COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

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4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS ÍNDIOS: 4º ANO...

1) Texto para ler, copiar e comentar:

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS ÍNDIOS

Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com todos de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de uso individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, as crianças acompanham os adultos na colheita e plantio. Já os homens da tribo, ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e construção de ocas.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprendem desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprenda. Quando atinge os 13 ou 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

2) Complete o quadro comparativo do modo de vida dos índios antigamente e atualmente:

antigamente****************************** atualmente

a) moradia:

b) vestuário:




c) alimentação:

d) transporte:

e) trabalho:

f) educação:


3) Crianças Indígenas (foto tirada no Calçadão de Santa Maria)
Observe a foto e faça um comentário crítico sobre a realidade dos índios gaúchos:

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3) Trabalho de Pesquisa: A Arte Indígena
*** Através de um texto, descreva como é a Arte feita pelos índios brasileiros.
Você poderá colar gravuras ou ilustrar. Se você possuir algum objeto indígena poderá trazer para aula.
O trabalho deverá ter capa e dados de identificação.
** Somente a capa poderá ser digitada.
Data de entrega, apresentação e exposição: 01/ 07




4) Artes:Desenho índios nas mãos.

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