COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O PEQUENO PRÍNCIPE: APRESENTAÇÃO FINAL DE ANO...


Em um Planeta muito pequeno e distante daqui, vivia um principezinho. O menino passava os dias preocupado em limpar os três vulcões existentes e a eliminar os baobás, plantas que caso crescessem muito, seriam capazes de destruir todo o Planeta.
Certo dia, enquanto fazia as tarefas diárias, o pequeno príncipe percebeu que uma nova plantinha havia nascido. Muito preocupado, analisou detalhadamente, pois acreditava se tratar de mais um pé de baobá. Passaram-se alguns dias e ao acordar, o pequeno príncipe notou que havia algo diferente naquela planta, notou que um botão colorido estava desabrochando. Ficou maravilhado com tamanha beleza, o colorido de suas pétalas... Começou a conversar com a linda flor e descobriu que se tratava de uma rosa.
A tão colorida rosa fez vários questionamentos sobre a vida do pequeno príncipe. Ele ficou intrigado e se deu conta que seu mundo era tão pequeno, não conhecia nada além daquele mundinho. Esta conversa com a rosa fez com que o pequeno príncipe quisesse conhecer mais sobre o Universo.
O Pequeno Príncipe pegou o rumo do Universo, sem destino certo... Foii então durante esta viagem em busca de respostas que ele conheceu lindos pássaros que o acolheram, mesmo sendo diferentes em suas espécies e o levaram carinhosamente até um Planeta que ele ainda não conhecia: Planeta Terra!

Apresentação: Ed. Infantil(Projeto:As Diferenças)
Música: Eu sou diferente de você- Xuxa

O pequeno príncipe agradece aos pássaros:
- Como somos diferentes! Cada um de nós tem um jeito de ser! Quantos seres diferentes espalhados por ai!
( o pequeno Príncipe olha assustado e diz:)
_ Nossa!!!! Tem mais coisa diferente por aqui! Quem são estes?
_ Deixa eu ver! Parece que este moleque está triste! O que será que está acontecendo por aqui?

( 3ª série – dança)
Músicas: Eu só quero é ser feliz- Claudinho e Bochecha

- Hummm... Este menino de rua é um ser humano, o homem que ajudou também e aquelas crianças lindas... Este é o tal ser humano que é capaz de melhorar o seu mundo?

_ Ops! Parece que estou ouvindo um barulhooo... Que coisa estranha! Como aguentam tudo isto? Quanta desordem!!!! Que caos! (buzinas)

(2ª série- dança) Projeto: Educação p/ o Trânsito
Músicas:
Pare-Vanderléa (trecho)
Meu carro é vermelho- Erasmo Carlos(trecho)
Olhe o sinal- Xuxa

- Que legal começaram a se entender, se organizar. Parece que perceberam que vivendo em coletividade as regras são necessárias para que cada um tenha seus direitos respeitados e uma vida feliz.
O pequeno príncipe queria conhecer os mistérios, as novidades do tão conhecido Planeta Terra... Caminhando fez grandes descobertas! Encontrou muitas crianças juntas!
- Que lugar é este? Tantas crianças! Parecem curiosas!
Logo, ele percebeu que ali era um lugar aonde as crianças aprendiam muitas coisas, ele estava agora dentro de uma escola!
_ O que será que as crianças fazem aqui?

APRESENTAÇÃO DA 1ª SÉRIE: Projeto:
Música: O caderno- Touquinho
***As crianças com roupas, contendo letrinhas, que formavam palavras(virtudes).

Interagindo com as crianças, com os grupos, com as letras, percebeu que as crianças eram felizes ali, brincando com os símbolos davam sentido as palavras, descobrindo as frases, entenderam o sentido da alfabetização. Sentiam-se felizes porque conseguiam expressar o que sentiam e o que queriam dizer. Entendeu que este tal mundo da alfabetização que permite aos seres humanos se comunicarem, expressarem suas ideias, sentimentos, sonhos,...
_ Rosinha caminhando pelo Universo é possível aprender tantas coisas desde que o coração ajude aos olhos enxergar o que cada um possui de maravilhoso, que os seres se permitam valorizar as belezas, a bondade, as virtudes,...
Como eu queria viver num lugar em que as pessoas convivessem com base no amor, na justiça, esperança...
(Rosa olha e diz:)
- Olha lá, pequeno príncipe!!!! Parece que encontramos um jardim aonde tem estas virtudes!

Apresentação da 4ª série: O Jardim das Virtudes
Projeto: As Virtudes (onde está incluído o Projeto de Literatura- O Pequeno Príncipe, postado no mês de setembro)
***Quatro fileiras de flores(crianças com sombrinas contendo as virtudes trabalhadas)
O Pequeno Príncipe entra junto com a Rosa e aviador, no jardim, carregando uma almofada com uma rosa vermelha e o aviador com o globo pequeno.
Outras fileiras entraram para compor o jardim, contendo fitas da cor da camiseta.
Música entrada do Pequeno Príncipe: Allegro- Vivaldi
Cativar-



Final: Ed. Infantil e séries iniciais (todos entram e cantam)
Música: Paz- Roupa Nova

- Agora já está na hora de voltar para o meu Planeta e levarei daqui, do Planeta Terra exemplos de que é possível mudar atitudes e assim, melhorar o lugar no qual vivemos, que unidos somos mais fortes, sendo sensíveis a ouvir o outro, a cuidar da vida somos mais felizes. Entendi que somos responsável por tudo o que cativamos. Vocês me cativaram, então sempre terei vocês em meu coração e voltarei aqui sempre que possível! Um grande beijo, amigos!



Texto: Cristina B. Farias, Nilta Graciolli, Marta R. e colaboração das professoras que adaptaram o texto aos projetos de cada série.
Decoração (feita com Cds colados no pano preto): Todas as profes.
Três vulcões de papel pardo e duas plantas representando os baobás.
Um globo grande para representar o planeta Terra.


PARABÉNS, CRIANÇAS!!! VALEU OS ENSAIOS E O ESFORÇO DE TODOSSSSSS!!!

COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS: VÍDEO...

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: ESTUDOS ADICIONAIS (5º ANO-4ª SÉRIE)...


ESTUDOS ADICIONAIS: REVISÃO 15/ 12/ 2.010

1- A expressão “dez mil e cinquenta e quatro unidades” representa a leitura de qual dos seguintes números?

( ) 10.540 ( ) 1 1.540

( ) 10.054 ( ) 1.154

2- Os meninos da escola do Ricardo andaram a recolher garrafas de plástico, para serem recicladas. Repara na tabela onde está registrado o número de garrafas que eles recolheram até ao mês de Abril.

*** Cada garrafa representa 100 garrafas.

Janeiro - 4 garrrafas

Fevereiro - 2 garrafas

Março - 5 garrafas

Abril - 3 garrafas

a) Em que mês os meninos da escola do Ricardo recolheram mais garrafas? Quantas?
__________________________________________________________

b) Quantas garrafas recolheram no mês de Janeiro?
__________________________________________________________

c) Quantas garrafas precisam recolher no mês de Maio, para recolherem um total de 2.000 garrafas entre Janeiro e Maio?
Cálculo: P.R.:


R:_____________________________________________________________

d) 3/5 da quantia de garrafas do mês de março eram de cor verde. Quantas garrafas eram de cor verde?
Cálculos:


R:______________________________________________________

3- A figura mostra como os alunos da escola de Bruna deslocam-se para a escola.

Cada ☺ representa 20 alunos.

De ônibus ☺☺☺

De carro ☺☺☺☺

A Pé ☺☺☺☺☺

De bicicleta ☺☺☺

a) Qual foi o meio de transporte menos utilizado?
_______________________________________________

b) Quantos meninos foram a pé para a escola?
_______________________________________________

c) Quantos alunos estudam nesta escola?
________________________________________________

d) Cada ônibus transporta 60 alunos. Quantos ônibus são necessários para transportar todos os alunos da escola?
Cálculo: P.R.:


R:_________________________________________

e) Na escola da Bruna há 148 rapazes. Quantas são as moças?
Cálculo: P.R.:


R:________________________________________

4- Uma fábrica produz 2.376 brinquedos por semana.
Sabendo que em cada caixa cabem 27 brinquedos, quantas caixas são necessárias para embalá-los?
Cálculo: P.R.:


Resposta: ____________________________________

5- O Sr. Carlos pediu um orçamento para saber o preço de uma janela para a sua casa nova. Este foi de R$ 576,00, cada janela. Ele conseguiu um desconto de R$ 68,00 por janela e mandou fazer três janelas. Quantos reais ele pagou por cada uma das janelas?.

Cálculo: P.R.:


R:__________________________________________

***Quantos reais ele pagou pelas três janelas?
Cálculo: P.R.:


R:_________________________________________

*** Ele pagará este valor em seis prestações iguais. Considerando que dará R$ 120,00 de entrada, de quanto ficará cada prestação?
Cálculos:


R:________________________________________
http://www.quadroegiz.com/p_20.htm
Adaptação: Profe Janete Motta

6- Calcule certinho:
a) 6/10 de 2.500:



b) 7/ 15 - 3/15 =____

***Esta fração é: ( ) própria ( ) imprópria
Justifique:_________________________________

***Represente com desenho o resultado da letra “b”:

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA- 5º ANO (4ª SÉRIE)...


1)Marque com um X as afirmativas verdadeiras: (ESTUDOS ADICIONAIS- 14/12/2.010)

( ) 4.035 é divisível por 5. ( ) 1.234 é divisível por 5.
( ) 2.823 é divisível por 3. ( ) 3.850 é divisível por 2 e 5.
( ) 615.014 é divisível por 2. ( ) 1.500 é divisível por 2, 3, 5 e 10.

2) Escreva três números diferentes divisíveis por 4:_______, _______, ________

3) Circule somente os números divisíveis por 3:
951 27 245 121 336 693

4) Determine o conjunto dos múltiplos:

a) M(9)={ ____,____,____,____,____,____...}
b) M(7)={____, ____, ____, ____, ____, ___...}
c) M(10)={____, ____, ____, ____, ____, ___....}
d) M(6)={____, ____, ____, ____, ____, ____...}
5) Determine o conjunto dos divisores:

a) D(14){_____________________}
b) D(15)={____________________}
c) D(6)={_____________________}
d) D(20)={____________________}
6) Determine o m.m.c.:

M(4)={____, ____, ____, ____ ,____, ____...}
M(6)={____, ____, ____, ____, ____, ____...}
m.m.c. (4 e 6)={ }
Fatoração:


7) Determine o m.d.c.:

a) D (16)= {_____________________}
D (20)={_____________________}
m.d.c. (16 e 20)={_____}
Fatoração:


8) Resolva as expressões numéricas:

a) 25 + { 12 + [ 2 – ( 8 – 6 ) + 2 ]} = (R:39)
b) { [ ( 18 – 3 ) + ( 7 + 5) – 2 ] + 5 } – 12 = (R:18)
c) 65 – { 30 – [ 20 – ( 10 – 1 + 6) + 1 ]} = (R: 41)
d)45 + { 15 – [ ( 10 – 8 ) + ( 7 – 4) – 3 ] – 4 } = (R:54)
e)8:2+[15-(4x2+1)] = (R:10)
f)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = (R:16)
g) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} = (R:58)
h)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)

REVISÃO DE MATEMÁTICA: "ENTÃO É NATAL..." (4ªSÉRIE- 5ºANO)


REVISÃO: “ENTÃO, É NATAL....”

“Até o final de século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1.881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.”

Agora, faça o que se pede:
a) Quantos anos fazem que Papai Noel é representado pela nova imagem?
Cálculo: P.R.:


R:________________________________________________________

b) Observe o nº 1.881:
* Quantas ordens possuem este número?_______E quantas classes?______
* Escreva-o por extenso:______________________________________
* Ele é número par ou ímpar?__________________________________
* De o sucessor e antecessor: _______ e ________

c) Circule os números que são seus divisíveis:

3 - 15 - 11 - 74 - 33


d) Faça um X nos quatro primeiros múltiplos do nº:

8.974 – 0 – 3.762 - 5.010 – 1.881 – 11.286 – 5.643 – 7.800 – 1 – 7.524


e) Represente o numeral no Quadro Posicional:

* U.M * C * D * U *


f) Represente o número com material dourado:


g) Descubra 9/11 deste nº:


h) Subtraia deste nº: uma unidade de milhar, seis centenas, 9 dezenas e sete unidades.
Cálculo: P.R.:

Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta


PALESTRA PARA O CURSO NORMAL: CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE...

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC- 1º ANO- A e B


OBRIGADO PELO CONVITE E OPORTUNIDADE DE MOSTRAR O TRABALHO QUE REALIZO!

AULA DE INGLÊS: Happy Christmas (War is Over) 4ªSÉRIE- 5ºANO...


1) Analisar a música junto com a professora.
2) Identificar palavras conhecidas.
***Escrevê-las no caderno com a tradução ao lado.
3) Cantar a música em Inglês.
4) Ver a tradução.* Interpretação Oral.
Profª Luciane

Happy Christmas (War is Over)

Tarja Turunen
Composição: John Lennon & Yoko Ono

So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And a new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear
And so this is Christmas
For weak and for strong
For rich and the poor ones
The world is so wrong

And so happy Christmas
For black and for white
For yellow and red ones
Let's stop all the fight
A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear
War is over over
If you want it
War is over
Now...

TRADUÇÃO:
Feliz Natal (A Guerra Acabou)

Então é Natal
E o que você fez
Outro ano acabou
E um ano novo começou
Então é Natal
Espero que se divirta
Os próximos e os queridos
O velho e o jovem

Um feliz Natal
E um feliz ano novo
Vamos esperar que seja bom
Sem medo algum
E então é Natal
Para o fraco e para o forte
Para os ricos e para os pobres
O mundo é tão errado

E então feliz Natal
Para o negro e para o branco
Para os amarelos e vermelhos
Vamos parar todas as lutas
Um feliz Natal
E um feliz ano novo
Esperemos que seja um bom ano
Sem medo algum

E então é Natal
E o que nos fizemos
Um ano acabou
E outro começou
E então feliz Natal
Espero que se divirta
Os próximos e os queridos
O velho e o jovem

Um feliz Natal
E um feliz ano novo
Vamos esperar que seja bom
Sem medo algum
A guerra acabou
Se você quiser
A guerra acaba
Agora...

Fonte: http://letras.terra.com.br/

INTERPRETAÇÃO DO FILME: UM CÂNTICO DE NATAL...



1) BARBIE, EM CÂNTICO DE NATAL

a) Eden Starling era uma glamorosa:
( ) cantora de um teatro londrino.
( ) atriz de cinema.
( ) modelo.

b) Acompanhou Eden durante toda a história:
( ) sua melhor amiga. ( ) seu gato Chuzzlewit. ( ) sua tia.

c) Descreva a atitude egoísta de Eden:
_________________________________________

*** Em sua opinião, como Eden deveria ter agido neste dia? _______________________________________

d) Cite três virtudes, da sua amiga de infância, Catherine:
_____________, _____________, ______________
e) Três espíritos do Natal levaram Eden para uma fantástica viagem. O que eles mostraram para ela?
1º-___________ 2º-__________ 3º-___________

f) O que Eden aprendeu depois desta viagem fantástica?
____________________________________________________________________
g) Conte o final da história:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

h) O filme que você assistiu é do gênero:
( ) comédia ( ) fantasia ( ) ficção

2) Conjugue o verbo CANTAR nos tempos:

Pretérito mais que perfeito:

Eu

Tu

Ele

Nós

Vós

Eles

Futuro do pretérito:

Eu

Tu

Ele

Nós

Vós

Eles

Atividades: Profe Janete Motta

terça-feira, 23 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS: III TRIMESTRE (4ª SÉRIE- 5º ANO)


Elaborada por: Márcia R.
Adaptação: Profe Janete Motta

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NATAL EM GRAMADO- RS: AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA (4ª SÉRIE- 5º ANO)

NOME:_________4ª SÉRIE T: 41
DATA:___/___/___ PROF.ª_____________


“Dezembro é o mês do Natal, mas para os gaúchos no Rio Grande do Sul todos os meses favorecem a louvação de Nosso Senhor...”

1) Leia e faça o que se pede:

NATAL EM GRAMADO- RS
Não é só Gramado que se enfeita para receber o Papai Noel e os milhares de visitantes nesta época do ano. O Natal na Serra Gaúcha é realmente especial. Um povo ordeiro que vive num lugar de ruas limpas e praças floridas. O capricho e a disposição dessas pessoas de cabelos dourados, pele clara e olhos azuis denunciam: estamos falando de uma cidade no RS de origem alemã. É Nova Petrópolis, que realiza o Natal em Cores.
http://gramadosite.com.br/turismo

a) O que você entende por “uma cidade do RS de origem alemã?
______________________________________________________________

***Cite outros descendestes que formaram o RS:
______________________________________________________________

b) Gramado é uma cidade do RS.
*Escreva o nome de outras três cidades do nosso estado:
____________________, ________________________, _______________________

c) Gramado fica na Serra Gaúcha. Que tipo de relevo apresenta esta cidade?
( ) planaltos ( ) planícies ( ) Depressões

d) Nossa cidade, assim como Gramado fica no estado do ______________________situada na__________________ que tem como capital_________________________.

e) Encontre no diagrama as regiões do Brasil. Pinte de vermelho a região que pertence o nosso estado:

A M E R I C A N A Y
S U N O R T E M A R
N O R O E S T E W T
S I N S U D E S T E
U C E N T R A L I A
L N O R D E S T E Ç

***Qual região do Brasil não aparece no diagrama?
_________________________________________

2) Faça o paralelo que divide a Terra ao meio. Após, indique o nome:











3) Um dos destaques da programação do Natal em Cores, em Gramado, é a Caminhada das Lanternas, momento no qual mais de 400 crianças de 13 escolas do município fazem uma grande apresentação ao ar livre, em lugares arborizados, muito agradáveis.
*** Ligue o pinheirinho ao tipo de vegetação predominante do RS:

Campos e florestas *
Caatinga *
Litorânea *

4) Considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, o Natal Luz transforma Gramado em um grande "parque temático do Natal". A cidade expõe uma decoração inovadora de enfeites natalinos criados por habilidosos artesãos a partir de garrafas PET; um projeto que toma conta das principais ruas e praças e toda a população de Gramado participa.
http://www.natalluzdegramado.com.br/

a) Por que é usado este tipo de enfeite, feito de garrafas PET ? Comente:
__________________________________________________
__________________________________________________

5) No RS temos muitos rios importantes. Escreva o nome de dois deles:____________________, ________________________

***Agora, escreva duas utilidades dos rios para as cidades:



*** Principal bacia hidrográfica do RS:_______________________

6) Em clima de Natal...

O 25º Natal Luz de Gramado, no RS que se realiza de até dia 16 de janeiro de 2011, faz o resgate do espírito natalino, unindo toda a comunidade e visitantes, transformando a cidade no palco de um grande espetáculo de luzes, shows, decoração, beleza e emoção.
O “clima do Natal”, no mundo inteiro, é muito festivo, pois comemoramos o nascimento do Menino Jesus.
*** E você, sabe dizer qual é o clima predominante no seu estado, segundo nossos estudos em Geografia?
___________________________________________________________________

O Natal Luz tem mais uma ação social para marcar os 25 anos do evento. No Largo da Igreja São Pedro 25 Pinheirinhos poderão ser decorados pela comunidade e visitantes. O valor arrecadado com a venda dos enfeites será revertido para a PAMA - Pastoral do Menor Adolescente, entidade mantida pela igreja católica de Gramado para ajudar as crianças e adolescentes carentes. A atração inicial na abertura oficial do Natal Luz, no dia 04/11.
http://www.natalluzdegramado.com.br

BOM TRABALHO E FELIZ NATAL!!!

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

domingo, 21 de novembro de 2010

PRESENTE DE NATAL- AVALIAÇÃO- EDUCAÇÃO PARA O PENSAR (4ª série)...


1) LEITURA E REFLEXÃO:
Presente de Natal

Um dia, Gabriel acordou, muito contente,
era a véspera de Natal,
pois para ele era uma data muito importante!
Era o dia do Aniversário do Menino Jesus,
e também o dia que Papai Noel
vinha visitá-lo todos os anos.
Com seus seis aninhos,
esperava ansiosamente o cair da noite para
voltar a dormir,
e no outro dia encontrar em seu pé de meia,
o seu presente de Natal,
pois nem tinha uma árvore de Natal.
Dormiu muito tarde,
para ver se pegava aquele velhinho no "flagra",
mas como o sono era maior que sua vontade,
dormiu profundamente.

Mas, na manhã de Natal,
percebeu que seu pé de meia não estava lá,
e que não havia presente nenhum em toda sua casa.

Seu pai desempregado, com os olhos cheios de água,
observava atentamente o seu filho,
e esperava para tomar coragem
para falar que o seu sonho não existia,
e com muita dor no coração, o chama:

- Gabriel, meu filho, vem cá!
- Papai?
- O que foi filho?
- O Papai Noel se esqueceu de mim...

Falando isso, Gabriel abraça o pai,
e os dois se põem a chorar,
quando Gabriel fala:
- Ele também se esqueceu de você pai?
- Não meu filho.
O melhor presente que eu poderia ter ganhado na vida,
está em meus braços,
e fique tranqüilo, pois eu sei que o Papai Noel não
se esqueceu de você.
- Mas todas as outras crianças vizinhas
estão brincando com seus presentes...
ele pulou a nossa casa...
- Pulou não...o seu presente está te abraçando agora,
e vai te levar para um dos melhores passeios de sua vida!
E assim foram para um parque,
e Gabriel brincou com o pai durante o resto
do dia, voltando somente no começo da noite.
Chegando à casa muito sonolento,
Gabriel foi para seu quarto,
e "escreveu" para o Papai Noel:

"Querido Papai Noel,

Eu sei que é cedo demais para pedir alguma coisa,
mas quero agradecer o presente que o senhor me deu.
Desejo que todos os Natais que eu passe,
faça com que meu pai se esqueça de seus problemas,
e que ele possa se distrair comigo,
passando uma tarde maravilhosa como a de hoje.
Obrigado pela minha vida,
pois descobri que não são com brinquedos que
somos felizes, e sim,
com o verdadeiro sentimento que está dentro de nós,
que o senhor desperta nos Natais.

De quem te agradece por tudo,

Gabriel."

E foi dormir com um lindo sorriso nos lábios.

Entrando no quarto para dar boa noite ao seu filho,
o pai de Gabriel viu a cartinha,
e a partir desse dia, não deixou que seus
problemas afetassem a felicidade dele,
e começou a fazer que todo dia fosse um Natal para ambos.

Se um simples garotinho de seis anos,
conseguiu perceber que os melhores presentes
que se pode receber não são materiais,
porque nós não fazemos o mesmo?
Que todos vocês que estão lendo esta mensagem,
faça com que cada dia seja um Natal,
valorizando a amizade,
carinho e todos os sentimentos
bons que existem dentro de cada um,
e depende somente de nós mesmos
para botar pra fora...

Feliz Natal!!!

http://www.desejosesonhos.hpg.ig.com.br/presente.htm

2) TRABALHANDO O TEXTO:

Trabalhando sobre o texto:

a) Por que Gabriel acordou contente? (0,5)
______________________________________________________________________

b) O pai de Gabriel olhava para ele com os olhos cheios de água e sem coragem de falar. Por quê? (0,5)
______________________________________________________________________

c) Qual era o melhor presente que o pai recebeu na vida? (1,0)
______________________________________________________________________

d) Qual o presente que o menino tinha ganhado, de seu pai, no Natal? (1,0)
______________________________________________________________________

e) Qual o agradecimento que o menino fez ao Papai Noel, através da cartinha? (1,0)
______________________________________________________________________
f) Em sua opinião, o que é mais importante pedir no Natal? Comente: (1,0)
______________________________________________________________________

g) Como podemos fazer que o Natal aconteça todo dia em nossas vidas? (1,0)
______________________________________________________________________

h) Escreva a mensagem do texto para nossas vidas: (1,0)
______________________________________________________________________

i) Escreva uma cartinha ao Papai Noel, pedindo que ele realize um grande desejo seu. Não se esqueça da mensagem do texto de hoje. (3,0)
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
BOM TRABALHO E FELIZ NATAL!!!

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

A LENDA DO RIO DAS LÁGRIMAS: AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA IIITRIMESTRE (4ª SÉRIE-5º ANO)


1. Leia atentamente “A Lenda do Rio das Lágrimas” e após escreva a resposta das questões propostas.

Não é um grande rio, antes quase um arroio. Bonito Cristalino, nasce no município de Bagé, na fronteira sul do Estado, em pleno pampa, como afluente do rio São Sepé.
E não nasceu por acaso.
Durante a Guerra das Missões (1750/1756) os índios guaranis, animados pelos padres e comandados por Nicolau Nhenguirú, o cacique Alexandre e pelo próprio Sepé Tiarajú, o Sepé, tentaram impedir que os Sete Povos das Missões caíssem nas mãos dos portugueses. Para isso, as tropas européias passar de Santa Tecla, nas terras de Bagé. Se passassem, nada poderiam impedir que entrassem nas Missões, de cujos campos dizia Sepé Tiarajú: “ Essa terra é nossa!” Nós a recebemos de Deus e de São Miguel”.
Pois os exércitos unidos de Espanha e Portugal, vencendo a heróica resistência, passaram. Nesse dia, derrotado, Sepé sentiu que tudo estava perdido. Perdidos os Sete Povos, as casas, as lavouras e as estâncias.
Perdidos os índios, seus lares e suas famílias. Perdida enfim, a terra que tanto amavam.
Co ivy ñandêretã! Esta terra é nossa!
E Sepé Chorou.
De suas lágrimas, a própria lágrima da terra vencida nasceu um rio. E ele disse: Chereçá Y apaeri. Chereçá Y. Rio de lágrimas que eu chorei. Rio das minhas lágrimas.

FAGUNDES,Antônio Augusto. Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul.Ed. Martins Livreiro.1993.p.60-61

a) De acordo com a lenda, como nasceu o rio das lágrimas?
______________________________________________

b) Quem lutou contra os povos das Missões?
______________________________________________

c) O que os índios perderam com a guerra?
______________________________________________

d) Quem era Sepé Tiarajú?
______________________________________________
e) Qual frase que ficou marcada para a história do Rio Grande do Sul que foi defendida pelo índio Sepé?
______________________________________________
f) Parte da lenda que chamou sua atenção...
Ilustre:******************************Comente:



2) Escreva na cruzadinha as respostas das questões propostas:

a) M

b) I

c) S

d) S

e) Õ

f) E
**S***

a) Depois de muitos ataques, jesuítas e índios acabaram abandonando as aldeias e deixando o gado solto nas pastagens, tornando esta região conhecida como Vacaria do...
b) Nome dado a atividade de criação de gado.
c) Estado em que o gado era conduzido para ser vendido.
d) Uma das cidades onde se formaram as vacarias e primeiras charqueadas do Rio Grande do Sul.
e) País europeu que passou a dominar o Rio Grande do Sul após a assinatura do tratado de Madri.
f) Foi a primeira forma de organização dos padres e índios, iniciou em 1729. Mais tarde foram destruídos pelos bandeirantes.

BOM TRABALHO!!!

sábado, 20 de novembro de 2010

É NATAL...DE NORTE A SUL...DE LESTE A OESTE!

GEOGRAFIA
1) Leitura e comentário: Pontos extremos do Brasil...

Revisando: Principais Dados Geográficos do Brasil
O Brasil possui 5.569 municípios em 27 unidades da federação.
População: 188.558 mil hab. (estimado IBGE, abr. 2007).
Área total: 8.514.215 km².
Ponto mais alto: Pico da Neblina, altitude 3.014 metros, localizado na Serra Imeri, Amazonas.

Aprendendo mais...
O Brasil é o maior país da América do Sul, localiza-se numa posição centro oriental da América do Sul.
Pontos extremos:
Norte: Nascente do rio Ailã no Monte Caburaí, Roraima, fronteira com a Guiana.
Sul: Uma das curvas do arroio do Chuí, Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai.
Leste: Ponta do Seixas, em Cabo Branco, Paraíba.
Oeste: Nascente do rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor. Acre, fronteira com o Peru.
Horário de verão
Desde 1985 o Brasil adota o horário de verão, no qual os relógios de parte dos estados são adiantados em uma hora num determinado período do ano. No período de outubro a fevereiro, é estabelecido o horário de verão nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Nesses lugares, durante o verão, a duração do dia é significativamente maior do que a duração da noite, pois a mudança de horário retarda a entrada elétrica, quanto ao pico de consumo de energia elétrica, quando as luzes das casas são acesas. Com isso o governo espera diminuir em 1% o consumo nacional de energia. Nos outros estados a pequena diferença de duração entre o dia e noite em todas as estações do ano não favorece a adoção do novo horário.

Fontes de pesquisa:
http://www.brasil-turismo.com/geografia.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4716/1/PONTOS-EXTREMOS-DO-BRASIL/Paacutegina1.html
http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Geografia_do_Brasil

2) Localizar os pontos cardeais no mapa. Após, colocar o nome dos lugares onde ficam os pontos extremos do Brasil:


3) Escreva:

a) Nome dos estados onde estão os pontos extremos do Brasil:

b) Nome das regiões onde estão localizados os pontos extremos do Brasil:

c) O motivo pelo qual se adota o horário de verão:

d) Nome das regiões do Brasil onde o horário de verão é adotado:

4) Responda:

a) Por que o horário de verão não é adotado em todos as regiões brasileiras?

b) Você concorda com esta mudança de horário no verão? Justifique:

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O NATAL E A MATEMÁTICA: 4ª SÉRIE (5ºano)...


1) Resolva as histórias matemáticas:
a) Um cidade está enfeitada com 18 árvores de Natal. Sendo que cada uma delas tem 15 dúzias de enfeites. Quantos enfeites tem ao todo nestas árvores?
Cálculos: R:_______________________________________________________________

b) Clarinha tem um presépio que custou R$ 38,40. Ela quer colocar nele um pisca pisca que custa 2/6 deste valor. Quanto custa o pisca pisca?
Cálculos:


R:__________________________________________________________________
*** Ela tem duas notas de R$ 5,00. Ela conseguirá comprar este pisca pisca? Sobrará ou faltará dinheiro? Quanto?
Cálculos:


R:__________________________________________________________________
c) Eu tenho R$ 59,00. Quero comprar três livros que no total de exatamente este valor, sem sobrar troco. Quais livros poderei comprar?
· Contos de Natal = R$ 28,70
· Crônicas natalinas = R$ 12,30
· Histórias Infantis sobre o Natal = R$ 15,99
· Receitas natalinas =R$ 18,00
· Canções natalinas = R$ 7,10
Cálculo(s):



R:__________________________________________________________________
2) Represente as frações com desenho:

a) 7/10 de um panetone de Natal:

b) 9/18 de biscoitos de Natal:

c) 8/12 de enfeites natalinos:


3) D. Rute quer fazer uma torta de Natal, para doar a uma família carente, e precisa de alguns gramas de frutas cristalizadas.

***Para descobrir quantos gramas ela precisa, calcule o m.m.c entre 24 e 35:




m.m.c.24 e 35 = {____}
Ela precisa de_____ g de frutas cristalizadas.


***Ela também precisa de alguns ovos. Calcule o m.d.c. entre 14 e 49:




m.d.c. 14 e 49= {___}
Ela precisará de____ovos.

***D. Rute vai levar a torta na véspera de Natal às 21:2oh.

Marque no relógio o horário que ela vai doar a torta:








Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

POESIA DE NATAL: ATIVIDADES 4ª SÉRIE...


1)Poesia de Natal para ler e ilustrar:

Natal

Uma estrela, no céu, a brilhar,
boa nova traz para o mundo sem luz.
Eis que a todos vem ela anunciar
que nasceu o menino Jesus.

Surgem anjos, depois, entoando
melodias de raro esplendor.
“Glória a Deus nas alturas”, cantando,
“Paz na terra entre os homens” – amor.

Vem um grupo de reis do Oriente,
e pelo astro celeste guiado,
cada qual com seu rico presente,
adorar o menino deitado.

Uma casa não teve, nem cama...
Num estábulo foi repousar...
Mas nasceu, como a Bíblia proclama,
para o nosso mundo salvar.
(autor desconhecido)

http://www.ilustrar.com.br/ilustrar.asp?id=4631

1) Complete:
a) Nº de estrofes:_____
b) Nº de versos:_____
c) Rimas da 1ª estrofe:___________ e____________
___________ e ____________
d) Rimas da 4ª estrofe:___________ e _____________
___________ e _____________

2) Pinte a estrofe que fala nos três reis magos.

***Os presentes que eles levaram para o Menino Jesus foram:
*ouro, incenso e mirra

3) Procure no dicionário o significado de incenso e mirra:
____________________________________________________________________
________________________________________________________________

4) Coloque as palavras na ordem alfabética:
estrela- mundo- luz- Jesus- anjos- homens- amor- astro- estábulo- presente- Bíblia
_______________________________________________________________

5) Aprendendo mais...

Os três reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar) são personagens bíblicos.
Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela.
Chegaram na cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes (mirra, ouro e incenso).
Estes presentes possuíam um sentido simbólico.
O ouro representava a realeza, a mirra (resina antiséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.
No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos.
No Brasil, na América Latina e em diversos países da Europa, o dia dos Reis Magos é comemorado todo 6 de janeiro (dia que encontraram o Menino Jesus).
No Brasil, inclusive, várias festas do nosso folclore são realizadas no interior do país, onde por exemplo, grupos de pessoas passam de casa em casa pedindo presentes e cantando músicas típicas. Esta festa foi trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis para o continente americano.
***A estrela que colocamos no topo das árvores de Natal representa a estrela que conduziu os reis magos para a cidade onde nasceu o menino Jesus.

6) De a classe gramatical das palavras destacadas:

a) Os três reis magos chegaram na cidade de Belém para conhecer o Menino Jesus.

b) A estrela brilhante conduziu os eles até a manjedoura.

7) Forme frase com as palavras abaixo usando o grau do adjetivo:
superlativo de igualdade e superlativo de superioridade

a) estrela:
b) incenso:

8) Classifique os encontros consonantais e vocálicos:
a) brilhar:
b) terra:
c) reis:
d) anunciar:
e) nascimento:
9) Artes:
Atividades poesia e gramática: Profe Janete Motta

O NATAL DE GERSON: INTERPRETAÇÃO 4ª SÉRIE (Ação de Graças)...

Dia de Ação de Graças

Expressar gratidão não é um costume muito difundido entre nós. Quando temos saúde, quando conseguimos superar as dificuldades e os problemas, em geral, apenas não reclamamos.
Reconhecer as coisas boas que nos acontecem pode ser um estímulo para vivermos cada vez melhor. Quem tem fé agradece a Deus e aos irmãos. E todos, independente da fé, podemos fazer do Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro, um dia de saborearmos nossas conquistas.
http://www.mundojovem.com.br/

1) Texto para leitura e interpretação:

"A Alegria de Gerson"

Em uma casa muito simples, moravam Dona Ana e "seu" Flávio, com quatro filhos.
O mais velho era o Gerson, que estava com nove anos de idade.
"Seu" Flávio estava doente e não podia se levantar da cama. Por isso, dona Ana trabalhava como lavadeira para manter a casa, comprar os remédios, a comida e agasalhos para o marido e os filhos.
Gerson era quem mais ajudava a mamãe. Tomava conta dos irmãos menores.
Fazia também a entrega de roupas para as freguesas.
Às vezes, ficava na esquina do armazém com uma caixa de engraxate, limpando os sapatos das pessoas para ganhar algum dinheiro.
Ele era esforçado, trabalhava com alegria e estava sempre sorrindo, mostrando os dentes brancos e cantando as canções que aprendia na escola ou com a mamãe.
Era ele que, à tardinha, dava banho nos irmãos e dizia:
- Vamos, garotada! Está na hora de tirar a sujeira!
Gerson deixava-os limpinhos e com a roupa trocada, e isso alegrava muito dona Ana.
Quando um irmãozinho ficava doente, era ele que marcava direitinho as horas de dar o remédio, verificar a febre e, fazia tudo tão cuidadosamente, que parecia mesmo um doutorzinho. Enquanto isso, sua mãe estava no tanque, lavando as roupas das freguesas.
Com todas essas ocupações, Gerson achava tempo para tudo: brincar, trabalhar e estudar.
Sua família, às vezes, passava dificuldades, quando o dinheiro de dona Ana era gasto em remédios para o "seu" Flávio, que parecia já estar melhorando.
O tempo foi passando e se aproximando o Natal, quando as lojas ficam enfeitadas e quase todas as crianças esperam um presente ou uma surpresa.
Mas, dona Ana não podia comprar nem enfeites nem doces, bolos ou presentes para seus filhos, no Natal.
Na véspera de Natal, ela chamou o filho mais velho e disse:
- Gerson, por favor vá entregar essas roupas à dona Geni e veja se ela pode adiantar o pagamento.
- Pois não, mamãe. Já estou indo...
Pelo caminho, Gerson pensava: "O dinheiro que vou receber é pouco e o Natal é amanhã. Mamãe não poderá comprar enfeites, bolos, nem brinquedos..."
Quando chegou à porta, bateu e foi atendido por uma senhora.
- Dona Geni, vim trazer a roupa que a senhora mandou lavar.
- Entre Gerson, venha até a sala.
Ao chegar à sala, viu uma mesa enorme, toda enfeitada com pratos e salgadinhos e até umas bolas coloridas!...
- Que beleza! Nunca vi coisas tão bonitas!...
- Pegue, Gerson. Sirva-se do que quiser - falou Dona Geni.
-Não, muito obrigado...
Dona Geni insistiu para que ele se servisse, mas o pensamento do menino estava em casa: nos irmãozinhos e nos pais, que gostariam de comer aqueles doces gostosos.
Gerson preferia ficar sem experimentar um doce sequer, a comer sem levar nada para os seus.
Enquanto esperava Dona Geni voltar à sala, ele pensou: "Será que ela se lembrará de dar o dinheiro da roupa? E se ela esquecer? Se ela der, poderemos ter um Natal melhor..."
Quando Dona Geni apareceu, trazia nas mãos um pacote bem grande com um lindo laço colorido.
- Gerson, leve este pacote para casa.
"Como pesa! O que haverá dentro?" - pensou o garoto.
Dizendo "muito obrigado" e desejando Feliz Natal à Dona Geni, Gerson tomou o caminho de volta. Com o coração cheio de alegria, tentou correr para chegar mais depressa, porém não conseguiu, devido ao peso do pacote.
Como sua família ficaria feliz com aquele presente!
Ao chegar em casa, a surpresa foi geral e a alegria da família, enorme.
Foi uma festa, todos ajudaram a abrir o pacote. Foi a mamãe quem tirou a surpresa da caixa:
- Oh! Um lindo bolo de chocolate!
- Há mais coisas, papai, ajude-me a tirar! Uma bola! Um trenzinho!...
- Uma boneca! Um caminhãozinho!... - disse a irmãzinha.
Todos cantaram e comeram uma fatia do bolo que Dona Geni tinha dado. A mamãe pediu a Deus e ao Menino Jesus que abençoasse a boa senhora.
E assim foi feliz o Natal de Gerson!
(Adaptação feita pelo Departamento da Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado de São Paulo)
Fonte do Texto: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia01.htm

2) Trabalhando o texto:
a) Tipo de texto:____________
b) Tipo de narrador:___________
c) Início:
* Quem?__________
* Onde?__________
* Quando?_________

d) Desenvolvimento: (conflito):
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ __________________________________________________________________
____________________________________________________________________ __________________________________________________________________

e) Desfecho (Conclusão/Final):
____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

e) Cite virtudes destas personagens:
* Dona Ana:______________________
* Gerson:________________________
* Dona Geni:

f) Em sua opinião, Dona Geni viveu o verdadeiro espírito do Natal? Justifique:
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
g) Que atitude da família de Gerson, demonstrou gratidão pelo gesto de D. Geni?
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
h) Você pratica a virtude da gratidão? Comente:
____________________________________________________________________ _________________________________________________________________
Atividades de interpretação: Profe Janete Motta

3)Escreva uma prece para expressar sua gratidão a Deus.

4) Montar a Árvore da Gratidão

Preparando um tronco ou galho de árvore seca ou embaixo de uma árvore, em contato com a natureza - onde serão afixados as preces de agradecimento.
***Relacionar a árvore com a vida de cada um: há aquelas que oferecem frutos e outras flores; outras dão sombra, abrigo e outras aliviam dores. Sua beleza vem no conjunto da paisagem.Cada um faz o seu momento pessoal de agradecimento e depois compartilha com o grupo quando se compõe a Árvore da Gratidão.
http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/
Adaptação: Profe Janete Motta


4)

5)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA III TRIMESTRE (4ªSÉRIE): NATAL...


NOME:__________________ 4ªSÉRIE T:____

DATA:___/____/____ PROFª_________________

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


1) Faça o que se pede com a data que deu início a tradição de montar árvores de Natal:

a) Divida o nº por 38:
Calculo: P.R:

b) Descubra 4/15 desta data:
Cálculos:

c) Multiplique a data por 83:
Cálculo:



2) Para descobrir quantas bolinhas enfeitarão esta Árvore de Natal, calcule o m.m.c. entre:

18, 24 m.m.c. 18 e 24 = {____}



3) Agora, calcule o m.d.c. dos números que estão na manjedoura:
“AME, E NÃO DESPREZE A SIMPLICIDADE, JESUS CRISTO, O SALVADOR, NASCEU EM UMA MANJEDOURA.” S. LUCAS cap. 2 Vers. 7 e 12 .



m.d.c.120 e 152 = {____}












*** Tradição da montagem do presépio
É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)
4) *** Resolva:
a) Uma loja tem um presépio por R$ 189,00 . Tenho 2/9 deste valor. Conseguirei comprar este presépio? Quanto falta para eu comprá-lo?
Cálculos:


R:_________________________________________________________________

b) Minha mãe está preparando a Ceia de Natal. Ela comprou um peru por R$ 36,50, uma champanhe por R$ 13,70 e umas frutas por R$ 15,72. Ela pagou tudo com uma nota de R$ 50,00 e outra de R$ 20,00. Quanto ela recebeu de troco?
Cálculos:


R:_________________________________________________________________

c) Um pinheirinho tem 8 dúzias de enfeites. Quantos enfeites terão 128 pinheirinhos iguais a este?
Cálculo: P.R:


R:_________________________________________________________________

5) O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

*** Resolva as expressões numéricas para ver quantos presentes o Papai Noel tem para distribuir na Noite de Natal:

a) 80 – { 15 + [ 6² : ( 10 – 4 ) + 5 x 8 ] } = (19)


b) 75 : 3 + (18 : 2 x 4) = (61)

BOM TRABALHO!!!

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

NATAL CARIOCA: AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS III TRIMESTRE...


NOME:_____________________ 4ª SÉRIE T:____DATA:___/___/___ PROFª___________________

1) O tempo passou e pouca coisa mudou no coração do homem. O que aconteceria com José e Maria, no mundo de hoje? Eles seriam acolhidos? Jesus nasceria confortavelmente? Faça a leitura do texto, com atenção, e veja!
Natal Carioca

Fonte do Texto: Passo a Passo- Alfabetização sem Segredos- 4ªsérie- Mª Rodespiel
*** Numere os parágrafos.

1) Procure no dicionário:
a) rangia-________________________________________
b) rumor-________________________________________
c) vacilante-_______________________________________

2) Trabalhando sobre o texto:
a) Como José e Maria se sentiam pela primeira vez na cidade grande?
__________________________________________________

b) Por que o casal só procurava hospedaria de preço acessível?
__________________________________________________

c) Onde o casal passou a noite?
__________________________________________________

d) Quem eram os três homens que se aproximaram do casal? Simbolicamente, o que representam tais personagens?
__________________________________________________

e) Pinte o parágrafo que indica que já é noite de Natal:

d) Em que época acontece a história narrada neste texto?
__________________________________________________

f) Para você o que é Natal?
__________________________________________________

g) Se Jesus nascesse hoje, o que você ofereceria a ele? Justifique:
__________________________________________________

h) Em sua opinião, por que “duas lágrimas, grossas e cristalinas, desceram lentamente pelo rosto de Maria?
__________________________________________________________________

i) O narrador deste texto é:
( ) narrador personagem ( ) narrador observador
*** Retire uma frase do texto que comprova sua resposta:
__________________________________________________________________

j) O texto Natal Carioca apresenta um discurso:
( ) direto ( ) indireto
Justifique:___________________________________________________________

k) Seis personagens fazem parte deste texto. Identifique-os por meio de indicações abaixo e escreva o nome de cada um:

a) Disse que os quartos estavam lotados. (______________________)
b) Queixou-se de seu doce fardo e das veias de suas pernas inchadas.(______________)
c) Acendeu o fogo de gravetos.(_____________)
d) Abriu o saco e, escolheu o trapo menos sujo que ali havia, deu-o para o menino.(_____________)
e) Fez vibrarem as cordas de seu violão.(________________)
f) Ofereceu um brinquedo de plástico ao recém nascido.(______________)

Atividades baseadas na interpretação do livro Passo a Passo.

Adaptação: Profe Janete Motta

1) Copie a 1ª frase do 2º parágrafo. Circule os verbos. Após, marque o tempo em que estão:
________________________________________________________________

( ) presente ( ) pretérito perfeito ( ) pretérito imperfeito

2) Conjugue o verbo da frase abaixo no tempo Futuro do Presente:
O lixeiro abriu o saco.
Eu_______________________ * _______________________ _________________________ * _______________________
_________________________ * _______________________

3) Em que pessoa encontra-se o verbo, destacado na seguinte frase:
José e Maria continuaram perambulando.
( ) 1ª pessoa do singular ( ) 1ª pessoa do plural ( ) 3ª pessoa do plural
*** Este verbo está no tempo:
( ) pretérito mais que perfeito ( ) pretérito perfeito ( ) pretérito imperfeito

4) Observe o verbo desta frase:
Maria olhou para o seu filho.
***Agora complete:
Eu ______para o meu filho. ( presente)
José e Maria______ para o filho. ( pretérito perfeito)
Eles__________para o filho. (futuro do presente)
Atividades de Gramática elaboradas por Profe Janete Motta

5) Produção Textual:
* Os homens precisam mudar seu comportamento para que o Espírito do Natal aconteça diariamente entre as pessoas. Ao elaborar seu texto, reflita sobre: os velhos, as crianças, os desempregados, o racismo, o preconceito, a fome, a miséria, a destruição do nosso planeta, etc. Um texto que mostre um Natal igual para todos....



BOM TRABALHO E FELIZ NATAL!!!

NATAL MARCIANO: ATIVIDADES 4ª SÉRIE (5ºano)...


Natal Marciano
(CONTO INFANTIL)

Um marciano verde e aventureiro perdeu o rumo de casa e desceu por engano na sala da casa de Pedro. Ele mesmo e intitulava de “Pedro, Pedrinho, Pedroca”,garoto esperto que falava pelos cotovelos. Tantas palavras ele tinha que dava até desespero.
O marciano, verde e aventureiro, examinando a casa, foi logo perguntando:
– O que é aquilo que pisca?
– Uma árvore de Natal, respondeu Pedro, acrescentando:
Natal de nascimento...Natal de aniversário... Natal de começo,sabe? (falava pelos cotovelos...)
– Sei... mas... não sei...
– Eu explico. (Para que? Coitado do marciano!) Natal é uma festa popular da Terra que acontece quase no final de cada ano. Não deveria ser uma festa, deveria ser uma celebração, da possibilidade de ter existido entre nós um ser humano perfeito, um ser humano de verdade, sem defeito de fábrica chamado Jesus Cristo, entende?
– Mais ou menos, mas por que celebração e não festa? Festa é mais maneiro.
– Você até parece humano e eu Pedro, o marciano! Sua mãe não lhe ensinou? Na festa o homem se perde e na celebração ele se encontra. Cara verde, celebrar significa que a vida é muito mais que uma simples rotina. Significa que as coisas podem ser mais que o sol que se levanta, se senta e se deita; mais que a lua que um dia é uma bola cheia e no outro dia uma bola vazia. Significa que a vida pode ser mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro e se cansar e depois, trabalhar, estudar, se cansar, ganhar dinheiro e morrer.
– Nossa! Eles não sabem disso? E a festa de Natal de vocês Pedrinho, como se passa?
– Não se passa, acontece há 2.010 anos e é assim: No início de dezembro as pessoas começam a ficar enlouquecidas. Começam a comprar sem parar. Compram presentes para outras pessoas e para si mesmos e aí, vão piorando, entram e saem dos shoppings carregadas e apressadas, cansadas e desesperadas, inventam árvores, bolas, ceias e vão piorando até chegar o dia 24. Outras enfeitam as ruas, e as janelas com luzinhas que piscam, preparam pessoas para se vestirem de Papai Noel – velhinhos de barba branca e grandes barrigas que deveriam distribuir presentes mas só carregam sacos vazios, quando muito umas balinhas); armam presépios (cada vez menos), mas não sabem direito o que estão comemorando.Outras, esperam o dia 24 para a tão falada ceia e aí comem tudo que sonharam comer o ano todo numa só noite e depois ficam doentes. Existem também aquelas pessoas (que são maioria) e que ficam apenas olhando tudo isso com profunda tristeza porque são tão pobres que não tem dinheiro para comprar alguma coisa nem mesmo para comprar comida. E, ainda existem outras pessoas que ficam decepcionadas por ver como o homem cria facilmente seu mundo de fantasia e se muda para ele sem se dar conta de nada.
– Então, isso é o Natal de vocês? Fala sério, cara bege.
– Falo sério, cara verde. E o Natal de vocês, como é?
– O Natal é bem diferente e mais simples. Ele acontece todos os dias quando nasce uma criança. Neste momento, nosso coração fica tão verde de emoção que saímos pela rua abraçando as pessoas e distribuindo clorofila (crianças marcianas nunca foram abandonadas ou passaram fome) e fazemos isto por puro amor e quando nos damos as mãos diante deste milagre, recriamos a vida e renascemos lindos e verdes de novo.
Maria H. Sleutjes

Fonte do Texto:
http://www.correiolageano.com.br/lendoerelendo/arquivos/28-12-2009_16-59.pdf

1) Interpretação:
a) O texto apresenta:
( ) discurso direto ( ) discurso indireto

***Justifique:

b) Onde acontece a história?

c) Explique a frase:
“na festa o homem se perde e na celebração ele se encontra.”

d) Pinte o parágrafo que mostra o consumismo durante a época do Natal:
*** Ganhar presentes é bom, mas qual deve ser nossa maior preocupação no Natal?

e) Copie a frase que Pedro fala como passam a “maioria” das pessoas no Natal:
***Que sentimento você tem em relação a isto? Comente:

f) Ilustre como é o Natal do marciano:

g) Para que exista um Natal igual para todos, qual a virtude que devemos colocar em prática durante o ano?

h) Liste atitudes suas que revelam a preocupação em fazer Natal todos os dias do ano:

i) Produção Textual: Oração de Natal

2) Música:

3)***PARA REFLETIR!!!
O QUE É REALMENTE NATAL? E COMO QUEREMOS COMEMORÁ-LO?

Atividades de interpretação: Profe Janete Motta

FILME: O EXPRESSO POLAR... (Natal)

1) Assistiremos o filme:
2) Interpretação:

a) O filme é do gênero:
( ) conto de Natal infantil
( ) comédia natalina infantil
( ) ficção

b) O filme conta com o recurso da “computação gráfica”. Você gostou deste estilo? Justifique:

***Cite pontos positivos e negativos da computação gráfica ser utilizada em filmes:

c) O filme conta uma história de Natal de um menino que:
( ) tinha medo do Natal e do Papai Noel.
( ) chegou numa idade que não acreditava mais no espírito natalino e esperava que algo restabelecesse esta crença, pois tinha medo de não ouvir nunca mais o som do Natal.
( ) fez uma viagem de trem, para divertir-se no Natal, com muitos amigos.

d) Para onde o trem levou o grupo de crianças?
*** Em sua opinião, por que somente algumas crianças foram escolhidas para fazer a viagem no “Expresso Polar’?
e) Fenômeno atmosférico que não é comum no Brasil e que aparece no filme:
( ) chuva ( ) vento ( ) neve
f) Tipo de relevo que as criançam puderam apreciar durante a viagem:
( ) planícies ( ) planaltos ( ) campos

g) Qual aventura durante a viagem que você mais gostou? Justifique:

h) No trem tinha um vagão com presentes velhos, sujos e quebrados. Qual era a ideia do Papai Noel em relação a eles?

i) O menino pediu ao Papai Noel:
( ) uma bicicleta. ( ) um trenzinho para brincar. ( ) um guizo de Natal

j) De acordo com os ensinamentos do filme, onde mora o verdadeiro espírito de Natal?

k) As passagens das crianças eram perfuradas, pelo condutor, com palavras incompletas porque :
( ) o condutor era um senhor brincalhão.
( ) as crianças deveriam aprender a ler.
( ) eram virtudes que ainda não tinham aprendido.

l) Escreva a virtude que cada uma destas personagens aprendeu durante a viagem:
Menino (personagem principal):___________
Menina:_________
Menino pobre:__________

m) O filme traz várias mensagens positivas para nossa vida. Escreva aquela que você considera mais significativa:
Atividades de interpretação elaboradas por: Profe Janete Motta
***Curiosidades sobre a montagem do filme:
Tom Hanks, abraçou o projeto de corpo e alma. Além de produtor executivo, ele interpreta cinco personagens do filme (Menino, Pai do Menino, Condutor, Andarilho e Papai Noel). Veja bem, quando falo interpretar não quero dizer dublar. É interpretação mesmo. Usando a técnica batizada de motion capture (captura de desempenho), todos os personagens do filme foram feitos por atores de verdade em um estúdio. Eles atuaram vestindo um macacão que grava todas as suas ações, inclusive da face, que também fica coberta por pequenos pontos. Assim a expressão corporal e fisionômica do elenco é captada e usada pelos animadores.
Tudo isso aliado aos efeitos de computação gráfica, deu a Zemeckis a condição de realizar algumas seqüências de tirar o fôlego. A cena do bilhete perdido viajando pelas paisagens é ao mesmo tempo artística e poética. A ação no lago congelado também é edificante. Ao chegar ao Pólo Norte acompanhamos toda a cerimônia dos elfos para a entrada monumental de Papai Noel. Obviamente, a sua apresentação só podia ser marcada por uma canção de Natal interpretada pela maior voz de todos os tempos. "Santa Claus is coming to town", gravada por Frank Sinatra em 1948, encaixa com perfeição à cena.
Assim, a força do filme continua sendo sua mensagem, em ...
...basta acreditar na Magia do Natal para ela estar presente.

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source