COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O PEQUENO PRÍNCIPE: PROJETO DE LEITURA...

Ilustração: Ricardo e João V.


JUSTIFICATIVA:
“Entendemos que os leitores que queremos formar amanhã, precisam ter o contato com os livros hoje.”

O Pequeno Príncipe foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry em 1943, um ano antes de sua morte. Embora pareça um livro para crianças, é na verdade um livro rico em alegorias e verdades profundas sobre o relacionamento humano.
Seu escritor tinha alma de poeta e suas frases ainda hoje são muito citadas por inúmeras pessoas. Até quem nunca leu essa obra conhece alguns de seus famosos textos como o diálogo da raposa com o pequeno príncipe.
"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem." "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos." "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." "Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz." "Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas." "Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante"
Esse livro atravessou continentes e foi traduzido para muitas outras línguas, sendo seu original em francês.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação.
É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada umde nós.
Esse diferencial do Positivo na formação do cidadão é comprometimento com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que todos somos Educadores (o professor, o pai, o amigo...).
Nesse sentido, uma vez que a escola existe para e pelo aluno, o diálogo constante com a família é fundamental. A melhor herança que um pai pode deixar para o filho é o"ser" não o"ter".
Entretanto, a leitura do livro “O Pequeno Príncipe” virá a contemplar o trabalho realizado em sala de aula, facilitando que os alunos compreendam a importância de SER.

OBJETIVOS:
Aproximar as crianças ao mundo dos livros e da literatura, fazer com que as crianças se familiarizem com os livros, e os mesmos façam parte prazerosa de sua vida.
Incentivar a leitura e despertar o desejo de conhecer e vivenciar as virtudes, trabalhando dentro da interdisciplinaridade, onde possa proporcionar reflexões e mudanças de atitudes no relacionamento com os outros.
Valorizar a amizade.
Perceber que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa.

MÚSICA: CATIVAR
Uma palavra perdida já quase esquecida me fez despertar.
Juntando sete letrinhas e todas juntinhas se lê cativar.
Cativar é amar e também carregar um pouquinho da dor que alguém tem pra levar.
Cativou disse alguém laços fortes criou, responsável tu és pelo que cativou.
No deserto tão só entre homens também, vou tentar cativar viver perto de alguém.
Cativou disse alguém laços fortes criou, responsável tu és pelo que cativou.

METODOLOGIA:
Português:
Trabalhar por capítulos e/ou trechos: interpretação e produção textual (Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?) Gramática: Grau dos adjetivos, classe gramatical das palavras usando frases do livro. (ilustração: Alan)
Filme e interpretação

Artes: Pintura com guache e confecção da rosa (virtudes nas pétalas)

Informática: Leitura On Line do I, II e III capítulos.
Paint (desenho da parte que mais chamou a sua atenção)

Inglês: Tradução de palavras já conhecidas por eles, contidas nos I capítulo

História e Geografia: O Velho Geógrafo (conhecendo melhor o RS-formação do nosso povo, população, clima e relevo, localização dos Sete Povos das Missões)

Ciências: O Drama dos Baobás (preservação)
O Pequeno Príncipe e a Rosa (água)

Matemática: O Contador de Estrelas (histórias matemáticas, expressões numéricas, m.m.c e m.d.c.)

Ensino Religioso: Música Cativar
Texto e interpretação: A Raposa e o Pequeno Príncipe (valor da amizade)

Hora Cívica: Sementes Boas para o Brasil (Baseado no Pequeno Príncipe e a Rosa)
“Cuidar do planeta é uma questão de disciplina, dizia o principezinho”.Cuidar do Brasil é uma questão de cidadania, diz a 4 série.
Queremos regar o Brasil todos os dias...cativando...***Amor, amizade, solidariedade, justiça, respeito paz...Música: Cativar.Durante a música distribuir rosas com mensagens.

Ed. Para o Pensar: O Homem Bêbado (interpretação)

AVALIAÇÃO:

Qualitativa:
Gosto pela leitura.
O processo de mudança no dia a dia nas relações interpessoais.
Vivência das virtudes. Valorização da amizade, respeito e responsabilidade comigo, com o outro e com o meio ambiente.

Quantitativa: O progresso na leitura e interpretação de textos e histórias matemáticas. Produção Textual com parágrafos, coerência de idéias e concordância verbal.
Trabalhos avaliativos interdisciplinares com nota. (conteúdos vinculados a este tema de estudo)

Fonte de pesquisa:
http://www.trenzinhomagico.com.br/pequenoprincipe.htm
http://salvemaria.sites.uol.com.br/cativar.htm
http://www.scribd.com/doc/6689619/Projeto-Os-Valores

Um comentário:

  1. muito bom seu projeto, parabéns.. adoro esses projetos que englobam de tudo um pouco, acredito que assim é mais fácil o aprendizado

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source