Para considerar a origem histórica de Santa Maria, é necessário voltarmos ao ano de 1.777, 1º de outubro, quando Portugal e Espanha celebraram um convênio denominado Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, com o objetivo de demarcar os limites entre os domínios dos dois países no Sul do Brasil, para que as terras, que haviam sido ilegalmente tomadas, em guerras anteriores, fossem devolvidas. A campanha foi iniciada em 1.784, e o interesse era de paz, pois desejavam o progresso de suas colônias. Entretanto, o povo não compartilhava do mesmo espírito de tranqüilidade. Razões adversas levaram os Comissários de Demarcação de Limites, da Espanha e de Portugal, a constantes e sangrentos conflitos, o que impediu a concretização do que previa o Tratado. Nunca houve conformidade entre os comissários dos dois países, e cada qual interpretava o documento oficial como melhor conviesse para o seu país.
A1ª Divisão da Partida Portuguesa esteve em 1.787, em terras de Santa Maria, no Arroio dos Ferreiros, depois Passo dos Ferreiros, (porque quando o exército passou pelo local, os ferreiros armaram aí, suas forjas.) Hoje, nesse lugar, está assentado o Núcleo Habitacional Tancredo Neves. Seguindo para o sul do Estado, junto do Forte espanhol de Santa Tecla, a expedição bipartiu-se, constituindo uma das partes a 2ª Subdivisão da Partida Portuguesa, assumindo sua direção o Coronel Francisco João Roscio e como astrônomo, Joaquim Félix da Fonseca. Como os ânimos se mantivessem constantemente alterados, sem formalidades, sem aviso prévio ou despedidas, cada Partida (Portuguesa e Espanhola) tomou um rumo diferente. O rompimento da Comissão de Portugal e Espanha deu origem à cidade de Santa Maria. A 2ª Subdivisão da Partida Portuguesa (1797) volta até o Arroio dos Ferreiros, e daí se organiza para escolher um lugar apropriado para seu acampamento. O local escolhido foi a sesmaria do Padre Ambrósio José de Freitas, onde hoje se assenta a cidade de Santa Maria. Os integrantes da Partida constroem seus ranchos, derrubando a floresta, levantando quartel para a tropa, erguendo um pequeno oratório, dando origem à atual Praça Saldanha Marinho e à Rua do Acampamento. A capelinha ficava situada na face norte. A Capela do Acampamento constituiu-se num ponto de referência de estancieiros que de léguas vinham, movidos pelo prestígio da religião católica, e com isso, a população ia aumentando.
http://santamaria-rs-brasil.blogspot.com/
espanhol- acampamentos- cidade- português- limites
A __________ foi criada a partir de ______________ de uma comissão demarcadora de ____________ entre terras de domínio ____________ e ____________ que passavam pela região, em 1.797.
b) Primeiros locais que surgiram em nosso município e existem até hoje:________________________________________________________
c) Data da emancipação do nosso município:___________________________
5) Calcule a idade de Santa Maria:
Cálculo: P.R:
6) Aprendendo mais sobre o nossa cidade...
Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Com de 268.969 habitantes, segundo estimativa do IBGE /2009, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. Santa Maria é a 5ª maior cidade do estado em população, depois de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas.
Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, pois se situa em uma região cercada por morros. Quando há vento Norte, é muito forte, chegando a 100 km/h.Nossa cidade é considerada cidade universitária graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.
Temperatura média: 16,5 °C
Clima: subtropical úmido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_(Rio_Grande_do_Sul)
7) Trabalhe com o nº de habitantes de Santa Maria:
268.969 habitantes
a) Escreva por extenso:
b) Escreva sete números consecutivos dele:
c) Descubra o sêxtuplo dele;
Cálculo:************************** P.R:
d) Divida o número por 7 e 9:
Cálculo:************************ P.R:
e) De o valor relativo dos algarismos:
Trabalho no Paint: Adriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário