COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 19 de junho de 2011

O ÍNDIO, O COMPUTADOR E A INTERNET: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO/ 4º ANO...

1) Leia com atenção o texto abaixo:




Índio quer apito, computador e internet


Em Abril, deste ano, a TV Vermelho mostrou a aldeia indígena Itapoã, em Olivença, Ilhéus, sul da Bahia. Por lá, a rede de deitar se somou à rede virtual. E, no lugar do arco e flecha, mouse e PC. O vídeo sobre as Mídias Nativas, realizado nesta aldeia Tupinambá, revela o impacto destas mudanças na comunidade. Segundo os entrevistados, o uso das novas tecnologias tem contribuído para que a população indígena compartilhe seus saberes na busca de uma maior integração nacional.
O vídeo sobre o Mídias Nativas demonstra o quanto já caducaram velhos preconceitos sobre o povo mais original do Brasil e como essas populações desejam ser incorporadas nas preocupações do Estado e da sociedade sobre seus direitos e respeito com sua cultura.
A comunidade inaugurou um espaço que se tornou a base das produções e experimentações dos indígenas com novas tecnologias e mídias. O nome dado ao lugar, não por acaso, é Ciberoca.
Para os indígenas, a construção desse espaço representa um avanço importante no tipo de uso que eles fazem das tecnologias. "Com novos recursos, teremos mais condições de reivindicarmos melhorias para nosso povo", afirma Alex Tupinambá, coordenador da rede Índios Online.
http://www.vermelho.org.br/noticia
Adaptação: Janete Motta

2) Trabalhando o texto:

a) Explique a frase do título:
“Índio quer apito, computador e internet.”
________________________________________________________
b) De acordo com o texto, quais tecnologias foram instaladas na aldeia?
________________________________________________________
c) Você concorda que as pessoas indígenas tenham acesso a estas tecnologias? Por quê?
__________________________________________________________

3) Conheça um pouco sobre o índio Daniel Munduruku, grande escritor, que muito utiliza os recursos tecnológicos para escrever seus livros:

Escritor indígena com 38 livros publicados, graduado em Filosofia, História e Psicologia. Doutor em Educação na USP. Diretor presidente do INBRAPI-Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, Conselheiro Consultivo do Museu do Índio RJ.
Membro da Academia de Letras de Lorena.




Adaptação: Profe Janete Motta



Daniel Munduruku acredita que, ao lerem livros escritos por índios, as crianças têm a chance de conhecer quem eles são de verdade. Um trabalho importante para derrubar pensamentos antigos e, ainda recuperar a pureza das brincadeiras que, pelo menos, as crianças índias ainda preservam.
http://planetasustentavel.abril.com.br/


4) Retire dos parágrafos:
a) um substantivo próprio:____________
b) dois substantivos comuns:____________
c) um verbo no infinitivo com dígrafo:_________
d) uma palavra com ditongo:_______________
e) uma palavra com hiato:___________

5) O primeiro parágrafo é um exemplo de:
( ) narração ( ) biografia ( ) reportagem

6) O substantivo coletivo de índios é:
( ) tribo ( ) cacique ( ) aldeia

7) Sequencia de palavras escritas corretamente:
a) ( ) flexa, harco, peiche, cassa
b) ( ) flecha, arco, pexe, caça

c) ( ) flecha, arco, peixe, caça


8)












*** Escolha duas palavras e forme frases no tempo...

a) presente:_______________________________________________________

b) pretérito:_______________________________________________________
Elaborado por: Profe Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source