COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 29 de agosto de 2010

PRÓXIMO PROJETO: OS SUPER HERÓIS...


MINI PROJETO: OS SUPER HERÓIS



"Mais rápido que uma bala.
Mais forte que uma locomotiva
Capaz de saltar sobre os prédios mais altos com um simples pulo.
Olhem !

Lá no céu !"
É um pássaro !
É um avião !
Não ! É o Super-Homem !

1) JUSTIFICATIVA:

Os Super heróis sempre foi um tema presente na vida das crianças. E com certeza, todos nós temos o nosso “super-herói preferido”. Com o aumento de filmes, envolvendo super heróis, exibidos nos cinemas nos últimos anos, esse tema se tornou ainda mais frequente na vida das crianças. Assim, o aluno constrói o conhecimento, baseado em seus interesses do dia a dia e a sua aprendizagem torna-se significativa e prazerosa.
Os super heróis são personagens importantes para o imaginário infantil.
“Em trabalho de Educação de Valores, a única forma de “tocar” as crianças e os adolescentes é motivá-los a exporem suas idéias sobre a sociedade em geral, e, para tanto, os filmes escolhidos, apesar da temática de ficção e aventura, apresentam em sua essência a antiga luta do Bem contra o Mal, além de valores considerados universais que buscam a felicidade e uma vida digna.
Ao interpretar os filmes e origem de cada super herói, eles estão refletindo sobre suas necessidades e aspirações e também desenvolvendo aprendizados significativos.
“No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Elas acreditam que eles são os mais fortes e bonitos. Essa necessidade de encontrar um herói acontece porque a criança se sente importante,daí ela procura um herói com o qual se identifique".
A identificação, da criança, com super heróis é muito comum, o poder de herói da a ela coragem para vencer as dificuldades internas e externas.
***Entretanto, sabemos que a ficção é algo muito interessante para as criança. O projeto possibilita elas perceberem a diferença entre a ficção e a realidade, pois já estão na idade de abstrair que a realidade é totalmente diferente.



2) OBJETIVOS:
O Projeto tem como objetivos básicos a complementação das atividades escolares, o desenvolvimento cognitivo, moral e a formação cidadã, baseados nas virtudes, tornando as crianças seres ativos, autônomos e participativos nas questões políticas, sociais e culturais.

3) METODOLOGIA:
O projeto destinado aos alunos da quarta série contém sugestões de atividades práticas, dinâmicas, interativas e interdisciplinares a serem trabalhadas.



4) ATIVIDADES:
a) Pesquisa; textos; filmes; interpretação; Gramática; histórias reais; produção textual; histórias em quadrinhos; histórias matemáticas; charge; trabalhos artísticos; músicas; jogos educativos (Informática); nomes em Inglês; heróis bíblicos e músicas "A fé faz o herói", "Meu herói é Jesus"(Ens. Religioso); Poema: Super Herói (Ed. p/ Pensar); Festa fantasia (semana da criança); avaliações envolvendo conteúdos associados a este tema.

5) DURAÇÃO: Um mês/ou um mês e meio.

6) AVALIAÇÃO:

a) Qualitativa: Continua e diária, observando a participação, responsabilidade e envolvimento com as atividades propostas em sala de aula e tarefas.



b) Quantitativa (considerando que também temos a nota): Avaliações envolvendo as diferentes disciplinas.



Música Educativa: Homem Aranha

Eu tenho um amigo
Com a cara meio estranha
Ele solta uma teia
Ele é o Homem Aranha


Ele sobe na parede
Ele pega o homem mau
Ele pula entre os prédios
Ele é um cara legal

Mais um dia o Duende Verde
Quis destruir a Natureza
O meu amigo Homem Aranha
Não deixou... mas que beleza!

*Composição tio Ricardo

Fonte da música: http://blogs.abril.com.br/fonomusicoterapia

“...O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo.”(FREIRE, 2003.)



Meu Super-Herói
Mara Lima

Meu super herói não é deste mundo.
Não usa capa nem precisa de escudo.
É imbatível, poderoso, invencível.
Ele é grande demais.
Ele jamais perdeu alguma batalha.
O seu poder é grande, Ele não falha.
Ele vem me ajudar.
Não é o Batman, não é o He-man,
nem tão pouco Power-rangers também.
Seu nome é santo,
forte, grande e tremendo
Ele nasceu em Belém,
não é o Robin, não é o Super Man.
E nem tão pouco homem Aranha também.
Ele é Jesus filho de Jeová
é só chamar que Ele vem.
É meu amigo, Ele cuida de mim.
A sua força jamais terá fim.
Todo o poder está em suas mãos.
O meu Deus é assim.
Ele segura o mar em suas mãos.
Não é desenho de televisão.
Meu super herói. Jamais pode morrer.
Ele tem todo poder.
Ele é Jesus.
O meu herói é Jesus. (3x).

http://letras.terra.com.br/mara-lima/1216599/

7) Fonte de pesquisa:

http://www.bricabrac.com.br/

http://www.metodista.br/noticias

http://aartedeensinarblog.blogspot.com/

Para você jogar:

Clique para Jogar!



Clique para Jogar! (vestir a Menina Aranha)



Clique para Jogar! (quebra-cabeça)



Clique para Jogar! (escalando prédios)



Clique para Jogar! (futebol)

Espero que gostem!!! Com carinho... Profe Janete Motta

O PEQUENO PRÍNCIPE: AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA




Elaborada por: Profe Janete Motta

O PEQUENO PRÍNCIPE: 7 DE SETEMBRO

DESFILE CÍVICO

INTERPRETAÇÃO: AMOR PELO BRASIL



1) Amor pelo Brasil
De Alice Costa
Fonte: Recanto das Letras
http://recantodasletras.uol.com.br/poesias/1787582

2) Complete:

a) Número de estrofes:____
b) Número de versos:____
c) Rimas da quarta estrofe:_____________________________
d) Escreva três palavras que rimem com:
Brasil:____________________________________________

2) Interpretação da poesia:

a) Dos itens abaixo, qual a autora destaca como forma de eliminar a violência no Brasil:
( ) saúde ( ) educação ( ) heroísmo
*Justifique:_________________________________________________________

b) Pinte a estrofe que a autora demonstra preocupação com:
* Preservação do meio ambiente. (verde)
* O voto consciente para melhorar a vida do povo brasileiro, através dos futuros governantes do Brasil. (amarelo)

c) Explique a frase:
“Descruze os braços, ame-o com o coração.”
__________________________________________________________________
MATEMÁTICA:
3) Descubra as bandeirinhas confeccionadas para a Semana da Pátria, calculando o mínimo múltiplo comum entre:

a) Turma 41:

6, 12



m.m.c.6 e 12=___

A turma 41 confeccionou ___bandeirinhas.


b) Turma 42:

36, 90



m.m.c.36 e 90=___

A turma 42 confeccionou___ bandeirinhas.


c) Turma 43:

18, 40



m.m.c.18 e 40=___

A turma 43 confeccionou___bandeirinhas.


***Qual a turma que confeccionou mais bandeirinhas?

___________________________________________________________________

***Multiplique o total de bandeirinhas, confeccionadas pela 4☺ série, por 64:

Cálculos:


Atividades de interpretação e Matemática elaboradas por: Profe Janete Motta

INTERPRETAÇAO DO FILME ORIGINAL: O PEQUENO PRÍNCIPE




1) Trabalhando sobre o filme:

a) Onde acontece a história?
___________________________________________________________________

b) Se você fosse um personagem, qual gostaria de ser?
Por quê?
___________________________________________________________________

c) Por que o Pequeno Príncipe estranhou o planeta Terra?
__________________________________________________________________

d) Em sua opinião, a serpente era amiga do Pequeno Príncipe? Justifique:
__________________________________________________________________

e) Escreva outro final para a história:
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
f) Em sua opinião, com que tipo de pessoa poderia comparar...
*** o piloto:___________________________
***o Geógrafo:________________________
*** o homem de negócios:___________________
***a rosa:______________________________
***a raposa:____________________________
***a serpente:___________________________
***o rei:________________________________
***O Pequeno Príncipe:________________________________

g) Escreva virtudes que você percebeu nestes personagens:

***principezinho:______________________________________________

***piloto:____________________________________________________

***raposa:___________________________________________________

h) O final da história transmite que:

( ) o tempo, a distância e a ausência jamais farão esquecermos das pessoas significativas em nossas vidas.
( ) as pessoas são significativas em nossas vidas somente quando estão juntas conosco.

i) Escreva outras mensagens que o filme transmitiu para nossa vida:
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

Elaborada por Profe Janete Motta

O PEQUENO PRÍNCIPE: AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

O Homem Bêbado


Elaborada por: Profe Janete Motta

SEMANA DA PÁTRIA: O PEQUENO PRÍNCIPE











Sugestão para Hora Cívica: Baseada nos trabalhos, realizados em sala de aula, sobre este tema.



Roteiro Hora cívica: 4☺ série - 01/09/10
1) T: 42
Poesia:
***O que é Pátria?
2) T: 43
Poesia:
***Amor pelo Brasil
Autora: Alice Costa (Recanto das Letras)
3) T: 41
*** Sementes boas para o Brasil...
O Pequeno Príncipe morava num planeta pequeno, tamanho de uma casa, tinha dois vulcões ativos, um inativo e uma rosa.
“Cuidar do planeta é uma questão de disciplina, dizia o principezinho”.
Cuidar do Brasil é uma questão de cidadania, diz a 4 série.
O capítulo V, do livro, refere-se aos baobás (árvores enormes como igrejas), consideradas pelo Pequeno Príncipe “sementes ruins”, pois poderiam rachar o seu pequeno planeta, causando uma catástrofe.
Queremos ter atitudes que sejam “sementes boas” para o nosso Brasil crescer e progredir:
Quais são estas sementes boas???
***Reciclar
***Cuidado com o lixo.
***Ser responsável pelo que cativas.
***Combater a poluição, desmatamento e queimadas.
***Economizar e preservar a água.
***Economizar luz.
***Ir à escola.
***Não desperdiçar os alimentos.
***Saber usar o seu dinheiro.
*** Não usar drogas. (frases dos alunos: aula de Ciências)

O Pequeno Príncipe regava a sua rosa todos os dias, mas como ele não era egoísta e sim um menino que praticava a solidariedade, percebeu que existiam milhares de rosas iguais a sua para regar...
Queremos regar o Brasil todos os dias...cativando...
***Amor, amizade, solidariedade, justiça, respeito paz...
Música: Cativar.
Durante a música distribuir rosas.
Apresentação T: 41: Elaborada por Profe Janete Motta



Parabéns pelo esforço e empenho!!!Bjbjbj!!!


*** Aula de Informática: Desenho no Paint- Alan e Fernando.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS

CIÊNCIAS:

1) Leitura e comentário participado:



O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS – capítulo V

“...Pois bruscamente o principezinho me interrogou, tomado de grave dúvida:
- É verdade que os carneiros comem arbustos? - Sim. É verdade. - Ah! Que bom!
- Por conseguinte eles comem também os baobás?
Fiz notar ao principezinho que os baobás não são arbustos, mas árvores grandes como igrejas. E que mesmo que ele levasse consigo todo um rebanho de elefantes, eles não chegariam a dar cabo de um único baobá.
...Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.“É uma questão de disciplina, me disse mais tarde o principezinho. Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta. É preciso que a gente se conforme em arrancar regularmente os baobás logo que se distingam das roseiras, com as quais muito se parecem quando pequenos. É um trabalho sem graça, mas de fácil execução.”

Trecho do Livro: O Pequeno Príncipe de Antoine Saint Exupéry- Ed. Agir

***Aprendendo sobre baobás...



Muitas árvores são espetaculares, mas há uma espécie que se destaca dentre todas. São originárias da África, mas podem desenvolver-se também em outras regiões onde encontrem condições favoráveis.
Podem viver de dois a seis mil anos, atingir cerca de trinta metros de altura e dez de diâmetro. Chamam-se Baobás. São especiais não só pelas dimensões: sua forma estranha é o seu maior chamariz.
A copa esgarçada dos Baobás dá-nos a impressão de ver sua raiz, como se a árvore estivesse de cabeça para baixo.

Exupéry, em seu livro “O Pequeno Príncipe” descreve-as como “ameaçadoras e até catastróficas quando se vive num planeta pequeno”, o que não é o nosso caso.
No Brasil existem cerca de 20 Baobás na idade adulta, sendo 16 no estado do Pernambuco. Foram trazidas pelos escravos em porões de navios, no início da colonização.
Suas flores penduradas em forma de sino têm 20 cm de diâmetro, duram apenas 24 horas e exalam forte odor de almíscar atraindo moscas varejeiras e outras agentes polinizadoras.
O odor parece de carniça devido a presença de escatol.
Os frutos são comestíveis, parecidos com abóboras.
Seu caule pode armazenar mais de cem litros de água.
Ivanir Faria


http://ivanirfaria.spaces.live.com/

2) Questionamentos:

a) Por que o Pequeno Príncipe queria um carneiro no planeta dele?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

b) Qual seria a catástrofe , no planeta do Pequeno Príncipe, se um baobá crescesse?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) Que atitudes, das pessoas, podem ser consideradas "sementes ruins" para o nosso planeta?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

d) Liste três atitudes que podem ser "sementes boas" para nosso planeta:

*_________________________________________________________________

*_________________________________________________________________

*_________________________________________________________________


3)

*** CUIDAR DO PLANETA:"É UMA QUESTÃO DE DISCIPLINA, DISSE O PRINCIPEZINHO."


Texto: http://www.meuplanetaminhacasa.com.br/

4) Escreva cinco maneiras para reduzir os danos causados pelo homem e desta forma preservar a água do nosso planeta:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Elaborado por Profe Janete Motta

5) MATEMÁTICA:

***Determine o m.m.c. pelo processo da decomposição:

a) m. m. c. ( 18-30)
b) m.m.c. ( 21 -12 )
c) m.m.c. ( 35-10)
d) m.m.c. ( 25 -80)

7) Resolva:
a) O Pequeno Príncipe comprou 3 carneiros e uma corda, gastando ao todo R$175,00. A corda custou R$19,00. Quanto custou cada carneiro, se eles tem o mesmo preço? (R:52,00)

b) Descubra quantos arbustos o carneiro do Pequeno Príncipe comeu, realizando os cálculos:
***Multiplique 25 arbustos pela soma de 106 com 134. A seguir, divida o resultado por 100. Qual é o número de arbustos que o carneiro dele comeu? (R: 60)

c) O Pequeno Príncipe, em suas viagens, fez muitos amigos. Ele e mais quatro amigos foram a um restaurante. A conta deu R$65,00 e foi dividida igualmente entre eles. O principezinho deu a parte dele e ficou ainda com R$11,00. Qual a quantia que ele tinha quando entrou no restaurante? (R:24,00)

***As histórias matemáticas encontrei no blogg deste professor e adaptei-as ao tema em estudo: http://jmp25.blogspot.com/2009/03/10-resolucao-de-problemas.html

O PEQUENO PRÍNCIPE: ENSINO RELIGIOSO E PORTUGUÊS



1) Relembrar: A raposa e o príncipe (trabalhado na sexta-feira)
***Dar ênfase à expressão CATIVAR e comentar.

2) PALAVRA DE VIDA:
***Leitura do trecho bíblico.
O Livro do Eclesíastico, no capítulo 6, versículos de 14 a 17 nos fala:

" Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço, o seu valor é incalculável. Um amigo fiel é um remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão. Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim será o seu amigo."

3) VIVÊNCIA DA PALAVRA:

***Um relacionamento significativo é único em todo o mundo; nenhum outro é igual. Ele cresce a partir das peculiaridades e diferenças das pessoas envolvidas.
As pessoas em um relacionamento como no livro "O Pequeno Príncipe" , cativam uma a outra.

a) Na sua opinião, o que é cativar?

b) Em seu dia a dia você já vivenciou a experiência de cativar e ser cativado? Comente:

c) Você concorda que quem encontrou um verdadeiro amigo encontrou um tesouro? Justifique:

d) Você sabe ser amigo? Como?

e) Que outras mensagens os textos refletidos sugerem?

4) ORAÇÃO:

Senhor, ajuda-me, para que eu saiba valorizar sempre uma verdadeira amizade.

http://salvemaria.sites.uol.com.br/cativar.htm

Adaptação: Janete Motta

5) Música:



Cativar
Grupo Arte Nascente

Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me fez recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar

Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar

Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou

Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém.

"A sábia raposa ensina o pequeno príncipe a compartilhar. E explica-lhe que, apesar de existirem milhares de flores parecidas, a dele é única, e foi o tempo que ele dedicou a ela que a fez tão importante.
Cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal.
Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você cativou."


6)Observe na música e complete:

a) Número de estrofes:____
b) Número de versos:_____
c) Rimas...
***da primeira estrofe:______________________
***da segunda estrofe:______________________

7) Retire da música:

a) dois substantivos comuns:___________________________________
b) dois adjetivos:___________________________________________
c) todos os verbos no infinitivo:______________________________________________ ___________________________________________________________________
d) dois verbos no pretérito:____________________________________
e) um pronome pessoal do caso reto:____
f) duas palavras oxítonas...
***com duas sílabas:________
***com três sílabas:________
g) uma palavra com hiato:___________
h) duas palavras com dígrafo:____________________

8) Tarefas:

Crie uma estrofe com quatro versinhos sobre o valor da amizade:

O PEQUENO PRÍNCIPE: AULA DE INGLÊS E ARTES


Desenho com guache da aluna Selene

1) INGLÊS:



*** Considerando que os alunos estão lendo o livro desde abril, e este capítulo já foi trabalhado em aula, o resultado desta atividade surpreendeu a Professora de Inglês, pois os alunos demonstraram facilidade para descobrir as palavras que completavam o texto em Inglês. As palavras foram escritas no caderno desta disciplina.

2) ARTES:
***Faça um desenho, com tinta guache, ilustrando parte do livro já trabalhado por nós:

Profe Janete Motta
Adapatação: Profe Luciana (Inglês)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A RAPOSA E O PRÍNCIPE: INTERPRETAÇÃO

1) Leitura e comentário participado:



A RAPOSA E O PRÍNCIPE

E foi então que apareceu a raposa:

__Bom dia,disse a raposa.

__Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.

_Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...

__Quem és tu?perguntou o principezinho.Tu és bem bonita...

__Sou uma raposa, disse a raposa.

__Vem brincar comigo,propôs o principezinho. Estou tão triste...

__Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

__Ah! desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:

__Que quer dizer "cativar"?

__Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?

__Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?

__Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?

__Não,disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?

__É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...".

__Criar laços?

__Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

__Começo a compreender, disse o principezinho...Existe uma flor...eu creio que ela me cativou...

__É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...

__Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.

A raposa pareceu intrigada:

__Num outro planeta?

__Sim.

__Há caçadores nesse planeta?

__Não.

__Que bom. E galinhas?

__Também não.

__Nada é perfeito, suspirou a raposa.

Mas a raposa voltou à sua idéia:

__Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois,olha! Vês lá longe,os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado,f ará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:

__Por favor...cativa-me!disse ela.

__Bem quisera,disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisasa conhecer.

__A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo,cativa-me!

__Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.

__É preciso ser paciente,respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim,na relva.E u te olharei para o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas,cada dia, te sentarás mais perto...

No dia seguinte o principezinho voltou.

__Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!

Antoine de Saint- Exupéry
Fonte: http://www.pensador.info/



2) Interpretação:

3) Escreva a mensagem da história para nossa vida:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

O PEQUENO PRÍNCIPE: GEOGRAFIA, HISTÓRIA E PORTUGUÊS


Ilustração: M. Daniel e Selene.

1) Leitura e comentário Participado:

Trecho do Capítulo XV: O VELHO GEÓGRAFO


“...O penúltimo planeta onde esteve o pequeno príncipe foi o de um velho que só escrevia livros. Era um geógrafo, um estudioso.
” – Que é um geógrafo? – perguntou o principezinho.”
” – É um especialista que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos.”
O pequeno príncipe perguntou ao geógrafo se havia oceanos, rios, cidades e desertos naquele planeta. Mas o geógrafo não sabia. Ele se baseava nas informações de exploradores, de outras pessoas.
“(…) O geógrafo é muito importante para ficar passeando. Nunca abandona a sua escrivaninha (…)”
O velho estudioso o aconselhou a visitar o planeta Terra. E foi ao planeta Terra o principezinho.”

2) Questionamentos:

a) Na sua opinião, este geógrafo era um especialista em Geografia? Justifique:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

b) Se você pudesse dar um conselho ao velho geógrafo, qual seria? Por quê?___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

3) É importante alguém tornar-se um especialista em Geografia, porém não uma pessoa alienada do mundo, esperando que os outros façam as coisas por você...

***Agora, vamos relembrar e aprender mais sobre a Geografia do RS e do Brasil...

4) Mapa : Hidrografia do RS
Destaque com lápis azul os principais rios do RS.
Pinte a Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim.
Pinte o oceano que banha o RS.
Faça um X na região que iremos visitar em outubro.


Fonte: Procura google
5) Conheça a localização dos Sete Povos das Missões e seus nomes.
***Circule aquela que você conhecerá:


Fonte: Livro História do RS 4- Piletti- Ed. Ática.
6) Reescreva a primeira frase do texto, "O Velho Geógrafo", no tempo presente:
____________________________________________________________________
***Retire do texto uma frase no pretérito:
____________________________________________________________________
7) De o grau dos adjetivos:
a) Este mar é tão lindo quanto meu amor por você.
___________________________
b) O Rio Amazonas é maior que o Rio Uruguai.
___________________________
c) Oh! Aquela montanha é tão pequena quanto esta.
___________________________
*** Qual das frases acima tem uma interjeição? Circule-a:
____________________________________________________________________
Elaboração: Profe Janete Motta

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O PEQUENO PRÍNCIPE: MATEMÁTICA

” O Pequeno Príncipe tinha, sobre as coisas sérias, ideias muito diferentes do que pensavam as pessoas grandes.”



1) LEITURA E REFLEXÃO:



Fonte: Trecho do livro "O Pequeno Príncipe" de Saint- Exupéry.

2) Responda:

a) Qual a mensagem, deste trecho do livro, para nossa vida?

b) E você, quando conhece alguém, o que mais valoriza nesta pessoa?

_____________________________________________________________________

***O dinheiro só tem utilidade quando acrescenta algo positivo em troca...e não apenas números imensuráveis e frios na carteira ou extrato bancário...dando algum tipo de status e poder.
Para refletir!!!
Qual a graça em ter tanto dinheiro e poder...se eles não cabem em nosso coração?
Profe Janete Motta
______________________________________________________________________

3) Os números estão sempre presentes em nosso dia-a-dia. Então, que saibamos utilizá-los de maneira correta e não para "julgar as pessoas" se são melhores ou piores.

***Agora, use os números para descobrir o valor de cada expressão numérica:

a) 60 + [ 28 - ( 2 x 7 ) : 14 ] = ( 87 )

b) 49 - { 15 + [ 20 - ( 10 - 6 ) ] } = ( 18 )

4) Distribua igualmente:

a) 10.432 rosas em 32 jardins:
Cálculo: ********************* P.R:


b) 3.952 rosas em 26 vasos:
Cálculo: ********************* P.R:

5) Resolva as histórias matemáticas:

a) No planeta do Pequeno Príncipe havia uma única rosa, mas um roseiral no Planeta Terra havia 3.258 roseiras. Quantas roseiras terão 6 dúzias de roserais iguais a este?

Cálculos:************* P.R:****************** R:

b) O quarto planeta a ser visitado foi de um empresário muito ocupado a contar e recontar estrelas. Dizia-se possuidor de estrelas. Isto lhe deixava rico. Ele anotava em seus papéis e os guardava no banco. Ele tivera a brilhante ideia de ser possuidor de estrelas. Essa ideia não era brilhante para o Pequeno Príncipe.
No primeiro dia ele contou 32.816 estrelas. No outro dia, ele contou a metade desta quantia mais 47 dúzias de estrelas. No terceiro dia, contou o sêxtuplo do primeiro dia.

***Quantas estrelas ele contou no segundo dia?
**Cálculos:**R:___________________________________________________

***Quantas estrelas ele contou no terceiro dia?
**Cálculo:**P.R:**R:____________________________________________________

***Quantas estrelas ele contou ao todo?
**Cálculo:**R:____________________________________________________
6)


Elaborada por: Profe Janete Motta

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source