COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

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http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 3 de outubro de 2010

SUPER HERÓIS: LIGA DA MATEMÁTICA...



LIGA DA MATEMÁTICA: Juntos podemos aprender...

Liga Matemática – heróis da esquerda para a direita: Suzi (Multiplagirl), Binho
(Divisorboy), Cristofer (Númeroman) e Douglas (Fraçãoman).

Fonte: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_26.pdf

Adaptação: Profe Janete Motta.

“Como tudo começou...” na qual contamos um dia da vida de Cristofer, um garoto
aparentemente comum, mas que logo descobrirá o maravilhoso mundo dos números e como fazer deste mundo, sua força. É necessário que você se envolva com o personagem e siga com ele e seus amigos para resolver as questões matemáticas.

1) Resolva:
a) Numeroman precisa arrecadar para a Campanha da Solidariedade 876 caixas de leite. Ele já conseguiu 2/3 desta quantia. Quantas caixas ele já conseguiu?
Cálculos:

*** Quantas caixas faltam para ele arrecadar?
Cálculo: P.R:

b) Para Numeroman e seus amigos adquirirem a Força da Solidariedade é necessário que eles distribuam igualmente as caixas de leite entre 24 orfanatos. Quantas caixas cada orfanato receberá?
Cálculo: P.R:

*** As caixas que sobrarão Multiplagirl doará para a Casa de Idosos. Quantas caixas ela doará para a Casa de Idosos?
R:_______________________________________________________________

2) Ajude Múltiplagirl decifrar o Código Secreto da Solidariedade:
a) m.m.c. 36,60
O Código Secreto da Solidariedade é______.

c) Divirsorboy precisa recuperar suas forças calculando os divisores de :
D (8) ={______________________________} 8 , 32
D( 32) ={___________________________________}
m.d.c. 8 e 32={______}

3) Fraçãomen quer ser rápido, muito rápido para ajudar na Campanha da Solidariedade. Ajude-o...Arme as frações e calcule:
a) 8/20 + 7/20 =

b) 6 . 3/3 =

***Classifique estas frações em: própria (P)
Imprópria(I)

3) Vamos dar mais força para a Liga da Matemática, aprendendo a divisão entre frações...
*** O QUOCIENTE DE UMA FRAÇÃO POR OUTRA DIFERENTE DE ZERO É O PRODUTO DA PRIMEIRA FRAÇÃO PELO INVERSO DA SEGUNDA.
Ex: 2/3 : ½ = 2/3 : 2/1 = 4/3

4) É fácil!!!

a) 1/5 ; ½ = ___

b) ¾ : 1/7 =___


c) 2/3 : 5/7 = ____

d) 4 : ½ = ____

e) 4/5 : 3/2 = ____
Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

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