COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

OS ÍNDIOS E OS PORTUGUESES NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL: 4º ANO...

1) Texto para leitura e comentário:

OS INDÍGENAS NA ÉPOCA DA CHEGADA DOS PORTUGUESES

O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, batata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Com a madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (ocas). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

OS CONTATOS ENTRE INDÍGENAS E PORTUGUESES

Como dissemos, os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.
Tudo isto foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequeno número de índios que temos hoje.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Os europeus acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade e adquirindo os hábitos do homem branco.
http://colegiomarista.org.br/santamaria
Adaptação: Profe Janete Motta

2) Trabalhando sobre o texto:

a) Como foram os primeiros contatos entre portugueses e índios? Justifique:
b) Fontes históricas que permitem conhecer melhor a época do Descobrimento do Brasil:
c) Como viviam os índios na época do Descobrimento do Brasil?
d) Ilustre os animais que os índios não conheciam em 1.500:
e) Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Escreva o que eles podiam fazer e fazem até os dias de hoje com...
* madeira:
* palha:
* barro:
* penas e peles:
* urucum:
f) Produto que os portugueses começaram explorar e levar para Portugal para construção de móveis, objetos e casas:_________________
g) Explique a frase:
Os portugueses e índios começaram a utilizar o ESCAMBO.
h) O interesse dos portugueses era:
( ) agradar os índios todos os dias para viverem em paz.
( ) tomar suas terras e escravizá-los para retirarem o pau-brasil.
( ) ensinar os índios a falar a língua deles.

i) "Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. "
*** Faça um comentário crítico sobre esta parte do texto:

Atividades elaboradas por Profe Janete Motta
Outras aulinhas sobre: As Artes Indígenas
http://turmadaprofejanete.blogspot.com/2010/08/as-artes-indigenas.html

2 comentários:

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source