COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quinta-feira, 11 de março de 2010

PONTOS CARDEAIS...


Como o próprio nome diz: são pontos e significam pontos principais ou pontos de referência. Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra, são eles: o Norte e o Sul que apontam na direção dos pólos terrestre; o Leste e o Oeste que apontam para o lado do nascer e do por do Sol, cruzando a linha Norte-Sul. CUIDADO, o Leste e o Oeste não apontam sempre para o ponto onde o Sol nasce ou se põe e sim para o lado do nascente ou lado do poente. Durante o ano, o Sol nasce em pontos diferentes do lado do nascente e se põe em pontos diferentes do poente. Por isso, não podemos dizer que o Sol nasce sempre a Leste e se põe sempre a Oeste. Dependendo da época do ano a diferença, entre o nascente (ponto onde o Sol nasceu) e o Leste verdadeiro, é grande.
Todos os lugares para onde você se deslocar possuem um ponto de referência. Nas estradas, existem sempre sinais indicativos, como seguir em frente, vire à direita e outros. Ao pedir uma informação, você verá que também existe um ponto de referência: perto daquela casa amarela, em frente daquela praça.
Isso tudo acontece para que possamos nos localizar em um determinado espaço. Durante a noite as estrelas servem como ponto de orientação. De dia, é o sol. Ele aparece sempre de um lado da Terra e desaparece do lado oposto.
Vamos descobrir onde ficam esses pontos? Faça assim: Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste.
Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul.
Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.
Nossa aulinha de Geografia de hoje!

http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/pontos-cardeais

Jogos ou Brincadeiras com os Pontos Cardeais

Troca de Pontos Cardeais

Esta é uma variação da brincadeira de troca de números. Escreva no chão as quatro letras que indicam os quatro pontos cardeais: NSLO na direção certa. Faça um círculo com os participantes e um deles fica no meio, e chama por dois dos pontos. Os que estão nos dois pontos chamados, trocam de lugar e o que está no meio tenta chegar primeiro a um dos lugares chamados. O participante que ficou sem ligar vai para o meio. Os participantes tomam o nome do ponto no qual estão.

Brincadeira- Cartões dos Pontos Cardeais

Divida os participantes em dois grupos e coloque-os em fila. Cerca de uns 5 metros a frente de cada fila risque no chão um círculo com uns 60 cm de diâmetro, e marque o norte em cada um. Ao lado do círculo coloque uma pilha de 16 cartões escritos com os nomes de todos os pontos cardeais, virados para baixo.Ao sinal, o primeiro de cada fila corre, pega um dos cartões, lê e coloca-o na posição certa em relação ao Norte, no círculo. Depois volta correndo, toca o segundo da fila, o qual repete o mesmo trajeto, continuando até que todos os cartões estejam no círculo. Ganha-se um ponto para cada cartão colocado na posição certa e mais outro ponto por terminar primeiro. O time com mais pontos vence.

Um comentário:

  1. Parabéns, visito seguidamente seu blog e está sendo de grande ajuda, beijos ;*

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source