COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quinta-feira, 22 de abril de 2010

AULAS: A PRÉ- HISTÓRIA E O POVOAMENTO DA AMÉRICA DO SUL

A América do Sul...
Iniciamos a nossa 1ª aula, assistindo o power point na Sala do CD ROON, organizado pela Profª
Luciane Caldas.
Analisamos cada mapa e cada gravura que lá estava. Também foi trabalhado a diferença entre LIMITE E FRONTEIRA. Logo após, trabalhamos a folha abaixo com atividades.


Fonte: Livro de Geografia-Projeto Buriti- Ed. Moderna.

Observamos o que causou o movimento de colisão das placas tectônicas, fazendo surgir a Cordilheira dos Andes.
* Causou um enrrugamento da crosta, formando as cadeias de montanhas. Observamos que o Chile fica bem no limite de uma placa. Identificamos que a placa da América do Sul é a PLACA SUL AMERICANA.
O Brasil não fica no limite desta placa, fica bem no centro dela, por isto não temos terremotos e maremotos violentos.( Esta frase é conclusão deles)

Cordilheira dos Andes (Chile)
Fonte das imagens: Google

Fonte: Livro de Ciências***Terra- Planeta Vida- Amélia Porto- Lízia Ramos-Sheila Goulart

Pré- História
Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

Paleolítico: Machado de madeira e pedra (reprodução)
Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.

Mesolítico
Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

Neolítico ou Idade da Pedra Polida
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
www.suapesquisa.com/prehistoria/

1) PROCURE NO DICIONÁRIO:
a) nômade:
B) sedentário:
c) primitivo:

2) Ilustre fatos importantes que aconteceram nestas fases da Pré- História:
a) Paleolítico:

b) Mesolítico;

c) Neolítico:

3) Tarefa:
***HOMENS E DINOSSAUROS NÃO VIVERAM NA MESMA ÉPOCA.

Fonte: Coleção História no dia-a- dia
Cláudia Lorene & Célio

TRABALHO DE PESQUISA: A ARTE NA PRÉ- HISTÓRIA.

REVISANDO...
* Pesquise no texto da aula passada: PRÉ- HISTÓRIA
***O que você entendeu por Pré- História?

*** Em que período da Pré-História o homem...
a) vivia em cavernas?
b) se comunicava através de pinturas rupestres?
c) começou a construir vilas e cidades?
***Ilustre os instrumentos fabricados pelo homem, no período Neolítico:

Assim como as outras postagens, estes conteúdos estão sendo trabalhados em várias aulas de Geografia , História, Artes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source