trânsito.
O crescimento urbano e problemas da cidade.
CONTEÚDOS DE ARTES/ 4º Ano/ 2.012
1º TRIMESTRE:
• Linguagem artística: desenho, recorte, colagem, pintura, modelagem e dobradura.
• História da Arte e a Arte na Pré- História- Arte Rupestre (noções).
• Arte Indígena.
2º TRIMESTRE:
• Composição figurativa e abstrata.
• Cores: Tipos.
• Técnicas de desenhos utilizando o ponto, a linha e a reta.
* Dramatização.
3º TRIMESTRE:
• Alguns artistas santa-marienses e suas obras.
• Expressão corporal.
• Releitura de obras.
* Pintura em tela: O Pequeno Príncipe
CONTEÚDOS DE ENSINO RELIGIOSO/ 4ºANO/ 2.012
1º TRIMESTRE:
* Campanha da Fraternidade-2.012:
Tema: Fraternidade e Saúde Pública.
Lema: Que a saúde se difunda sobre a Terra.
*Livro de Gênesis, capítulos 1 e 2 do Antigo Testamento: As obras do Criador
* Os Dez Mandamentos da Lei de Deus; Os Dez Mandamentos da Alimentação Saudável.
* História de Pallotti.
* Família: Ela é invencível.
* Os que trabalham a favor da Vida.
* Páscoa: o verdadeiro significado
2º TRIMESTRE:
• Deus quer que colaboremos na criação do mundo que Ele sonhou.
• O mundo que Deus sonhou para mim e minha família.
• A relação de Jesus com os irmãos.
• Os que seguem Jesus.
• Bíblia.
• Respeito às diferenças.
3º TRIMESTRE:
• Jesus ensina como devem ser os homens (parábolas).
• Natal- o verdadeiro significado.
• Os que louvam e agradecem a Deus.
• Ação de Graças
• Dramatização de histórias.
(a maioria das aulas de ER podem ser encontradas aqui no blog)
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO PARA O PENSAR- 4º ANO/ 2.011
Instigar na criança o hábito de problematizar questões do dia-a-dia aproximando-o dos valores necessários para a formação humana. Trabalhar as virtudes, inseridas em textos para reflexão e interpretação que poderão ser aproveitados nas próprias aulas de Português e Ens. Religioso.
Janete parabéns pelo seu blog. As atividades postadas são super valiosas. Beijos Hariadyne
ResponderExcluirObrigada por visitar o blog...espero ter ajudado! abç!
ResponderExcluir