COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 11 de maio de 2010

COPA DO MUNDO NA SALA DE AULA...

MINI PROJETO COPA DO MUNDO: COPA DAS VIRTUDES

BUSQUE SER UM HEXACAMPEÃO EM VIRTUDES!!!



O crachá da nossa Copa:


***VAI TER ATÉ MASCOTE!!!

SENTIR-SE COMO PARTE DO PAÍS...É COMO PERTENCER A MESMA TORCIDA...SEJA INTER...SEJA GRÊMIO...SOMOS TODOS BRASILEIROS!!!

Aula do dia 18/05: Matemática

1) Leitura e comentário participado:

***Dicionário


***A Copa da África do Sul será a 1ª a ser realizada no continente africano.Os brasileiros esperam ansiosos o início desta copa, pois nossa seleção é PENTACAMPEÃO DO FUTEBOL.
A copa terá início dia 11 de junho e o presidente dos Estados Unidos, Obama, estará presente.
Muitas pessoas, que tem condições financeiras, viajarão para África, pois uma viagem para um lugar tão distante custa muito caro.
Veja o valor das passagens aéreas, na classe econômica, para a África:
Valor de ida: R$ 3.273,00
Saída de POA Destino: Johanesburgo

2)Resolva:
a) Uma pessoa para ir assistir os jogos da copa 2.010 e voltar, quanto irá gastar?
Cálculo: P.R: R:

*** Se o valor das passagens, de ida e volta, for parcelado em 12 prestações iguais, qual será o valor de cada prestação?
Cálculo: P.R: R:

3)SELEÇÕES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO/2.010-ÁFRICA DO SUL:

***Clique no país e conheça cada seleção e muito mais...

África do Sul Alemanha Argélia Argentina Austrália Brasil Camarões Chile Coreia do Norte Coreia do Sul Costa do Marfim Dinamarca Eslováquia Eslovênia Estados Unidos Espanha França Gana Grécia Holanda Honduras Inglaterra Itália Japão México Nigéria Nova Zelândia Paraguai Portugal Sérvia Suíça Uruguai

Seleções participantes: 32

Seleções estreantes: 2 Eslováquia - Sérvia

Fonte:
http://www.quadrodemedalhas.com/

***Multiplique o nª de seleções participantes por 17, 22 e 28. Após, tire a prova real de cada cálculo:
Cálculos:

4) Tarefas:
Pesquise uma curiosidade ou notícia sobre a Copa do Mundo.
Registre no caderno.
5) Informática: Joguinhos da copa. (CD da Coleção De Olho na Copa. Ed. Vale das Letras)
*Memória, Quebra cabeça, Sete Erros e A Partida.

Este é para você jogar aqui!

FUTEBOL ONLINE PARA VOCÊ JOGAR...CLIQUE E JOGUE!

http://jogarfutebol.com.br/tiny-soccer

Aula do dia 19/04: Matemática e Ciências

1) Leitura e comentário participado:

2) Explique a frase:
“A Seleção brasileira vai buscar o hexa...levando o conceito de sustentabilidade do planeta.”
***Quer dizer que o planeta pode se sustentar, fazendo roupas de pet e não causar problemas para a natureza.(Gianlucca)

3) De sua opinião sobre a camiseta ecológica:
***No início eu achei estranho, mas agora acho que pode ser bom para preservar o meio ambiente, mas achei muito cara porque as garrafas Pet são compradas por nós, colocadas no lixo e coletadas pelas indústrias. (Vinicíus e Wellinton)

4) Gravura: Tempo de decomposição de alguns materiais(postarei depois)
Na sua opinião, por que é importante reciclar?
*** Na minha opinião, isto é importante porque fica muito tempo o lixo poluindo o ar e o solo, prejudicando os seres vivos. (Duda)

5) Oba...histórias matemáticas!!!

8 GARRRAFAS PET = 1 UNIFORME COMPLETO

a) Quantas garrafas PET são necessárias para uniformizar um time todo de futebol?
Cálculo: P.R: R:

b) Uma camisa ecológica da seleção custa R$ 246,00. Para uniformizar um time de futebol completo, qual será o valor total do gasto?
Cálculo: P.R: R:

6) Trabalhe com o nº:

13.000.000 de garrafas plásticas recicladas

a) Escreva por extenso:
b) Coloque o nº no Q.V.L.:
c) Este nº é par ou ímpar? Justifique:
d) Subtraia deste nº, 11.670.001:
Cálculo: P.R:

7)Faça o que se pede,com os números:



607 / 3.468 / 925

a) Divida os números por 34:

Cálculos: P.R:

b) Adicione os números ímpares:

Cálculo: P.R:

c) Coloque os números na ordem crescente:

d) De o antecessor e sucessor do nº par:

Aula do dia 20/05: Geografia, História e Português.

1) APRENDENDO COM A COPA DO MUNDO:

a) Observe o mapa da América do Sul e pinte os países, cujas seleções foram classificadas para o Mundial:

***Escreva o nome destes países na ordem alfabética e ao lado a capital:


b) Quais países da América do Sul a Linha do Equador atravessa?

c) Quais países o Trópico de Capricórnio atravessa?

d) Como são classificadas estas linhas imaginárias?

2) Conheça o mapa do Continente Africano:


a) Pinte de vermelho o país em que acontecerão os jogos da Copa do Mundo:

b) Escreva o nome da capital deste país: (Pesquisa no Atlas)

3) Texto para leitura e comentário participado:


Fonte: Coleção: De Olho na Copa (Ed.Vale das letras)

4) Trabalhando o texto:
a) Quem trouxe o futebol para o Brasil?
b) No começo, como era chamado o futebol?
5) Complete com as datas:
a) Primeira partida de futebol no Brasil:
b) Charles Milller encerrou sua carreira de jogador:
c) O Brasil tornou-se Campeão do Futebol:
6) Observe estas seleções da copa:
Brasil- Argentina- África
Inglaterra- Alemanha- Chile
a) Circule os encontros consonantais e classifique-os em separáveis ou inseparáveis.
b) Copie o nome das seleções que possuem dígrafos:
Aulas elaboradas por: Profª Janete Motta

***Continuarei postando. Ok!

Um comentário:

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