COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS

CIÊNCIAS:

1) Leitura e comentário participado:



O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS – capítulo V

“...Pois bruscamente o principezinho me interrogou, tomado de grave dúvida:
- É verdade que os carneiros comem arbustos? - Sim. É verdade. - Ah! Que bom!
- Por conseguinte eles comem também os baobás?
Fiz notar ao principezinho que os baobás não são arbustos, mas árvores grandes como igrejas. E que mesmo que ele levasse consigo todo um rebanho de elefantes, eles não chegariam a dar cabo de um único baobá.
...Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.“É uma questão de disciplina, me disse mais tarde o principezinho. Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta. É preciso que a gente se conforme em arrancar regularmente os baobás logo que se distingam das roseiras, com as quais muito se parecem quando pequenos. É um trabalho sem graça, mas de fácil execução.”

Trecho do Livro: O Pequeno Príncipe de Antoine Saint Exupéry- Ed. Agir

***Aprendendo sobre baobás...



Muitas árvores são espetaculares, mas há uma espécie que se destaca dentre todas. São originárias da África, mas podem desenvolver-se também em outras regiões onde encontrem condições favoráveis.
Podem viver de dois a seis mil anos, atingir cerca de trinta metros de altura e dez de diâmetro. Chamam-se Baobás. São especiais não só pelas dimensões: sua forma estranha é o seu maior chamariz.
A copa esgarçada dos Baobás dá-nos a impressão de ver sua raiz, como se a árvore estivesse de cabeça para baixo.

Exupéry, em seu livro “O Pequeno Príncipe” descreve-as como “ameaçadoras e até catastróficas quando se vive num planeta pequeno”, o que não é o nosso caso.
No Brasil existem cerca de 20 Baobás na idade adulta, sendo 16 no estado do Pernambuco. Foram trazidas pelos escravos em porões de navios, no início da colonização.
Suas flores penduradas em forma de sino têm 20 cm de diâmetro, duram apenas 24 horas e exalam forte odor de almíscar atraindo moscas varejeiras e outras agentes polinizadoras.
O odor parece de carniça devido a presença de escatol.
Os frutos são comestíveis, parecidos com abóboras.
Seu caule pode armazenar mais de cem litros de água.
Ivanir Faria


http://ivanirfaria.spaces.live.com/

2) Questionamentos:

a) Por que o Pequeno Príncipe queria um carneiro no planeta dele?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

b) Qual seria a catástrofe , no planeta do Pequeno Príncipe, se um baobá crescesse?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) Que atitudes, das pessoas, podem ser consideradas "sementes ruins" para o nosso planeta?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

d) Liste três atitudes que podem ser "sementes boas" para nosso planeta:

*_________________________________________________________________

*_________________________________________________________________

*_________________________________________________________________


3)

*** CUIDAR DO PLANETA:"É UMA QUESTÃO DE DISCIPLINA, DISSE O PRINCIPEZINHO."


Texto: http://www.meuplanetaminhacasa.com.br/

4) Escreva cinco maneiras para reduzir os danos causados pelo homem e desta forma preservar a água do nosso planeta:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Elaborado por Profe Janete Motta

5) MATEMÁTICA:

***Determine o m.m.c. pelo processo da decomposição:

a) m. m. c. ( 18-30)
b) m.m.c. ( 21 -12 )
c) m.m.c. ( 35-10)
d) m.m.c. ( 25 -80)

7) Resolva:
a) O Pequeno Príncipe comprou 3 carneiros e uma corda, gastando ao todo R$175,00. A corda custou R$19,00. Quanto custou cada carneiro, se eles tem o mesmo preço? (R:52,00)

b) Descubra quantos arbustos o carneiro do Pequeno Príncipe comeu, realizando os cálculos:
***Multiplique 25 arbustos pela soma de 106 com 134. A seguir, divida o resultado por 100. Qual é o número de arbustos que o carneiro dele comeu? (R: 60)

c) O Pequeno Príncipe, em suas viagens, fez muitos amigos. Ele e mais quatro amigos foram a um restaurante. A conta deu R$65,00 e foi dividida igualmente entre eles. O principezinho deu a parte dele e ficou ainda com R$11,00. Qual a quantia que ele tinha quando entrou no restaurante? (R:24,00)

***As histórias matemáticas encontrei no blogg deste professor e adaptei-as ao tema em estudo: http://jmp25.blogspot.com/2009/03/10-resolucao-de-problemas.html

Um comentário:

  1. Olá, adorei esse plano de aula, estou aplicando a leitura do Pequeno principe. Obrigado

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source