É um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Significa “criar" com palavras a imagem do que é descrito. É fazer uma descrição detalhada do objeto ou da personagem que o texto se refere.
A descrição pode ser feita de várias formas diferentes, ou seja, descrever um objeto não é igual a descrever uma pessoa ou uma paisagem, pois eles têm pontos característicos diferentes um dos outros.
Para se descrever uma pessoa temos:
- Que primeiro analisá-la fisicamente, observar o sexo, a idade, cor de pele, cabelos, olhos bocas etc. Tudo nos mínimos detalhes.
- E depois analisá-la psicologicamente. (são as características emocionais e mentais do ser: comportamento, qualidades, defeitos, personalidade, caráter, virtudes e preferências.)
Para se descrever um objeto temos:
- Que analisar o ângulo em que ele está;
- Temos ter noção de espaço;
- Temos que ver qual a relação entre objeto e observador;
- Temos que observar peso do objeto, textura, forma, cor etc.
Para se descrever uma paisagem temos:
- Que analisar se é uma paisagem rural ou urbana;
- Temos que analisar também os personagens;
- O clima;
- A vegetação;
- E suas habitações.
http://wikiestudo.blogspot.com/
http://www.colegioweb.com.br/
Adaptação: Profe Janete Motta
2) Trabalhando a Descrição de personagem:
O professor solicitará que dois alunos retirem-se da sala e aguardem ao lado de fora. O professor então, mostrará aos alunos a imagem de uma personagem de história em quadrinhos. (Mônica- Homem Aranha- Magali- Emília...)
Os alunos deverão dizer ao professor as características físicas e psicológicas da personagem. Depois, o professor pedirá para relatarem as características aos alunos que ficaram aguardando do lado de fora. Eles deverão adivinhar qual é a personagem descrita.
3)Coloque cada palavra ou expressão na coluna correta:
nariz comprido- educado- inteligente- cabelo ruivo- gordo- ciumento- orelhas grandes- louro- fiel- calmo- baixo- nervoso- mentiroso- rosto com sardas- pés pequenos- boca vermelha- simpático- estudioso
Características Físicas: **************************** Características psicológicas:
4) ARTES:
O professor solicitará que dois alunos retirem-se da sala e aguardem ao lado de fora. O professor então, mostrará aos alunos a imagem de uma personagem de história em quadrinhos. (Mônica- Homem Aranha- Magali- Emília...)
Os alunos deverão dizer ao professor as características físicas e psicológicas da personagem. Depois, o professor pedirá para relatarem as características aos alunos que ficaram aguardando do lado de fora. Eles deverão adivinhar qual é a personagem descrita.
3)Coloque cada palavra ou expressão na coluna correta:
nariz comprido- educado- inteligente- cabelo ruivo- gordo- ciumento- orelhas grandes- louro- fiel- calmo- baixo- nervoso- mentiroso- rosto com sardas- pés pequenos- boca vermelha- simpático- estudioso
Características Físicas: **************************** Características psicológicas:
4) ARTES:
Criando personagem...
Material: Duas folhas de desenho, giz de cera.
Apresente fichas contendo a descrição da personagem. Apresente uma ou duas de cada vez e espere um tempo até que desenhem. Após terminarem a atividade, colorir e recortar. Por último, colar na outra folha de desenho, montando um cenário para a personagem que criaram.
5) PRODUÇÃO TEXTUAL:
*** Agora, utilize sua criação para fazer uma narração. Você é o narrador observador!
*** Expor os trabalhos.
6) Tarefas:
Descreva...
a) Sua professora:
b) Seu amigo(a) preferido(a):
Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta
parabéns professora pela dedicação, que Deus te abençoe sempre para continuar assim com amor e dedicação!!!bjossss
ResponderExcluirSeu trabalho me ajudou muito!! Parabéns!!
ResponderExcluir