OBS: ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM VÁRIAS AULAS E TAMBÉM EM VÁRIAS DISCIPLINAS.
Texto:
O que é Arte?
Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.
Quem faz arte?
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte, que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia a dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura de doenças, para ajudar a explorar o mundo.
Como entendemos a arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
O que é estilo? Por que rotulamos os estilos de arte?
Estilo é o como o trabalho se mostra, depois de o artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo único. Assim, Salvador Dalí tinha um estilo diferente de Picasso e de Tarsila do Amaral. Por esse motivo, a categorização de estilos e movimentos é importante. Imagine se todas as peças de arte feitas até hoje fossem expostas numa sala gigantesca. Nunca conseguiríamos ver quem fez o que, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulá-las.
Ex.: Renascimento, Impressionismo, Cubismo, Surrealismo...
Como as ideias se espalham pelo mundo?
Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progressos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da arqueologia, quando se descobrem objetos de outras civilizações; pela fotografia, a arte passou a ser reproduzida e, nos anos 1890, muitas das revistas internacionais de arte já tinham fotos; pelo rádio e televisão, o rádio foi inventado em 1895 e a televisão em 1926, permitindo que as idéias fossem transmitidas por todo o mundo rapidamente, os estilos de arte podem ser observados, as teorias debatidas e as técnicas compartilhadas: pela imprensa, que foi inventada por Johann Gutenberg por volta de 1450, assim os livros e arte podiam ser impressos e distribuídos em grande quantidade; pela Internet, alguns artistas colocam suas obras em exposição e podemos pesquisá-las, bem como saber sobre outros estilos.
Fonte: http://www..spiner.com.br/
Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.
Quem faz arte?
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte, que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia a dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura de doenças, para ajudar a explorar o mundo.
Como entendemos a arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
O que é estilo? Por que rotulamos os estilos de arte?
Estilo é o como o trabalho se mostra, depois de o artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo único. Assim, Salvador Dalí tinha um estilo diferente de Picasso e de Tarsila do Amaral. Por esse motivo, a categorização de estilos e movimentos é importante. Imagine se todas as peças de arte feitas até hoje fossem expostas numa sala gigantesca. Nunca conseguiríamos ver quem fez o que, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulá-las.
Ex.: Renascimento, Impressionismo, Cubismo, Surrealismo...
Como as ideias se espalham pelo mundo?
Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progressos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da arqueologia, quando se descobrem objetos de outras civilizações; pela fotografia, a arte passou a ser reproduzida e, nos anos 1890, muitas das revistas internacionais de arte já tinham fotos; pelo rádio e televisão, o rádio foi inventado em 1895 e a televisão em 1926, permitindo que as idéias fossem transmitidas por todo o mundo rapidamente, os estilos de arte podem ser observados, as teorias debatidas e as técnicas compartilhadas: pela imprensa, que foi inventada por Johann Gutenberg por volta de 1450, assim os livros e arte podiam ser impressos e distribuídos em grande quantidade; pela Internet, alguns artistas colocam suas obras em exposição e podemos pesquisá-las, bem como saber sobre outros estilos.
Fonte: http://www..spiner.com.br/
Trabalhamos o texto "MEU PRIMEIRO DISCO": Leitura, comentário participado e interpretação escrita do livro.
Observamos estas obras e conversamos sobre Artes
As crianças ilustraram, no caderno, obras de artes que possuem em casa (estatuetas, quadros, etc)
Texto: "BEETHOVEN"
Trabalhamos BIOGRAFIA deste artista.
Interpretação oral e escrita (no livro).
Ouvimos a Obra de Arte dele: 5ª sinfonia de Beethoven. (CD que acompanha o livro do professor)
Conhecemos a Biografia de Ruth Rocha.
Ano passado, trabalhamos algumas de suas Obras de Arte. (livros)
Produção textual no Caderno do Escritor:
*** Escolha uma pessoa da família e escreva sua biografia.
Descreva aspectos importantes da vida pessoal e profissional da pessoa que escolheu. (atividade do livro)
* A proposta de Artes no livro era o esboço de uma "Obra de Arte": Momento vivido pelo aluno.
No entanto, adaptei ao que estamos trabalhando. Produção textual da aula de Português com ilustração do planeta que inventaram. A ilustração é o esboço do desenho que farão posteriormente em tamanho maior com pincel e tinta. (próxima aula)
***Aqui está o trabalho final com tinta.
TRABALHO DE PESQUISA: (História)
A Arte na Pré -História
Culminância desta atividade: No Museu Vicente Pallotti
***Visitaremos as obras de artes (Artes) e também a sala de Paleontologia (Ciências e História)
***Este museu fica no prédio ao lado da nossa escola, pois faz parte da Congegação Pallottina. Enriquece muito nossas aulas.
http://www.pallotti.com.br/museu/museu.html
Na sala de paleontologia: animais e vegetais fossilizados, na sua maioria compreendem o período Triássico da era Mesozóica com cerca de 220 milhões de anos, formação Santa Maria.
TRABALHO: VISITA AO MUSEU VICENTE PALLOTTI
1) Sala de Paleontologia:
a) Cite três coisas interessantes que você viu nesta sala:
_________________________________________________________________
b) O que mais chamou sua atenção? Por quê?
_________________________________________________________________
*** Ilustre:
c) Escreva o nome de animais, que viveram na Terra Primitiva e vimos seus fósseis no museu:
______________________, _______________________, _______________
2) Sala de Artes Sacras:
a) Depois desta visita, o que você entendeu por Arte Sacra?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Ilustre a Arte Sacra que você mais gostou:
c) Você gostou desta visita? Justifique:
_________________________________________________________________________________
Ciências: Leitura e Interpretação:
*** Não sei dizer qual livro encontrei.
Olá querida Janete, fico muito feliz em encontrá
ResponderExcluirno mundo virtual. Parabéns pelo Blog o teu trabalho eu já conheço e sei que é lindo.
Acesse o meu blog e saberá quem sou.
Bjus