“Ser professor é um privilégio...é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita... é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" (Gabriel Chalita)
COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente
TEMA NORTEADOR/ 2.011:
Educação e vida: compromisso com o planeta.
OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.
PROJETO DO 4º ANO:
Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!
***Objetivo geral:
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.
a) Você concorda que podemos comparar a vida com uma partida de futebol? Justifique: b) Em quem devemos confiar para obter a vitória? c) Você aceita com humildade as correções, quando suas atitudes não são boas? Comente: d) Quais virtudes a poesia cita que devemos ter para sermos vencedores na vida? e) Que virtude devemos exercer sempre em nossa vida? Justifique: f) Liste atitudes que você deve ter para não decepcionar o Eterno Pai... *** em casa: *** na escola: *** na rua:
4) Passe os verbos para os tempos que se pede:
a) O socorro virá dos céus. ( presente)
b) Deus então deu a partida. (futuro)
c) Exerça a caridade com destreza. (pretérito)
d) Mostra teu talento de goleador. ( futuro)
5) Retire da poesia:
a) dois pares de rimas da 3ª estrofe: b) uma palavra no plural do 21º verso: c) dois verbos no infinitivo da 7ª estrofe: d) duas palavras com dígrafos da 16ª estrofe:
6)
7) Faça a união e intersecção dos conjuntos:
A={ Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, } B={ África do Sul, Inglaterra, Brasil, Paraguai } ___________________________________ ___________________________________
*** Revisão Geral de Ciências através da técnica : Coração musicado
1) Leitura e comentário participado: Meio ambiente
África do Sul A África do Sul sofre de alguns problemas, como a falta de rios ou lagos importantes, que provoca a necessidade de fortes medidas de conservação e controle; o crescimento do uso de água ameaça a capacidade de fornecimento; poluição dos rios por produtos agrícolas e por descargas urbanas;poluição atmosférica causa chuva ácida; erosão do solo; desertificação.
Brasil A preocupação com o meio ambiente caminha a passos lentos no Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, principalmente em função de prioridades ainda maiores como, por exemplo a pobreza. As carências em tantas áreas impedem que sejam empregadas tecnologias/investimentos na área ambiental. Dessa forma, estamos sempre atrasados com relação aos países desenvolvidos e, com isso, continuamos poluindo. A única forma para evitar problemas futuros, de ainda maiores degradações do meio ambiente, é através de legislações rígidas e da consciência ecológica. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada um desses itens está sofrendo algum tipo de degradação. Para refletir: “A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos.” É preciso construir tanto prédio, tanto carro, consumir tanto, para que o ser humano se realize na vida?” Ladislau Dawbor http://www.terrabrasil.org.br/
Vida Selvagem na África A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano. A partir dos anos 1940 o homem fez reduzir consideravelmente a população de animais na África, de forma direta ou indireta. Isso fez com que muitas espécies entrassem em processo de extinção. Nos últimos anos vem crescendo os esforços de proteção aos animais africanos e aumentado o policiamento de reservas demarcadas.
Elefante africano Vive nas savanas em África e está ameaçado pela caça por causa do marfim.
Gorila-das-montanhas Vive nas florestas tropicais de África e está ameaçado pela caça e depredação do seu habitat.
Leão – Lion – (Panthera leo): A sobrevivencia destes animais, depende única e exclusivamente, de como tratemos o resto da fauna, nos paises africanos. Não estão em perigo de extinção, mas definitivamente há que tratar de conservá-los. São belos, são imponentes e poderosos, quando se vêm com as suas jubas ao vento. São de temer quando feridos, ou quando nos metemos na suas vidas... Total, África não seria África sem o rugido destes grandes felinos. http://www.africa-turismo.com/ http://www.aquarismobrasileiro.com.br/
(imagem Google)
2) Escreva o tipo de destruição que estes elementos da natureza estão sofrendo:
a) água-
b) ar-
c) solo-
d) fauna-
e) flora-
3) Explique a frase, respondendo:
"É preciso construir tanto prédio, tanto carro, consumir tanto, para que o ser humano se realize?" Não, é preciso ter inteligência, sabedoria e virtudes para se realizar.(Camila)
4) Liste três atitudes de preservação do meio ambiente por parte...
a) das pessoas:
Não matar animais. Aprender a separar o lixo. Economizar água e luz. Preservar as árvores.(Selene, Maurício, Jamille, Luis F.)
b) dos governantes:
Construir menos e investir o dinheiro naquilo que temos, como: hospitais e escolas.( Vini)
_______- 2.010. *** Lembre: Em duas datas a copa não aconteceu.
e) Retire do texto: * dois substantivos comuns:____________, _______________ *dois verbos no infinitivo;______________, _______________ * dois verbos no futuro:______________, ______________ * uma palavra com ditongo:_____________ * uma palavra com hiato:_____________ * uma palavra com tritongo:___________ * duas palavra com dígrafo: ___________
3) Observe a capacidade de alguns estádios da África do Sul e faça o que se pede:
JUSTIFICATIVA: Este projeto é um trabalho multidisciplinar que visa aproveitar um acontecimento, no qual nossas crianças demonstram interesse e entusiasmo. Pensando nisto, inserimos este tema ao nosso planejamento, para desenvolver as habilidades necessárias para termos, como produto, uma aprendizagem prazerosa, já que o futebol ganhou um grande espaço em nossa cultura.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar situações de aprendizagem vinculadas às informações que este evento transmite, possibilitando ao educando expressar suas ideias com criticidade e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Perceber a união dos povos através do futebol. · Fortalecer os laços de amizade entre turmas e séries através de momentos de interação. · Reconhecer que as virtudes são necessárias para tornar-se um vencedor, tanto nos jogos como na vida. · Identificar um campeão, não como o melhor, mas aquele que mereceu este título. · Conhecer a história do futebol e perceber sua evolução.
Português:
· Textos: Vida de bola, É uma partida de futebol (skank) e outros. · Substantivos próprios (jogadores e países). · Adjetivos pátrios (países). · Notícias. · Interpretação de charges sobre o futebol. · Chargista Elias José: Oficina de charge.
Matemática:
· Estádios e capacidade (histórias matemáticas, Quadro Valor Lugar, escrita dos números por extenso, decomposição). · Significado das palavras (pentacampeão, tetracampeão, tricampeão, bicampeão, hexacampeão). São muitos os números que podemos usar em nosso planejamento: gols, números de jogadores, comércio de bandeiras, cornetas, camisas, preços de ingressos, passagens pra África, etc.
Geografia:
· Mapa Mundi com as bandeiras dos países participantes. · Brasil e África (localização, população, clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, língua, modo de vida e costumes).
História:
· Contribuição da cultura Africana em nossos costumes (comida, vocabulário...). · Aspectos positivos e negativos da copa (Educação pra o Pensar). · Dinâmica da sociedade capitalista (comércio de produtos e atletas também estão “no jogo”). · Linha de tempo das copas. · Hino do Brasil, da África do Sul e da Copa (dicionário e interpretação). · Bandeira Brasileira.
Ciências:
· Saúde física e mental (alimentação, práticas de esportes, fumo e álcool incompatíveis com a pratica de esportes e saúde). · Uniformes confeccionados com fibra - preservação da natureza. · Animais: Em extinção e preservação. ***As séries que trabalham corpo humano, o professor poderá introduzir este assunto através de desenhos (ou gravuras) dos jogadores, identificando as partes do corpo.
Artes:
· Significado do Mascote da Copa 2010( preservação dos animais). · Atribuir significado ao nosso mascote da copa das virtudes: Pallottinho. · Desenho com recorte e colagens do nosso mascote: Pallottinho. . Releitura da obra de Cândido Portinari:”Futebol em Brodósqui”.
Inglês:
· Palavras e frases em inglês (bola, jogo, jogadores, time, etc.). · Montagem de campo de futebol (Jogo do sopro)
Informática:
· Jogos sobre a copa (quebra-cabeça, memória, futebol virtual, sete erros). · Produção textual e digitação.
Educação Física:
***A bola é um brinquedo bastante apreciado pelas crianças, por isso, ela será privilegiada nas aulas de Educação Física. · Brincadeiras com bola. · Interséries: Futebol. · Abertura: Copa das Virtudes. Os nomes dos times serão virtudes, já trabalhadas anteriormente. · Além dos jogos, cada time terá como tarefa semanal: Planejar um calendário com boas ações na escola e em casa, baseadas nas virtudes. Organização da sala no final da tarde. Ajudar os colegas nas atividades que demonstrarem mais dificuldade. Patrulha do lixo – Recreio.
Educação para o Pensar:
· Aspectos positivos e negativos da copa.
Ensino Religioso:
· Jesus também tinha um time: Os 12 apóstolos. · Jesus sempre ensinava a seus discípulos a importância de praticar a caridade.
Profª Janete Motta Bibliografia: Coleção de Olho na Copa. Ed. Vale das Letras. Outras estão sendo citadas junto com textos utilizados nas aulas e postados aqui, porém em outras postagens.
SENTIR-SE COMO PARTE DO PAÍS...É COMO PERTENCER A MESMA TORCIDA...SEJA INTER...SEJA GRÊMIO...SOMOS TODOS BRASILEIROS!!!
Aula do dia 18/05: Matemática
1) Leitura e comentário participado:
***Dicionário
***A Copa da África do Sul será a 1ª a ser realizada no continente africano.Os brasileiros esperam ansiosos o início desta copa, pois nossa seleção é PENTACAMPEÃO DO FUTEBOL. A copa terá início dia 11 de junho e o presidente dos Estados Unidos, Obama, estará presente. Muitas pessoas, que tem condições financeiras, viajarão para África, pois uma viagem para um lugar tão distante custa muito caro. Veja o valor das passagens aéreas, na classe econômica, para a África: Valor de ida: R$ 3.273,00 Saída de POA Destino: Johanesburgo
2)Resolva: a) Uma pessoa para ir assistir os jogos da copa 2.010 e voltar, quanto irá gastar? Cálculo: P.R: R:
*** Se o valor das passagens, de ida e volta, for parcelado em 12 prestações iguais, qual será o valor de cada prestação? Cálculo: P.R: R:
3)SELEÇÕES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO/2.010-ÁFRICA DO SUL:
***Clique no país e conheça cada seleção e muito mais...
***Multiplique o nª de seleções participantes por 17, 22 e 28. Após, tire a prova real de cada cálculo: Cálculos:
4) Tarefas: Pesquise uma curiosidade ou notícia sobre a Copa do Mundo. Registre no caderno. 5) Informática: Joguinhos da copa. (CD da Coleção De Olho na Copa. Ed. Vale das Letras) *Memória, Quebra cabeça, Sete Erros e A Partida.
2) Explique a frase: “A Seleção brasileira vai buscar o hexa...levando o conceito de sustentabilidade do planeta.” ***Quer dizer que o planeta pode se sustentar, fazendo roupas de pet e não causar problemas para a natureza.(Gianlucca)
3) De sua opinião sobre a camiseta ecológica: ***No início eu achei estranho, mas agora acho que pode ser bom para preservar o meio ambiente, mas achei muito cara porque as garrafas Pet são compradas por nós, colocadas no lixo e coletadas pelas indústrias. (Vinicíus e Wellinton)
4) Gravura: Tempo de decomposição de alguns materiais(postarei depois) Na sua opinião, por que é importante reciclar? *** Na minha opinião, isto é importante porque fica muito tempo o lixo poluindo o ar e o solo, prejudicando os seres vivos. (Duda)
5) Oba...histórias matemáticas!!!
8 GARRRAFAS PET = 1 UNIFORME COMPLETO
a) Quantas garrafas PET são necessárias para uniformizar um time todo de futebol? Cálculo: P.R: R:
b) Uma camisa ecológica da seleção custa R$ 246,00. Para uniformizar um time de futebol completo, qual será o valor total do gasto? Cálculo: P.R: R:
6) Trabalhe com o nº:
13.000.000 de garrafas plásticas recicladas
a) Escreva por extenso: b) Coloque o nº no Q.V.L.: c) Este nº é par ou ímpar? Justifique: d) Subtraia deste nº, 11.670.001: Cálculo: P.R:
7)Faça o que se pede,com os números:
607 / 3.468 / 925
a) Divida os números por 34:
Cálculos: P.R:
b) Adicione os números ímpares:
Cálculo: P.R:
c) Coloque os números na ordem crescente:
d) De o antecessor e sucessor do nº par:
Aula do dia 20/05: Geografia, História e Português.
1) APRENDENDO COM A COPA DO MUNDO:
a) Observe o mapa da América do Sul e pinte os países, cujas seleções foram classificadas para o Mundial:
***Escreva o nome destes países na ordem alfabética e ao lado a capital:
b) Quais países da América do Sul a Linha do Equador atravessa?
c) Quais países o Trópico de Capricórnio atravessa?
d) Como são classificadas estas linhas imaginárias?
2) Conheça o mapa do Continente Africano:
a) Pinte de vermelho o país em que acontecerão os jogos da Copa do Mundo:
b) Escreva o nome da capital deste país: (Pesquisa no Atlas)
3) Texto para leitura e comentário participado:
Fonte: Coleção: De Olho na Copa (Ed.Vale das letras)
4) Trabalhando o texto:
a) Quem trouxe o futebol para o Brasil?
b) No começo, como era chamado o futebol?
5) Complete com as datas:
a) Primeira partida de futebol no Brasil:
b) Charles Milller encerrou sua carreira de jogador:
c) O Brasil tornou-se Campeão do Futebol:
6) Observe estas seleções da copa:
Brasil- Argentina- África
Inglaterra- Alemanha- Chile
a) Circule os encontros consonantais e classifique-os em separáveis ou inseparáveis.
b) Copie o nome das seleções que possuem dígrafos:
***Consta aqui no blog uma postagem sobre o livro(Ed. Moderna)
2) Trabalhando sobre a história:
a) Escreva sua opinião sobre a atitude...
*** dos dois irmãos mais velhos: Na minha opinião, foram atitudes ruins porque ao invés de preservarem a natureza, eles queriam maltratar e matar os animais. Outra atitude ruim foi achar que o irmão caçula era insignificante, simplório e menos inteligente que eles. (Alam)
*** do irmão caçula: Eu achei muito boa porque além de ajudar os irmãos, cuidava dos animais e também salvou o reino.
b) Você concorda que o anãozinho era insignificante, simplório e menos inteligente? Explique:
Eu não concordo, porque ele tinha grandes atitudes.(Gi)
c) Liste algumas virtudes do anãozinho:
Paciência, solidariedade, amor, sabedoria, bondade, humildade e respeito.
d) Escreva a mensagem da história para nossa vida:
Não devemos julgar os outros pela aparência.
Quando se faz o bem se recebe em dobro.(Camila)
***Considerando que as crianças não concordaram com o título da história, justificando que "não tinha nada a ver", acrescentamos esta questão:
Se você fosse o autor desta história que título daria?
O anão e seus irmãos
O pequeno grande anão
Os três irmãos
O anão que era um sábio
3) Observe as palavras e circule os encontros consonantais:
abelha- anãozinho- irmãos- encontrou- princesas
4) Atividades do livro.
5) Atividades de Matemática utilizando palavras do texto: União e Intersecção de conjuntos.
***Objetivo Geral: Promover vivências, baseadas nas virtudes, que oportunizem a construção do “ser”, comprometido com a vida sustentável.
Enfoques: 1) Promover vivências e ações coletivas à vida sustentável. 2) Valorização e compromisso com a vida. 3) Reflexão sobre as virtudes e prática destas.
Referencial Teórico:
As virtudes humanas A estrutura da personalidade compreende, entre outros elementos psicológicos, um conjunto de virtudes que tornam o indivíduo mais elevado, íntegro, humanitário. Uma virtude representa retidão moral, probidade, excelência moral. As pessoas podem ser avaliadas pela riqueza de suas virtudes. De forma sucinta, vamos apreciar algumas dessas virtudes. No decorrer da empreitada, poderemos observar que elas quase sempre caminham juntas, raramente apresentam-se isoladas. ***Autoconhecimento, Coragem, determinação, disciplina, bondade, humildade, maturidade, paciência, solidariedade, justiça, sabedoria... A conquista da maturidade proporciona o surgimento da sabedoria. Esta virtude confere o poder de controlar impulsos e reações, ter uma visão de águia, reconhecer a verdadeira intuição, ser previdente. A pessoa que conquistou o poder da sabedoria é capaz de agir de forma correta, em todas as circunstâncias, com base em conheci-mentos vastos, em sua longa experiência, na própria realidade. Pode-se observar o perfeito equilíbrio de todos os poderes e talentos quando a sabedoria está presente. Do livro do autor "A Arte de Viver" Ramiro Sápiras
Publicado no Recanto das Letras em 14/12/2005
Uma educação centrada sobre a caridade...nos leva à aceitação do outro e à nossa própria aceitação pelo que o outro é e pelo que somos. (Rubim, p: 50)
Justificativa:
Todos nós sabemos das constantes mudanças sociais, econômicas e que a escola é convidada a levar a reflexão como prática diária junto ao desenvolvimento dos conhecimentos próprios para cada série e grupo de sujeitos que mobilizam.- se para aprender.Logo após a reflexão deve haver a ação, educandos e educadores precisam se comprometer com mudanças em si, no grupo e na sociedade. É por estas questões, que devemos apostar que a escola é o lugar, por excelência, para trabalharmos as virtudes. Verificamos pela nossa prática que os alunos vem desenvolvendo a reflexão sobre este assunto, porém no âmbito da prática ainda deixam a desejar. Pensando nisto, neste ano de 2.010 nos propomos a transformar a sala de aula na vivência da cidadania e virtudes. Nesse sentido, trabalhar a cidadania, as virtudes e o cuidado com a vida diariamente, em nossas salas de aula, são o sinônimo de semear no interior de nossas crianças o compromisso com a vida. Entretanto, este projeto apresenta a proposta de não apenas trabalhar a vida, mas também as dimensões que ela envolve: a minha vida, a vida do outro e a vida do ambiente. Entendemos que as ações práticas envolvem a VIDA não apenas ficar no papel, mas fazer parte da consciência de cada um,para que seja capaz de assumir relações equilibradas e construtivas de suas idéias, pensamentos e atitudes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Proporcionar a interiorização das virtudes indispensáveis à formação humana e atitudes positivas de relacionamento consigo e com os outros. · Desenvolver uma consciência crítica sobre as várias formas de vida, compreendendo a interdependência da vida sustentável com a nossa vida . · Vivenciar os valores cristãos de Pallotti nas relações pessoais e de grupo, valorizando a convivência fraterna e sensibilizando-se com os problemas sociais. · Refletir sobre os problemas sociais e ambientais presentes em nossa sociedade. · Conhecer e vivenciar atitudes de solidariedade, cooperação e respeito mútuo ao próximo e ao ambiente. (virtudes) · Reconhecer a si mesmo como cidadão capaz de melhorar o mundo que vivemos. · Compartilhar boas ações, a fim de tornarmos solidários uns com os outros. · Compreender a sociedade numa estrutura de tempo e espaço, valorizando e confrontando as vivências com a realidade, a fim de construir sua cidadania baseada nas VIRTUDES.
Cronograma das atividades:
Atividades: Visita ao Museu; Linha do tempo; Mapa da rua; Álbum de Ciências. Março
Trabalhos relacionados à Páscoa, Pallotti e aniversário da escola: Caça ao tesouro de Páscoa, Bingo dos valores, trabalho artístico, direitos e deveres, Histórico da escola e localização. Abril
Dia das Mães: Textos significativos, música e lembrancinha. Maio
Educação p/ Pensar e Ens. Religioso: Virtudes Ano todo
Produção artística: Releitura de obras Trabalho com livros e reportagens sobre meio ambiente e reciclagem Lembrancinha dos pais Agosto
Confecção de personagens à partir das histórias e utilizando materiais recicláveis. Junho e Julho
Mini- projete: Literatura: O Pequeno Príncipe (cada planeta uma virtude) Virtudes que serão trabalhadas: 1º planeta: Do Rei (orgulho) Virtude: bondade 2º planeta: Homem Vaidoso (vaidade) Virtude: humildade 3º planeta: Bêbado (vício-vergonha) Virtude: coragem 4º planeta: Homem de negócios (ganância) Virtude: honestidade e solidariedade 5º planeta: Acendedor de Lampiões (preguiça) Virtude: confiança 6º planeta: Velho Geógrafo (acha ser mais sábio que os outros) Virtude: humildade 7º planeta: Terra ( diferentes tipos de pessoas e adultos) Virtude: justiça
*** Vamos analisar as atitudes negativas de alguns personagens para perceber o quanto são importantes as virtudes. Junho, Julho e Agosto
Visita de escritor Julho
Pesquisas e painéis sobre o RS Junho até Novembro
Caminhada pelo bairro p/ observar questões ambientais(lixo, moradia, esgoto, água e saneamento) Julho
Mensagens digitadas, na aula de Informática, sobre a conscientização da Preservação do meio ambiente Distribuição à comunidade Agosto
Desfile Cívico Setembro
Confecção de cartões e presentes com materiais recicláveis: Datas comemorativas Ano todo
Oficina de papel – Artista Kalú oficina Oficina Ed.p/ o Pensar-Prof Amilcar setembro
Pesquisa de receitas culinárias juninas: Confecção de livrinho de receitas Junho e julho
Mini- projeto: Copa do Mundo 2.010 Pesquisa sobre a África e Brasil (comparações: modo de vida, clima, população, localização...) Textos informativos e aproveitamento dos números na Matemática Ed. Física: Futebol (Interséries) Copa das Virtudes - Pallottinho na copa Ens. Religioso e Ed. p/ o Pensar: O Time escolhido por Jesus Junho
Hora Cívica : painel e apresentação Setembro
Semana Farroupilha: Festival de Talentos, Mateada, Lanche Farroupilha(salsichão e pão) Setembro
Semana da criança- I Seminário da Criança Outubro
campanha de brinquedos: crianças e pais ( p/ serem doados à uma instituição) Outubro
Gincana do meio ambiente Outubro
- Culminância dos estudos sobre o RS - Viagem de Estudos: Missões Maquete das Missões Novembro
Culminância dos Projetos – Apresentação das Turmas Dezembro
Projeto anual: Profª Janete Motta Projeto de Literatura: Profª Luciane Caldas Projeto de Literatura: O Pequeno Príncipe Profª Márcia R.
Bibliografia: A Arte de Viver: Ramiro Sápiras Por uma Pedagogia Palotina: Achylle Rubim Aprendendo a Ser e a Conviver: Margarida Serrão e Mª Clarice Baleeiro. S.P, FTD Coleção: De Olho na Copa – África do Sul – Ed. Vale das Letras ***Ainda faltam algumas bibliografias.
1) Ensino Religioso: Leitura bíblica -A Escolhida por Deus Lc 1,26-38 (contar p/ os alunos)
2) Comentário Participado.
3) Ilustre a parte que você achou mais interessante e comente:
Eu achei a atitude de Maria muito bonita porque ela nem deu bola que ainda não estava casada. A missão de ser mãe do filho de Deus e sua fé eram mais importantes para ela. ( Mª Eduarda)
Eu achei certa porque Deus escolheu-a em nome do Espírito Santopara cuidar do filho de Deus.(Pedro)
4) Texto para leitura:
O DIA EM QUE DEUS CRIOU AS MÃES No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite a seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse: - Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor? E o Senhor Deus respondeu-lhe: - Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos. O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe: - Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?! Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter? O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe: - E tem isso no modelo padrão? O Senhor Deus assentiu: - Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo!” - sem dizer uma palavra. E o anjo mais uma vez comenta-lhe: - Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia. Mas o Senhor Deus explicou-lhe: - Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho... O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou: - É muito delicada Senhor! Mas o Senhor Deus disse entusiasmado: - Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar! O anjo, analisando melhor a criação, observa: - Há um vazamento ali Senhor... - Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos. - Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação. Mas, disse o Senhor; - Isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim... Autor Desconhecido http://www.comamor.com.br/
***Comentário Participado. 5) Procure no dicionário: a) sobressalto: b) assentiu: c) inquieto:
6) Trabalhando o texto: a) Na sua opinião, porque Deus estava tão inquieto com a criação? Ele estava assim porque queria criar algo perfeito. (Welliton) Ele estava inquieto porque tinha crianças sozinhas, sem mães para cuidar delas e sua criação tinha que ser perfeita. (Victor)
b) Explique por que a criação de Deus teria que ter... *** tantos olhos: Para ver e saber o que os filhos fazem. ( Marcos Daniel) ***tantas mãos: Para atender os filhos, acariciar e zelar.( Eduardo)
c) Comente a última parte do texto: "Mas, disse o senhor: -Isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim..."
De tanto amor que uma mãe tem pelo filho, saiu uma lágrima do seu rosto. (Alan) A mãe é sensível mas muito resistente. (Leonardo)
***Oração:
Obrigado Senhor! Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...... por todas as Mães do mundo... pelas mães brancas , de pele alvinha ...... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...... pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães , ... pelas professoras - mães ...... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...... pela saudade querida da mãe que já partiu ...... pelo amor latente em todas as mulheres , que desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...Eu lhe agradeço , Senhor !Autor desconhecido http://www.arteducacao.pro.br/
7) Separe as sílabas, destaque e classifique os encontros vocálicos das palavras: a) criação: b) noite: c) inquieto: d) compreendo: e) gênio: f) coloquei:
8) Resolva: a) Uma gráfica confeccionou cartões para o Dia das Mães. Eles estão organizados em 2 dúzias de caixas com 3.006 cartões em cada uma.Quantos cartões tem ao todo nas caixas? Cálculo: P.R:
***Se você comprar este fogão, para presentear sua mãe, e dar a metade do valor de entrada e parcelar o restante em 3 prestações, quanto será cada prestação?
"Em Educação não nos apropriamos de nada, as ideias são para serem compartilhadas, só assim poderemos crescer, umas com as outras e todas com a mesma finalidade no mesmo foco, a EDUCAÇÃO."
Sou professora em um colégio particular de Padres Pallottinos e pedagoga com Especialização em Fundamentos da Educação e Gestão Educacional.. Já fazem dezoito anos que atuo neste colégio como educadora das séries iniciais.Neste ano, também atuo como Coordenadora Pedagógica de uma escola da mesma congregação.Este blog surgiu devido eu ficar dois anos consecutivos com a mesma turminha e querer fazer algo diferente, já que a professora seria a mesma.
Este é o meu segundo ano com o blog e a minha paixão pela EDUCAÇÃO fez eu continuar com ele.
Espero que agrade você!!!