COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ATIVIDADES DE REVISÃO...

CIÊNCIAS

REVISÃO I:
1) Pesquise no caderno para completar:
a) Nome da placa tectônica onde fica nosso país:______________________
b) Nome da placa tectônica onde fica a África:________________________
c) Os três movimentos das placas tectônicas são:_______________, ________________ e ___________________.
d) A maioria deles fica no limite das placas tectônicas e entram em erupção quando elas se movimentam:________________
e) São associação de minerais:________________
f) Tipos de rochas:________________, _______________ ,_______________.
g) As rochas ígneas podem ser de dois tipos:_____________, ______________.
h) Tipo de rochas que podemos encontrar fósseis:________________________.
i) Propriedades dos minerais:_____________, ___________ e _____________.
j) Diferença entre maremoto e terremoto:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
k) Camadas do solo:______________, __________________ e _______________.
l) É a última camada do solo e deu origem as outras camadas do solo:__________
m) Horizonte do solo com terra fofa, úmida, rica em matéria orgânica e sais minerais, também chamada de solo agrícola, próprio para o plantio:____________________.
n) Pode poluir o solo e causar doenças nas pessoas:______________.
Profe Janete Motta

BOM TRABALHO!!!
Profe Janete Motta

REVISÃO II:
1. Explique o que é solo e qual sua importância:
________________________________________________________

2. Para cultivar plantas, você compraria uma área com a maior parte de solo arenoso? Por quê?
________________________________________________________

3. Sobre o lixo...
a) O que acontece com o lixo que sai de nossas casas?
________________________________________________________

*** Qual é o nome do líquido que sai do lixo?
____________________________________________________________

b) Com base na resposta anterior, por que um lixão não deve estar localizado perto de nascentes, rios e represas?
___________________________________________________________

c) Que alternativas para reduzir a quantidade de lixo você conhece?
___________________________________________________________

4. É importante manter a qualidade do solo.
a) Por que devemos fazer reciclagem e diminuir a quantidade de lixo em nossas casas?

___________________________________________________________
Fonte:
www.moderna.com.br/moderna/didáticos


5. Complete:
a) Tipos de solos:___________________________________
b) Solo próprio para plantar:___________________________

6. Explique o que é:
a) Erosão hídrica:______________________________________________

b) Erosão eólica:_______________________________________________

7. Responda:
a) Em que tipo de solo a erosão hídrica é maior: nos solos protegidos pela vegetação ou nos solos expostos, sem vegetação? Explique:
______________________________________________________

b) Qual a consequência da desertificação? ______________________________________________________

c) Onde podemos encontrar Mata Ciliar?


Pesquise o nome de algumas doenças transmitidas pelo solo contaminado:
______________________________________________________
BOM TRABALHO!!!

MATEMÁTICA:

REVISÃO III:

1) Resolva as Histórias Matemáticas e descubra quais delas não podem ser resolvidas, por falta de informações. Após, justifique:

a) Um aeroporto tem duas salas de espera. Uma tem 12 fileiras com 4 cadeiras cada uma. A outra tem 9 fileiras com 14 cadeiras cada uma. Seis cadeiras de cada sala foram retiradas para serem reformadas. Quantas cadeiras sobraram na sala de espera?

b) Um armário tem 9 prateleiras. Cada prateleira tem 26 livros. Pablo retirou todos os livros para repartí-los igualmente em 3 caixas. Quantos livros ficarão em cada caixa?

c) Uma fábrica está fazendo 14.296 triciclos e 6.476 bicicletas. Quantas rodas serão necessárias, se serão produzidas 160 rodas a mais de reserva?
d) Uma costureira tem 29 clientes. Ela vai fazer 6 vestidos para cada uma. Cada vestido leva 8 botões. De quantos botões ela vai precisar?

e) Pablo, Ana e Marta colheram morangos. Pablo colheu 425,Ana colheu 378, e Marta colheu 269. Eles vão repartir igualmente os morangos em vários cestos que há no sítio. Quantos morangos ficaram em cada cesto?

f) Dezesseis caminhões vão levar, cada um, 28 caixas para uma rede de 4 supermercados. Cada caixa contém 96 pés de alface. Quantos pés de alface cada supermercado vai receber?

g) Um sitiante vendeu para um supermercado 18 caixas com148 abacates cada uma e 13 caixas com 6 mamões cada uma. Quantos reais ele recebeu por tudo?
BOM TRABALHO!!!
Fonte: Matemática- Uma Aventura do Pensamento- Oscar Guelli- Editora Ática.


REVISÃO IV:
1) Representa em extensão os seguintes conjuntos de números:
A= {Números pares maiores que 16 e menores que 40}


B= {Números inteiros maiores que 12 e menores que 19}


2) A representação do conjunto { 1,3,5,7,9,11} é...
Assinale com uma cruz no ( ) a resposta correta:

A – { Números naturais menores que onze} ( )
B – { Números pares menores que onze} ( )
C – { Números ímpares menores que treze} ( )

3) A representação em extensão do conjunto { Números inteiros maiores que onze e menores que dezenove} é...

A – {11,12,13,14,15,16,17,18} ( )
B – {12,13,14,15,16,17,18,19} ( )
C – {12,13,14,15,16,17,18} ( )

4) Completa com os sinais que representam "PERTENCE E NÃO PERTENCE":
a) 13…… { Números Pares }
b) 15 ……{Números ímpares maiores que onze e menores que 31}
c) 0 …….{ Números inteiros}
d) 3 …….{Números naturais menores que 4}
http://sites.google.com/site/lenaprofessora
BOM TRABALHO!!!

REVISÃO V:
1. Leia e resolva.

a) Jorge está vendendo os 2 carros da família porque vão se mudar para outro país. O valor do carro de sua esposa é de 29 545 reais e o dele 37 687 reais, incluindo a documentação já paga. Se venderem os 2 carros, quantos reais deverão receber no total?


b) Jorge percorreu 42 178 km com seu carro e Meire percorreu 29 789 km. Quem andou mais com seu carro?

***Qual é a diferença entre a quilometragem percorrida pelo carro de Jorge e pelo carro de Meire?

c) No semestre passado a campanha Capriche no Verde promoveu o plantio de 2 637 mudas de árvores nas praças da cidade e de 4 756 mudas de árvores em ruas residenciais. A meta de plantio da campanha é de 10 mil mudas de árvores. Quantas mudas devem ser plantadas para que a meta da campanha seja alcançada?
d) Luana encomendou 2 dúzias de lancheiras para vender em sua loja. Cada lancheira será vendida a 39 reais. Quantos reais Luana receberá se vender todas as
lancheiras?
_____________________________

e) Quantas pessoas ficarão em cada um dos 8 hotéis da cidade se distribuírem igualmente os 569 hóspedes entre eles?
____________________________

2. Determine o valor das Expressões Numéricas:
a) (2 + 5 x 3) – 11 =
(2 + ____) – 11 =
_______ - 11 = ________

b) 15 : 3 + (8 : 2 x 4) =
15: 3 + (_____ x 4) =
15: 3 + ______ =
____+ ____ = ______
_______________________________

3. Marque a Expressão que corresponde a resolução :
Felipe tinha 36 adesivos e comprou
mais 8. Guardou-os em
quantidades iguais distribuídas em 4
envelopes. Quantos adesivos
Felipe guardou em cada envelope?
a) 36 + (8 : 4) = 38
b) 36 + 8 : 4 = 48
c) (36 + 8) : 4 = 11

BOM TRABALHO!!!
Fonte: www.moderna.com.br/moderna/didáticos


HISTÓRIA:
REVISÃO VI:
1. Responda:
a) Quem era o capitão da frota que partiu do porto de Lisboa em direção à Índia, no dia 9 de março de 1.500?
____________________________________________________________________________________________________________________________

*** Qual era o tipo de embarcação utilizada por ele?
______________________________________________________________

***Para onde Cabral estava indo?
______________________________________________________________

***O que aconteceu durante a viagem?
______________________________________________________________
b) O rei de Portugal era o principal incentivador das navegações. Como ele se chamava?
______________________________________________________________

c) Qual o interesse dos portugueses com as grandes navegações?
______________________________________________________________
2. Cada grupo que compunha a sociedade portuguesa à época tinha interesses próprios com as grandes navegações:
Relacione:
a) Rei
b) Nobres e membros
da Igreja
c) Comerciantes
d) Povo
( ) Levar uma vida melhor, longe das dificuldades existentesem Portugal.


( )Servir ao rei e a Deus, levando a religião católica a outros
povos.
( ) Enriquecimento do reino, aumento do poder sobre os
nobres.
( ) Excelentes oportunidades de negócios

3. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil e Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
***Você concorda com esta afirmação? Explique:
___________________________________________________________________

4. Porque os portugueses chamaram os nativos de “índios”?

___________________________________________________________________
Fonte: www.moderna.com.br/moderna/didáticos

5. Cite os grupos indígenas que povoaram o RS na época do descobrimento:
___________________________________________________________________

*** Escreva características do modo de vida de cada um destes povos:
___________________________________________________________________

6. Por que os padres jesuítas criaram as Missões?
___________________________________________________________________

BOM TRABALHO!!!

GEOGRAFIA:
REVISÃO VII:
***Pesquise no Atlas quando necessário.

1. Marque um X na alternativa correta:

a) O Brasil está situado em qual continente?
( ) América ( ) África ( ) Ásia ( ) Oceania

b) Indique um país situado na América do Sul.
( ) Itália ( ) México ( ) Brasil ( ) Canadá

c) O continente americano está dividido em quantas partes?
( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5

2. Quantos países fazem parte da América do Sul? Qual deles é o maior?
___________________________________________________________________

3. Encontre no caça palavras os nomes dos países que fazem parte da América do Sul.


C A D E F S S P A R A G U A I S D I O G
O S S U R I N A M E C F E R S A S D F U
L B R A S I L C D W D C H I L E C V B I
O C V G H J K L O Y R S X S F G H J N A
M A S D X A E R O A R G E N T I N A D N
B X C V B X Z S A I O P D A D C L K E A
I B O L I V I A E F V A W Q P E R U V S
A E T U I G C D E Q U A D O R X C X B C
S A V E N E Z U E L A V B N G H J N V C
X G U I A N A F R A N C E S A O P L A X

4. Complete as lacunas:
O Brasil está dividido em ______ grandes regiões: ___________________,
_________________, __________________, _____________________ e _________________.
Eu vivo no estado de _____________________, localizado na região ________________.

5. A superfície terrestre possui formas variadas. Como são chamadas essas formas?
___________________________________________________________________

6. As formas da superfície do planeta Terra estão em constante transformação. Quais são os dois
elementos principais que modificam o relevo?
___________________________________________________________________

7. Pinte com sua cor preferida os principais agentes naturais que são responsáveis pela modificação do relevo:
VEGETAÇÃO- ÁGUA- LUZ DO SOL- VENTO- FAUNA

8. As mudanças no relevo estão relacionadas às mudanças de temperatura e à ação da água e do vento sobre as rochas. Explique com suas palavras o que é:

a) O processo de erosão.
___________________________________________________________________

b) O processo de deposição.
___________________________________________________________________

9. As variadas formas de relevo recebem nomes diferentes. Quais são as principais formas de relevo da superfície terrestre?
___________________________________________________________________

10. A ação humana também modifica o relevo. Alteramos o relevo para adaptá-lo às nossas necessidades.
Quais atividades humanas modificam o relevo?
___________________________________________________________________

11. Qual é a unidade de relevo predominante na cidade em que você mora?
___________________________________________________________________


12. Complete as lacunas com as palavras que faltam:
Nos mapas e globos, os___________________ são as linhas imaginárias horizontais. O principal_______________ é o Equador.
Os _______________são as linhas imaginárias verticais.
Elas são traçadas de um pólo ao outro. O principal _____________________ é o de Greenwich.

13.CURIOSIDADE:
Leia o texto abaixo que conta a origem do nome Atlas.

“O Atlas é um livro que reúne uma série de mapas. O nome Atlas tem origem na mitologia grega.
Nela encontramos a história de um titã chamado Atlas.
Conta-se que Atlas lutou contra os deuses do Olimpo, deixando Zeus, o Deus dos Deuses, furioso.
Como castigo, Zeus o obrigou a carregar o mundo nas costas, para sempre.)
Ter à mão um Atlas é ter um mundo de informações.”

***Se necessário utilize o dicionário para pesquisar as palavras desconhecidas.
BOM TRABALHO!!!

Fonte: http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/buriti/fazendo/avaliacoes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source