COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 9 de abril de 2010

AULAS: ARTES - TRABALHO NO LIVRO

Sabemos que muitos educadores são contra o uso de livros em sala de aula. Penso que um livro, bem analisado e escolhido pelo grupo de educadores serve de apoio ao planejamento, pois o professor deve utilizar-se também de outros recursos para complementar o seu trabalho. É isto que procuramos fazer e está dando certo!


OBS: ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM VÁRIAS AULAS E TAMBÉM EM VÁRIAS DISCIPLINAS.


Analisamos a gravura e comentamos.

Texto:

O que é Arte?
Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.
Quem faz arte?
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte, que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia a dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura de doenças, para ajudar a explorar o mundo.
Como entendemos a arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
O que é estilo? Por que rotulamos os estilos de arte?
Estilo é o como o trabalho se mostra, depois de o artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo único. Assim, Salvador Dalí tinha um estilo diferente de Picasso e de Tarsila do Amaral. Por esse motivo, a categorização de estilos e movimentos é importante. Imagine se todas as peças de arte feitas até hoje fossem expostas numa sala gigantesca. Nunca conseguiríamos ver quem fez o que, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulá-las.
Ex.: Renascimento, Impressionismo, Cubismo, Surrealismo...
Como as ideias se espalham pelo mundo?
Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progressos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da arqueologia, quando se descobrem objetos de outras civilizações; pela fotografia, a arte passou a ser reproduzida e, nos anos 1890, muitas das revistas internacionais de arte já tinham fotos; pelo rádio e televisão, o rádio foi inventado em 1895 e a televisão em 1926, permitindo que as idéias fossem transmitidas por todo o mundo rapidamente, os estilos de arte podem ser observados, as teorias debatidas e as técnicas compartilhadas: pela imprensa, que foi inventada por Johann Gutenberg por volta de 1450, assim os livros e arte podiam ser impressos e distribuídos em grande quantidade; pela Internet, alguns artistas colocam suas obras em exposição e podemos pesquisá-las, bem como saber sobre outros estilos.
Fonte: http://www..spiner.com.br/

Trabalhamos o texto "MEU PRIMEIRO DISCO": Leitura, comentário participado e interpretação escrita do livro.

Observamos estas obras e conversamos sobre Artes

As crianças ilustraram, no caderno, obras de artes que possuem em casa (estatuetas, quadros, etc)



Texto: "BEETHOVEN"

Trabalhamos BIOGRAFIA deste artista.

Interpretação oral e escrita (no livro).

Ouvimos a Obra de Arte dele: 5ª sinfonia de Beethoven. (CD que acompanha o livro do professor)



















Conhecemos a Biografia de Ruth Rocha.
Ano passado, trabalhamos algumas de suas Obras de Arte. (livros)

Produção textual no Caderno do Escritor:

*** Escolha uma pessoa da família e escreva sua biografia.

Descreva aspectos importantes da vida pessoal e profissional da pessoa que escolheu. (atividade do livro)

* A proposta de Artes no livro era o esboço de uma "Obra de Arte": Momento vivido pelo aluno.

No entanto, adaptei ao que estamos trabalhando. Produção textual da aula de Português com ilustração do planeta que inventaram. A ilustração é o esboço do desenho que farão posteriormente em tamanho maior com pincel e tinta. (próxima aula)









***Aqui está o trabalho final com tinta.


TRABALHO DE PESQUISA: (História)


A Arte na Pré -História

Culminância desta atividade: No Museu Vicente Pallotti


***Visitaremos as obras de artes (Artes) e também a sala de Paleontologia (Ciências e História)


***Este museu fica no prédio ao lado da nossa escola, pois faz parte da Congegação Pallottina. Enriquece muito nossas aulas.

http://www.pallotti.com.br/museu/museu.html




Na sala de paleontologia: animais e vegetais fossilizados, na sua maioria compreendem o período Triássico da era Mesozóica com cerca de 220 milhões de anos, formação Santa Maria.





TRABALHO: VISITA AO MUSEU VICENTE PALLOTTI
1) Sala de Paleontologia:

a) Cite três coisas interessantes que você viu nesta sala:
_________________________________________________________________


b) O que mais chamou sua atenção? Por quê?
_________________________________________________________________



*** Ilustre:

c) Escreva o nome de animais, que viveram na Terra Primitiva e vimos seus fósseis no museu:
______________________, _______________________, _______________

2) Sala de Artes Sacras:

a) Depois desta visita, o que você entendeu por Arte Sacra?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Ilustre a Arte Sacra que você mais gostou:

c) Você gostou desta visita? Justifique:

_________________________________________________________________________________

Ciências: Leitura e Interpretação:

*** Não sei dizer qual livro encontrei.

Um comentário:

  1. Olá querida Janete, fico muito feliz em encontrá
    no mundo virtual. Parabéns pelo Blog o teu trabalho eu já conheço e sei que é lindo.
    Acesse o meu blog e saberá quem sou.
    Bjus

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source