COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 1 de agosto de 2010

A RELIGIOSIDADE INDÍGENA...


AULA DE ENSINO RELIGIOSO

1) Ouça a música e cante: Tu Tu Tu Tupi


*** Questionamento Oral: Na sua opinião, por que "todo mundo tem um pouco de índio... dentro de si"?
*Que palavras de origem indígena a música cita? O que elas representam?

2) Texto para leitura e reflexão:

Fonte: http://www.gper.com.br/noticias

3) Trabalhando sobre o texto:

a) Qual sua opinião sobre a religiosidade do povo indígena?

b) Qual a sua religião?

c) Cite o nome de outras religiões que você conhece?

d) O que a religião indígena tem em comum com a sua?

e) Faça uma listagem das celebrações feitas na religião...
***do povo indígena:
***na sua religião:

f) O fato das pessoas terem religiões diferentes representa um problema para você? Por quê?
***Interpretação: Profª Janete Motta

4) Técnica do Sonrisal:

COMPRIMIDOS DE FÉ

Material: três copos com água
Três comprimidos efervescentes.
Explicar: O comprimido é a pessoa e o copo com água a religião e a fé.
a) Colocar os copos com água sobre a mesa.
b) Pegar os comprimidos, ainda dentro das embalagens.
c) Pedir atenção...Colocar o 1º comprimido, com a embalagem, ao lado do 1º copo com água.
d) Colocar o 2º comprimido, com a embalagem, dentro do 2º copo.
e) Por fim, colocar o último comprimido sem a embalagem, dentro do 3º copo.

Fonte: http://servindoadeus.spaceblog.com.br/

f) Conclusão coletiva. Registro no caderno.

***Ilustre a técnica "Comprimidos de Fé" e explique:

Copo 1:É a pessoa que não tem religião, não quer envolver-se com nada, sem fé.
Copo 2: É aquela pessoa que tem religião, mas não pratica os ensinamentos dela, fica fechado as verdades da fé.
Copo 3: É aquela pessoa que participa, pratica as virtudes, se envolve, se mistura, sua fé é fervorosa e verdadeira.

***Não importa a nossa religião. o que importa é acreditar em DEUS, ter RESPEITO e FÉ.(T:41)

5) MATEMÁTICA:

Resolva as histórias matemáticas com atenção:

a) Um álbum tem 3 dúzias de páginas com 15 fotos de índios em cada uma. Outro álbum tem 8 páginas com 16 fotos de italianos, em cada uma. Quantas são as fotos de índios, se 8 fotos foram retiradas do álbum?
Cálculo: R:

*** Quantas são as fotos de italianos?
Cálculo: P.R: R:


***Quantas fotos são ao todo, nestes álbuns?
Cálculo: PR: R:

b) Sete índios pescaram 69 peixes, cada um, para repartir igualmente entre 36 ocas. Quantos peixes cada oca recebeu? Os peixes que sobraram eles deram para um índio que estava visitando a aldeia. Quantos peixes eles deram?
Cálculos: R: _____________________________________

R:____________________________________________
Histórias Matemáticas: Profe Janete Motta

6) Calcule o resultado das expressões numéricas e depois complete com >, < ou =" :">

a) (10 – 7) x 4 = ________ (8 + 7) : 5 = _________ ------
b) (16 + 9) x 3 = ________ (14 – 8) x 9 = ________ ------
c) (23 – 3) x (12 + 8) = ________ (60 : 2 + 190) + (45 + 135) = ________ ------
d) (31 + 4) x 4 = ________ 8 x (15 + 5) = ________ ------
e) 85 x (4 – 3) = ________ (16+8) - 4=__________ ------


7) Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas frases abaixo. Depois reescreva as frases falsas corrigindo-as:


a) 405 é divisível por 5 ( )
b) 418 é divisível por 4 ( )
c) 186 é divisível por 7 ( )
d) 639 é divisível por 9 ( )
______________________________________________________
______________________________________________________

8) Tarefas:

***Marque os divisores de cada número e responda.

Divisores******Números******2******3******4******5******10

234

700

111

66

800

***Há alguma semelhança entre os números divisíveis por 2? Qual?______________________________________________________________
Atividades 6, 7 e 8-Fonte:http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/buriti/fazendo/atividades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source