COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 8 de agosto de 2010

ARTES: TARCILA DO AMARAL


ARTES PLÁSTICAS:

A utilização de componentes visuais ou táteis para expressar o mundo real e o do imaginário é o que se denomina artes plásticas e, naturalmente,aquilo de que se ocupa um artista plástico, ao criar obras pictóricas ou esculturas.O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, fazendo uso do papel, da tinta, do gesso, da argila, da madeira,de metais, de programas de computador ou de qualquer outro material que lhe permita projetar sua criatividade e impressões do mundo do qual faz parte.



BIOGRAFIA COMPLETA:


Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

***Pensamos em fazer uma releitura da obra, desta artista, com as crianças. Porém, depois pensamos que elas deveriam se expressar com liberdade, como um verdadeiro artista plástico faz. Fizemos o seguinte questionamento:

*** Se você fosse um(a) artista plástico(a) o que gostaria de retratar numa tela, para presentear seu pai?

Vejam o resultado..."Pequenos grandes artistas!"
Orientações do trabalho: Profe Janete Motta e Profe Luciana(Inglês).


***As criancas também levaram um chaveiro com sua foto.
Parabéns pelos trabalhos! Ficaram lindosssssssss!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source