COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sábado, 7 de maio de 2011

DESCRIÇÃO: AULA DE PORTUGUÊS E ARTES/ 4º ANO...

1) DESCRIÇÃO

É um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Significa “criar" com palavras a imagem do que é descrito. É fazer uma descrição detalhada do objeto ou da personagem que o texto se refere.
A descrição pode ser feita de várias formas diferentes, ou seja, descrever um objeto não é igual a descrever uma pessoa ou uma paisagem, pois eles têm pontos característicos diferentes um dos outros.

Para se descrever uma pessoa temos:
- Que primeiro analisá-la fisicamente, observar o sexo, a idade, cor de pele, cabelos, olhos bocas etc. Tudo nos mínimos detalhes.
- E depois analisá-la psicologicamente. (são as características emocionais e mentais do ser: comportamento, qualidades, defeitos, personalidade, caráter, virtudes e preferências.)

Para se descrever um objeto temos:

- Que analisar o ângulo em que ele está;
- Temos ter noção de espaço;
- Temos que ver qual a relação entre objeto e observador;
- Temos que observar peso do objeto, textura, forma, cor etc.

Para se descrever uma paisagem temos:
- Que analisar se é uma paisagem rural ou urbana;
- Temos que analisar também os personagens;
- O clima;
- A vegetação;
- E suas habitações.

http://wikiestudo.blogspot.com/
http://www.colegioweb.com.br/
Adaptação: Profe Janete Motta





2) Trabalhando a Descrição de personagem:
O professor solicitará que dois alunos retirem-se da sala e aguardem ao lado de fora. O professor então, mostrará aos alunos a imagem de uma personagem de história em quadrinhos. (Mônica- Homem Aranha- Magali- Emília...)
Os alunos deverão dizer ao professor as características físicas e psicológicas da personagem. Depois, o professor pedirá para relatarem as características aos alunos que ficaram aguardando do lado de fora. Eles deverão adivinhar qual é a personagem descrita.

3)Coloque cada palavra ou expressão na coluna correta:

nariz comprido- educado- inteligente- cabelo ruivo- gordo- ciumento- orelhas grandes- louro- fiel- calmo- baixo- nervoso- mentiroso- rosto com sardas- pés pequenos- boca vermelha- simpático- estudioso

Características Físicas: **************************** Características psicológicas:

4) ARTES:


Criando personagem...
Material: Duas folhas de desenho, giz de cera.

Apresente fichas contendo a descrição da personagem. Apresente uma ou duas de cada vez e espere um tempo até que desenhem. Após terminarem a atividade, colorir e recortar. Por último, colar na outra folha de desenho, montando um cenário para a personagem que criaram.

5) PRODUÇÃO TEXTUAL:

*** Agora, utilize sua criação para fazer uma narração. Você é o narrador observador!

*** Expor os trabalhos.











6) Tarefas:

Descreva...


a) Sua professora:

b) Seu amigo(a) preferido(a):

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

2 comentários:

  1. parabéns professora pela dedicação, que Deus te abençoe sempre para continuar assim com amor e dedicação!!!bjossss

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho me ajudou muito!! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source