Projeto: COPA DAS VIRTUDES
JUSTIFICATIVA:
Este projeto é um trabalho multidisciplinar que visa aproveitar um acontecimento, no qual nossas crianças demonstram interesse e entusiasmo.
Pensando nisto, inserimos este tema ao nosso planejamento, para desenvolver as habilidades necessárias para termos, como produto, uma aprendizagem prazerosa, já que o futebol ganhou um grande espaço em nossa cultura.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar situações de aprendizagem vinculadas às informações que este evento transmite, possibilitando ao educando expressar suas ideias com criticidade e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Perceber a união dos povos através do futebol.
· Fortalecer os laços de amizade entre turmas e séries através de momentos de interação.
· Reconhecer que as virtudes são necessárias para tornar-se um vencedor, tanto nos jogos como na vida.
· Identificar um campeão, não como o melhor, mas aquele que mereceu este título.
· Conhecer a história do futebol e perceber sua evolução.
Português:
· Textos: Vida de bola, É uma partida de futebol (skank) e outros.
· Substantivos próprios (jogadores e países).
· Adjetivos pátrios (países).
· Notícias.
· Interpretação de charges sobre o futebol.
· Chargista Elias José: Oficina de charge.
Matemática:
· Estádios e capacidade (histórias matemáticas, Quadro Valor Lugar, escrita dos números por extenso, decomposição).
· Significado das palavras (pentacampeão, tetracampeão, tricampeão, bicampeão, hexacampeão).
São muitos os números que podemos usar em nosso planejamento: gols, números de jogadores, comércio de bandeiras, cornetas, camisas, preços de ingressos, passagens pra África, etc.
Geografia:
· Mapa Mundi com as bandeiras dos países participantes.
· Brasil e África (localização, população, clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, língua, modo de vida e costumes).
História:
· Contribuição da cultura Africana em nossos costumes (comida, vocabulário...).
· Aspectos positivos e negativos da copa (Educação pra o Pensar).
· Dinâmica da sociedade capitalista (comércio de produtos e atletas também estão “no jogo”).
· Linha de tempo das copas.
· Hino do Brasil, da África do Sul e da Copa (dicionário e interpretação).
· Bandeira Brasileira.
Ciências:
· Saúde física e mental (alimentação, práticas de esportes, fumo e álcool incompatíveis com a pratica de esportes e saúde).
· Uniformes confeccionados com fibra - preservação da natureza.
· Animais: Em extinção e preservação.
***As séries que trabalham corpo humano, o professor poderá introduzir este assunto através de desenhos (ou gravuras) dos jogadores, identificando as partes do corpo.
Artes:
· Significado do Mascote da Copa 2010( preservação dos animais).
· Atribuir significado ao nosso mascote da copa das virtudes: Pallottinho.
· Desenho com recorte e colagens do nosso mascote: Pallottinho.
. Releitura da obra de Cândido Portinari:”Futebol em Brodósqui”.
Inglês:
· Palavras e frases em inglês (bola, jogo, jogadores, time, etc.).
· Montagem de campo de futebol (Jogo do sopro)
Informática:
· Jogos sobre a copa (quebra-cabeça, memória, futebol virtual, sete erros).
· Produção textual e digitação.
Educação Física:
***A bola é um brinquedo bastante apreciado pelas crianças, por isso, ela será privilegiada nas aulas de Educação Física.
· Brincadeiras com bola.
· Interséries: Futebol.
· Abertura: Copa das Virtudes.
Os nomes dos times serão virtudes, já trabalhadas anteriormente.
· Além dos jogos, cada time terá como tarefa semanal:
Planejar um calendário com boas ações na escola e em casa, baseadas nas virtudes.
Organização da sala no final da tarde.
Ajudar os colegas nas atividades que demonstrarem mais dificuldade.
Patrulha do lixo – Recreio.
Educação para o Pensar:
· Aspectos positivos e negativos da copa.
Ensino Religioso:
· Jesus também tinha um time: Os 12 apóstolos.
· Jesus sempre ensinava a seus discípulos a importância de praticar a caridade.
Profª Janete Motta
Bibliografia: Coleção de Olho na Copa. Ed. Vale das Letras.
Outras estão sendo citadas junto com textos utilizados nas aulas e postados aqui, porém em outras postagens.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto é um trabalho multidisciplinar que visa aproveitar um acontecimento, no qual nossas crianças demonstram interesse e entusiasmo.
Pensando nisto, inserimos este tema ao nosso planejamento, para desenvolver as habilidades necessárias para termos, como produto, uma aprendizagem prazerosa, já que o futebol ganhou um grande espaço em nossa cultura.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar situações de aprendizagem vinculadas às informações que este evento transmite, possibilitando ao educando expressar suas ideias com criticidade e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Perceber a união dos povos através do futebol.
· Fortalecer os laços de amizade entre turmas e séries através de momentos de interação.
· Reconhecer que as virtudes são necessárias para tornar-se um vencedor, tanto nos jogos como na vida.
· Identificar um campeão, não como o melhor, mas aquele que mereceu este título.
· Conhecer a história do futebol e perceber sua evolução.
Português:
· Textos: Vida de bola, É uma partida de futebol (skank) e outros.
· Substantivos próprios (jogadores e países).
· Adjetivos pátrios (países).
· Notícias.
· Interpretação de charges sobre o futebol.
· Chargista Elias José: Oficina de charge.
Matemática:
· Estádios e capacidade (histórias matemáticas, Quadro Valor Lugar, escrita dos números por extenso, decomposição).
· Significado das palavras (pentacampeão, tetracampeão, tricampeão, bicampeão, hexacampeão).
São muitos os números que podemos usar em nosso planejamento: gols, números de jogadores, comércio de bandeiras, cornetas, camisas, preços de ingressos, passagens pra África, etc.
Geografia:
· Mapa Mundi com as bandeiras dos países participantes.
· Brasil e África (localização, população, clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, língua, modo de vida e costumes).
História:
· Contribuição da cultura Africana em nossos costumes (comida, vocabulário...).
· Aspectos positivos e negativos da copa (Educação pra o Pensar).
· Dinâmica da sociedade capitalista (comércio de produtos e atletas também estão “no jogo”).
· Linha de tempo das copas.
· Hino do Brasil, da África do Sul e da Copa (dicionário e interpretação).
· Bandeira Brasileira.
Ciências:
· Saúde física e mental (alimentação, práticas de esportes, fumo e álcool incompatíveis com a pratica de esportes e saúde).
· Uniformes confeccionados com fibra - preservação da natureza.
· Animais: Em extinção e preservação.
***As séries que trabalham corpo humano, o professor poderá introduzir este assunto através de desenhos (ou gravuras) dos jogadores, identificando as partes do corpo.
Artes:
· Significado do Mascote da Copa 2010( preservação dos animais).
· Atribuir significado ao nosso mascote da copa das virtudes: Pallottinho.
· Desenho com recorte e colagens do nosso mascote: Pallottinho.
. Releitura da obra de Cândido Portinari:”Futebol em Brodósqui”.
Inglês:
· Palavras e frases em inglês (bola, jogo, jogadores, time, etc.).
· Montagem de campo de futebol (Jogo do sopro)
Informática:
· Jogos sobre a copa (quebra-cabeça, memória, futebol virtual, sete erros).
· Produção textual e digitação.
Educação Física:
***A bola é um brinquedo bastante apreciado pelas crianças, por isso, ela será privilegiada nas aulas de Educação Física.
· Brincadeiras com bola.
· Interséries: Futebol.
· Abertura: Copa das Virtudes.
Os nomes dos times serão virtudes, já trabalhadas anteriormente.
· Além dos jogos, cada time terá como tarefa semanal:
Planejar um calendário com boas ações na escola e em casa, baseadas nas virtudes.
Organização da sala no final da tarde.
Ajudar os colegas nas atividades que demonstrarem mais dificuldade.
Patrulha do lixo – Recreio.
Educação para o Pensar:
· Aspectos positivos e negativos da copa.
Ensino Religioso:
· Jesus também tinha um time: Os 12 apóstolos.
· Jesus sempre ensinava a seus discípulos a importância de praticar a caridade.
Profª Janete Motta
Bibliografia: Coleção de Olho na Copa. Ed. Vale das Letras.
Outras estão sendo citadas junto com textos utilizados nas aulas e postados aqui, porém em outras postagens.
Janete teu blog está maravilhoso...Parabénsssssssssss!!!!
ResponderExcluir