COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O PEQUENO PRÍNCIPE/ 4º ANO: PROJETO DE LITERATURA- ANO II...

O Projeto de Leitura, " O Pequeno Príncipe", foi um projeto que teve ótimos resultados no ano de 2.010. Pensando nisto, resolvi trabalhá-lo, neste ano de 2.011, com minha turma do 4º Ano, fazendo algumas adaptações e modificações. Também apresentei-o no Congresso de Educação promovido pelo Colégio Antônio Alves Ramos em parceria com a FAPAS, em abril deste ano..

As fotos que você ve nesta postagem, já é produto do trabalho realizado neste ano de 2.011.
O livro foi solicitado na listagem do material quando os responsáveis realizaram a rematrícula. Os alunos foram orientados para fazerem a leitura do livro até o mês de julho. Agora, os alunos estão fazendo a leitura On Line dos capítulos, considerando que uma das primeiras atividades foram o 1º e 2º capítulos e posteriormente o filme, com a história completa. Estamos trabalhando os capítulos alternados, de acordo com as necessidades da turma e conteúdos que se pode vincular a história.
O projeto teve início neste mês de agosto e ainda vai longe.

As crianças estão encantadas com a história e estão produzindo maravilhas, tanto nas Artes como nas atividades que envolvem a leitura, interpretação e produção.

INTERDISCIPLINARIDADE + PROJETOS = HUMANIZAÇÃO

Janete P. Motta

RESUMO: A construção de um mundo mais justo e humanizado exige a contribuição de processos educativos críticos e transformadores. O grande desafio dos educadores está em construir projetos interdisciplinares de reflexão e estratégias de intervenção, capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética e o respeito à dignidade humana, tendo como produto um processo de humanização em nossos alunos a médio e longo prazo. Para facilitar o trabalho com projetos e obter resultados satisfatórios, que auxiliem o ensino-aprendizagem, o educador deve ter como parâmetro um processo dinâmico de trabalho, planejando com antecedência suas aulas ou roteiros de atividades. Desta maneira, realizamos a proposta da interdisciplinaridade e humanização, dando sentido a unidade do conhecimento e do ser. Uma perspectiva interdisciplinar e humanizadora são alcançadas ao se trabalhar com projetos. A partir de um tema significativo e relevante para o grupo, podem-se desenvolver os conteúdos nas diferentes disciplinas para melhor compreendê-lo, situando-os na perspectiva de sua totalidade. Desse modo, os alunos terão a oportunidade de perceber como as coisas e os acontecimentos são na realidade: globais, complexos e compostos por diversos elementos que se inter-relacionam. O desenvolvimento deste trabalho consta de um projeto, realizado no Colégio Antônio Alves Ramos, no ano de 2.010, tendo em vista que os alunos da 4ªsérie demonstravam morosidade na leitura e isto refletia na interpretação de textos, como também se percebia que era necessário um trabalho para intensificar a vivência das virtudes. Então, estas necessidades da turma, foram trabalhadas através de um projeto interdisciplinar, visando mudanças de atitudes para valorização da vida em todos os sentidos. O resultado final foi bastante positivo e contribuiu no processo ensino aprendizagem, sendo significativo o interesse pela leitura e o progresso nas atividades de interpretação.

O projeto completo realizado em 2.010, com as aulas interdisciplinares, trabalhos, avaliações e fotos você poderá encontrar em:
http://turmadaprofejanete.blogspot.com/2010/08/prof-amilcar-c-bernardi-o-amor-na.html
http://turmadaprofejanete.blogspot.com/2010_08_01_archive.html
O roteiro da apresentação final de ano poderá encontrar em:
http://turmadaprofejanete.blogspot.com/2010_11_01_archive.html

OBJETIVOS:
Aproximar as crianças ao mundo dos livros e da literatura, fazer com que as crianças se familiarizem com os livros, e os mesmos façam parte prazerosa de sua vida.
Incentivar a leitura e despertar o desejo de conhecer e vivenciar as virtudes, trabalhando dentro da interdisciplinaridade, onde possa proporcionar reflexões e mudanças de atitudes no relacionamento com os outros.
Estimular de forma prazerosa o aluno para o gosto pela leitura e escrita, promovendo a melhoria do ensino – aprendizagem e o enriquecimento do vocabulário.
Valorizar a amizade.
Perceber que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa (humanização).

*** Estas atividades são para a montagem de um portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source