COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

segunda-feira, 5 de abril de 2010

AULA: ÁLBUM DE CIÊNCIAS - REVISÃO

O objetivo desta atividade foi revisar o conteúdo para avaliação posterior, a qual postarei depois que os alunos realizarem.

Esta história encontrei em um livro de atividades integradas de Ciências, História e Geografia. Na época não trabalhava com 4ª série, então não me preocupei em anotar os nomes dos autores. Levei a proposta da atividade às colegas. A Profª Márcia digitou a história, a Profª Luciane Caldas fez a capinha e cada uma aplicou de acordo com sua criatividade.

As crianças já conheciam a história, trabalhada em outro momento, com ilustrações grandes.

As atividades que eles mais gostam são ouvir histórias, assistir filmes e fazer ilustrações. Estas aulas são as que mais demonstram interesse e prazer, consequentemente a aprendizagem apresenta um nível bem satisfatório. É isto que um educador precisa descobrir para facilitar a aquisição do conhecimento das crianças, bem como, ajudá-los a ampliar seus conhecimentos também. Por isto, a ideia deste blog, para que eles possam encontrar aqui incentivos de irem além dos conhecimentos adquiridos na escola.

Entretanto, muitos questionamentos deles, a respeito de alguns seres vivos que a história cita. Relemos a história e comentamos novamente. Logo após, as crianças foram até a sala de informática pesquisar na PROCURA GOOGLE as imagens pouco conhecidas por eles, para facilitar mais as ilustrações.

INFORMÁTICA: Profº willian

Algumas das imagens pesquisadas:

Seres Unicelulares Anêmona

Algas Corais
Esponjas do mar Floresta de coníferas

Trilobitas

QUE BICHO É ESSE? (curiosidades)

Antes de os peixes tornarem-se animais dominadores, os mares eram repletos de trilobitas-parentes de tatuzinhos de jardim, caranguejos e insetos atuais. Trilobitas foram os primeiros artrópodes. O nome trilobitas, que significa "três lobos", refere-se às subdivisões longitudinais do corpo desses animais que tem três partes separadas por dois sulcos. Muitos trilobitas caminhavam pelo fundo oceânico, embora algumas espécies fossem capazes de nadar. Eles variavam de tamanho, desde delicadas formas microscópicas até espécies muito grandes. Com mais de 15.000 espécies, esses animais superam em número todos os outros tipos de criaturas extintas. O apogeu dos trilobitas ocorreu durante o Cambriano e o Ordoviciano e as últimas espécies foram dizimadas durante a extinção em massa do final do Permiano.
http://dinossauros-wwwdinossaurosecia.blogspot.com/2008

Mamute
ONDE VIVEU?
O Mamute viveu principalmente em lugares frios, mas uns não, mas todos tinham pelos. Eles viveram nos seguintes lugares:
América do Norte
Ásia (principalmente Sibéria)
Europa
O Mamute habitava regiões mais frias e temperadas do planeta, por isso ele tem pelos de colorações por exemplo, amarronzadas e acinzentadas.
O Mamute varria a camada de neve com suas fortes presas, para achar as vegetações escassas para alimentar-se.

MANEIRAS DE AQUECIMENTO
O Mamute vivia em regiões gélidas do planeta, por isso devia ser bem preparado para aguentar as nevascas e baixas temperaturas. Ele tinha uma ou as vezes mais camadas de pelos, além do pelo grosso e um estoque de gordura para auxiliar. O Mamute Lanoso ( Mammuthus Primigenius ) por exemplo tinha camadas de gordura em parte da cabeça e ao longo do ombro.

QUANDO VIVEU E MOTIVOS DE EXTINÇÃO
O Mamute viveu de 5 milhões a 10. 000 anos atrás. Ele era muito caçado na idade Neolítica ( Idade da pedra polida ) pelos homens, eles o matavam para comer sua carne, usar os pelos para fazer roupas e outras mantas e ossos para demais utilidades, o número de Mamutes diminuiu muito no decorrer dessa época. Outro fator importante para sua extinção foi o final da Era Glacial, conhecida como A Era do Gelo, o que pode ter feito alguns sobreviventes se refugiarem para a Índia, onde do Mamute evoluiu o Elefante Indiano.

ANATOMIA
O Mamute tinha um tamanho ( comprimento ) de aproximadamente 4,5 m. Como os elefantes atuais ele tinha grandes presas que chegavam ao tamanho de um carro médio, além da tromba.
De grande porte e pesado ele não era uma presa fácil para seus predadores, apesar de ele não ser muito ágil, ele tinha pernas grossas e fortes.
dino-ssauros.blogspot.com/2009/11/mamute.html

O preferido da turma 41:


Estauricossauro(Staurikossaurus pricei, do latim "lagarto cruzeiro do sul") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e semi-bípede do período Triássico. Media em torno de 2 metros de comprimento e pesava cerca de 30 quilogramas.O estauricossauro viveu na América do Sul e os seus restos foram encontrados no Sul do Brasil ou, mais específicamente, perto da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=19

Meteoro atingiu mesmo dinossauros...


Cientistas responsáveis pela maior revisão dos estudos sobre a extinção dos dinossauros afirmam que podem confirmar que o impacto de um asteroide sobre a Terra, na região do México, teria sido responsável pelo desaparecimento dos animais, há 65 milhões de anos.
De acordo com os cientistas, além de ter provocado a extinção dos dinossauros, a colisão causou o desaparecimento de cerca de 70% de todas as espécies que habitavam a Terra na época. Veja mais detalhes...
http://dino-ssauros.blogspot.com/











Canção dos Dinossauros (com tradução ) Aula de Inglês. Profª Luciana
http://br.yappr.com/welcome/Video.action?videoGuid=4909AD6B-101B-48D5-B607-BAC84A3DC32C Aqui, neste endereço, você pode ver com a tradução.



ÁLBUM: A VIDA NA TERRA PRIMITIVA...

Cena 1
A Terra, a 4,6 bilhões de anos... É um enorme globo com temperaturas altíssimas. Vulcões por toda a parte espalhando gases e lavas. Chuvas torrenciais caem sobre a Terra, mas a superfície quente provoca rápida evaporação. Quando a atividade vulcânica diminui, a superfície resfria-se e a água das chuvas acumula-se formando os oceanos.



Cena 2
Passam-se mais de um bilhão de anos... e na água morna que cobre a superfície do globo surgem as primeiras formas de vida, são seres unicelulares e muito simples. Há apenas 600 milhões de anos a vida marinha mostra sua diversidade: imensas florestas de algas, esponjas, anêmonas, corais, polvos, lulas, caramujos, os trilobitas (já extintos), mas no meio terrestre ainda não há vida.



Cena 3
Alguns tipos de algas se modificam, adaptam-se aos pântanos e ocupam a terra firme. É a origem das plantas terrestres, os pequenos musgos. Na água surgem os primeiros vertebrados: os peixes.



Cena 4
Passam-se milhões de anos... alguns peixes sofrem modificações e dão origem aos anfíbios – animais que vivem na terra e na água. Mais uma centena de milhões de anos... Florestas de samambaias cobrem o solo. Aparecem os primeiros répteis, são os primeiros animais que põem ovos com casca e tem filhotes capazes de sobreviver em terra firme.


Cena 5
Os répteis espalham-se pelo planeta mostrando uma grande variedade: voadores, carnívoros, aquáticos, grandes, pequenos. Alguns deles são os famosos dinossauros que dominaram o planeta por muito tempo.



Cena 6
Alguns répteis se modificam e dão origem as aves primitivas, animais com penas, bico e até dentes. Neste período surgem os mamíferos primitivos – animais pequenos, com pelos, parecidos com roedores, geram os filhotes na barriga da mãe e ao nascer alimentam-se do leite produzido por ela.


Cena 7

Há 200 milhões de anos a região de Santa Maria era uma planície árida e quente, de solo avermelhado, com pequenos lagos disputados por répteis de vários tipos (cinodontes, rincossauros, dicinodontes) e grandes florestas de coníferas. Hoje encontramos os fósseis destes seres do passado na região central do RS ( Esta cena foi adaptada ao nosso estado e cidade)



Cena 8
Há 64 milhões de anos, um meteoro caiu e provocou um grande abalo no planeta que culminou com a extinção de várias espécies, entre elas, os dinossauros. Evoluem os grandes mamíferos como os mamutes, baleias, preguiça-gigante. Surgem as plantas que produzem flores e frutos.



Cena 9
Há 3 milhões de anos surgem os hominídeos. O corpo coberto de pelos, buscam o alimento nas raízes, folhas e frutos da floresta. Aprendem a dominar o fogo, protegem-se em abrigos, desenvolvem objetos para facilitar a caça e a manipulação de alimentos.



Cena 10
Há 100 mil anos inicia a história do homem atual, o Homo Sapiens. Caminha sobre dois pés, tem as mãos livres para defender-se e manipular alimentos, o cérebro bem desenvolvido permite que crie formas de organização. É inicialmente nômade e, à medida que domestica animais e cultiva as plantas, torna-se sedentário, acumula produtos e surge o comércio.


PASSATEMPO:

http://www.monica.com.br/comics/horacio/hor-202b.htm


PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS:06/04/2.010

a) 368.000 livros sobre vulcões - 99.674


b) o sêxtuplo de 2.478 figurinhas de dinossauros;

a) Numa livraria tem 368.000 livros sobre vulcões. Destes livros, roubaram 99.674. Quantos livros sobre vulcões restaram? (Eduardo)

b) Lari tem 2.478 figurinhas de dinossauros em sua coleção. Franciele tem o sêxtuplo de figurinhas de Lari. Quantas figurinhas tem Franciele? (Giovana)

c) Luiza possui o sêxtuplo de 2.478 figurinhas de dinossauros. Quantas figurinhas ela tem? (Larissa)

AULA DE INFORMÁTICA: o7/04/2.010

Trabalhando no Word: Digitação das histórias matemáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source