COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FILME: O EXPRESSO POLAR... (Natal)

1) Assistiremos o filme:
2) Interpretação:

a) O filme é do gênero:
( ) conto de Natal infantil
( ) comédia natalina infantil
( ) ficção

b) O filme conta com o recurso da “computação gráfica”. Você gostou deste estilo? Justifique:

***Cite pontos positivos e negativos da computação gráfica ser utilizada em filmes:

c) O filme conta uma história de Natal de um menino que:
( ) tinha medo do Natal e do Papai Noel.
( ) chegou numa idade que não acreditava mais no espírito natalino e esperava que algo restabelecesse esta crença, pois tinha medo de não ouvir nunca mais o som do Natal.
( ) fez uma viagem de trem, para divertir-se no Natal, com muitos amigos.

d) Para onde o trem levou o grupo de crianças?
*** Em sua opinião, por que somente algumas crianças foram escolhidas para fazer a viagem no “Expresso Polar’?
e) Fenômeno atmosférico que não é comum no Brasil e que aparece no filme:
( ) chuva ( ) vento ( ) neve
f) Tipo de relevo que as criançam puderam apreciar durante a viagem:
( ) planícies ( ) planaltos ( ) campos

g) Qual aventura durante a viagem que você mais gostou? Justifique:

h) No trem tinha um vagão com presentes velhos, sujos e quebrados. Qual era a ideia do Papai Noel em relação a eles?

i) O menino pediu ao Papai Noel:
( ) uma bicicleta. ( ) um trenzinho para brincar. ( ) um guizo de Natal

j) De acordo com os ensinamentos do filme, onde mora o verdadeiro espírito de Natal?

k) As passagens das crianças eram perfuradas, pelo condutor, com palavras incompletas porque :
( ) o condutor era um senhor brincalhão.
( ) as crianças deveriam aprender a ler.
( ) eram virtudes que ainda não tinham aprendido.

l) Escreva a virtude que cada uma destas personagens aprendeu durante a viagem:
Menino (personagem principal):___________
Menina:_________
Menino pobre:__________

m) O filme traz várias mensagens positivas para nossa vida. Escreva aquela que você considera mais significativa:
Atividades de interpretação elaboradas por: Profe Janete Motta
***Curiosidades sobre a montagem do filme:
Tom Hanks, abraçou o projeto de corpo e alma. Além de produtor executivo, ele interpreta cinco personagens do filme (Menino, Pai do Menino, Condutor, Andarilho e Papai Noel). Veja bem, quando falo interpretar não quero dizer dublar. É interpretação mesmo. Usando a técnica batizada de motion capture (captura de desempenho), todos os personagens do filme foram feitos por atores de verdade em um estúdio. Eles atuaram vestindo um macacão que grava todas as suas ações, inclusive da face, que também fica coberta por pequenos pontos. Assim a expressão corporal e fisionômica do elenco é captada e usada pelos animadores.
Tudo isso aliado aos efeitos de computação gráfica, deu a Zemeckis a condição de realizar algumas seqüências de tirar o fôlego. A cena do bilhete perdido viajando pelas paisagens é ao mesmo tempo artística e poética. A ação no lago congelado também é edificante. Ao chegar ao Pólo Norte acompanhamos toda a cerimônia dos elfos para a entrada monumental de Papai Noel. Obviamente, a sua apresentação só podia ser marcada por uma canção de Natal interpretada pela maior voz de todos os tempos. "Santa Claus is coming to town", gravada por Frank Sinatra em 1948, encaixa com perfeição à cena.
Assim, a força do filme continua sendo sua mensagem, em ...
...basta acreditar na Magia do Natal para ela estar presente.

Um comentário:

  1. Oi professora Janete sempre estou visitando o seu blog é D+!Gostaria de receber sugestões de atividades com o conto o gato de botas, pois estou trabalhando com uma turminha do 4º ano e queremos fazer um portfólio.Que tal dá uma ajudinha.Abraços.lucinhamorais3@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source