COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

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4º ANO/ 2.011

domingo, 8 de agosto de 2010

"NÓS OS ÍNDIOS": EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

1) LEITURA E COMENTÁRIO PARTICIPADO:

NÓS OS ÍNDIOS, CONHECEMOS O SILÊNCIO...

Nós os índios, conhecemos o silêncio
Não temos medo dele.
Na verdade, para nós ele é mais poderosodo que as palavras.
Nossos ancestrais foram educadosnas maneiras do silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento.
"Observa, escuta, e logo atua", nos diziam.
Esta é a maneira correta de viver.
Observa os animais para ver como cuidam de seus filhotes.
Observa os anciões para ver como se comportam.
Observa o homem branco para ver o que querem.
Sempre observa primeiro,com o coração e a mente quietos,e então aprenderás.
Quanto tiveres observado o suficiente,então poderás atuar.

Com vocês, brancos, é o contrário.
Vocês aprendem falando.
Dão prêmios às crianças que falam mais na escola.
Em suas festas, todos tratam de falar.
No trabalho estão sempre tendo reuniões nas quais todos interrompem a todos,e todos falam cinco, dez, cem vezes.
E chamam isso de "resolver um problema".
Quando estão numa habitação e há silêncio,ficam nervosos.
Precisam preencher o espaço com sons.
Então, falam compulsivamente,mesmo antes de saber o que vão dizer.
Vocês gostam de discutir.
Nem sequer permitem que o outro termine uma frase.
Sempre interrompem.
Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive.
Se começas a falar, eu não vou te interromper.
Te escutarei.
Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo. Mas não vou interromper-te.
Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste,mas não te direi se não estou de acordo,a menos que seja importante.
Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei.
Terás dito o que preciso saber.
Não há mais nada a dizer.
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.
Deveríamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes.
Deveriam plantá-las, e permití-las crescer em silêncio.
Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando, e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.
Existem muitas vozes além das nossas.
Muitas vozes.
Só vamos escutá-las em silêncio.

Fonte: Código de uma Xamã

2) INTERPRETAÇÃO:

a) Para os índios, qual a maneira correta de viver?
b) Na opinião dos índios, como o homem branco resolve seus problemas?
c) O que o índio considera desrespeitoso?
d) Como o índio age, quando alguém fala algo que ele não gosta?
e) Explique a comparação que o índio faz entre: “palavras e sementes”.
f) E você, respeita os outros quando estão falando? Comente:
g) Para você, qual a maneira correta de viver?
Interpretação: Profe Janete Motta

3) MATEMÁTICA:

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL:

Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
***Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

15 x 0 = 0
15 x 1 = 15
15 x 2 = 30
15 x 3 = 45
15 x 4 = 60
15 x 5 = 75
15 x 6 = 90

*** E assim por diante. Sendo assim, os múltiplos de 15 são: 0, 15, 30, 45, 60, 75, 90,...
Uma outra forma de saber se um número é múltiplo de outro é fazer a divisão entre eles.
Se o resto for zero, então é múltiplo.
Assim:
a) 4 é múltiplo de 2 porque 4 ÷ 2 = 2 e o resto = 0.
b) 72 é múltiplo de 3 porque 72 ÷ 3 = 24 e o resto = 0.
c) 200 é múltiplo de 4 porque 200 ÷ 4 = 50 e o resto = 0.
d) 125 é múltiplo de 5 porque 125 ÷ 5 = 25 e o resto = 0.
*** Note que múltiplo de é o mesmo que ser divisível por.

4) É fácil!

1) Coloque C se for correto e E se estiver errado:
a) 958 é múltiplo de 3 ( )
b) 70 é múltiplo de 2 ( )
c) 55 é múltiplo de 8 ( )
d) 97 é múltiplo de 7 ( )
e) 25 é múltiplo de 5 ( )

5) 2) Escreva o que se pede, colocando vírgula:

a) Os 5 primeiros múltiplos de 10:
M10 = {____________________________}

b) Os 5 primeiros múltiplos de 18:
M18 = {_____________________________}

c) Os 5 primeiros múltiplos de 45:
M45 = {_____________________________}

d) * Os 5 primeiros múltiplos de 50:
M50 = {_____________________________}

6) Resolva as história matemáticas:

a) Uma loja de roupa feminina colocou as blusas, com estampas indígenas, em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo, Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usará para pagar esta compra?
***É fácil!
Cálculos:




R: Marcela gastou R$ _________ para fazer esta compra.
R: Marcela usou______notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra.

b) Uma escola indígena tem 316 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:
* 118 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 80 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.
*** Quantas crianças gostam de brincar de esconde-esconde e pega-pega?
Cálculo: P.R:



R:________________________________________________________________

***Quantas crianças gostam de pular corda?
Cálculo: P.R:



R:________________________________________________________________


Fonte: http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/divisores-e-multiplos-de-numeros-naturais_2
Adaptação: Profe Janete Motta

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