COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

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4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE REFORÇO...


1) Resolva:
a) O Rui quer comprar um ovo de chocolate que custa R$ 15,00 mas só tem R$7,85.
Quanto lhe falta para comprar o ovo de chocolate?
Cálculo: P.R:




R:______________________________________________________

b) De uma peça de pano com 276 metros já se vendeu a terça parte. Quantos metros de pano já se venderam? Quantos metros de pano restaram na peça?
Cálculos:



R: ________________________________________________________________
R:________________________________________________________________

c) Um rolo de arame mede 384m. Quanto medem 43 rolos de arame?
Cálculo: P.R:



R:_________________________________________________________________

d) No supermercado havia 1.480 maçãs. Na primeira semana venderam três centenas e meia e na segunda semana venderam 586 maçãs. Quantas maçãs ainda ficaram no supermercado ?
Cálculos: R:__________________________________


e) Dona Célia comprou duas caixas de morango, com 1 dúzia cada. Usou 8 morangos para enfeitar um bolo, comeu 4 e distribuiu o restante igualmente entre seus 4 filhos. Quantos morangos cada filho ganhou?
Cálculos:




R:________________________________________________

2) Completa com os sinais <, > ou = :
234 x 6 ...... 45 x 9 234 x 7 ....... 2 000 88 x 9 ..... 1 500



56 x 8 ...... 100 x 2 500 ...... 8 x 100 167 x 7 ..... 98 x 8




3) Resolva as expressões:
***Para chegarmos ao valor numérico de uma expressão numérica é preciso obedecer às regras de resolução de uma expressão numérica e quando encontramos em sua estrutura uma potência é preciso dar preferência a ela.
Depois de eliminar todas as potências, é preciso aplicar as regras de resolução que você já conhece.
http://www.mundoeducacao.com.br/

a) ( 5²+ 82 - 18 - 7) x 2= (164)*********** b) 36 : 4 - 2 . (8 - 20 : 5)= (1)
(82 é 8 na segunda potência)




c) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } = (23)



4) Diga se são verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

a) O quociente de 1 por 11 pode representar-se por 1:11 ou 1/11 . ___________

b) Os termos da fração 5/4 são: 5 e 4. ____________

c) O denominador da fração 9/13 é: 9. ____________

d) As frações 5/8 e 7/8 tem o mesmo numerador. _____________
e) 15/15 é igual a 1._______________
5) REVISANDO: m.d.c.
***Decomposição de um nº natural em fatores Primos

m.d.c.108, 135 e 63
Da fatoração deles nós temos que:
108 = 3. 3. 3 . 4
135 = 3. 3. 3 . 5
63 = 3. 3 . 7

O m.d.c.(108, 135, 63) é o produto dos fatores comuns com os menores expoentes.
No caso apenas o fator 3 é comum a todos eles, mas tomemos o 3.3, pois é o que possui o menor expoente. (três na segunda potência)
m.d.c. (108, 135, 63) = 9.

Qual é o m.d.c.(15, 75, 105)?
Fatorando os três números temos:
15 = 3 . 5
75 = 3 . 5. 5
105 = 3 . 5 . 7

Note que cada fator é considerado apenas uma vez. O fator 3, por exemplo, ocorre tanto para o número 15, quanto para o número 75 e para o 105, mas o consideramos uma única vez. De forma igual agimos em relação ao fator 5.

m.d.c.(15, 75, 105) = 3 . 5 = 15
Portanto:
O m.d.c.(15, 75, 105) =15

***Quando não existe fatores comuns entre os números, então o resultado do m.d.c. é igual a 1.
6) Vamos praticar?
a) m.d.c. 8 e 12=
b) m.d.c. 30 e 45=
c) m.d.c. 36 e 90=
d) m.d.c. 8 e 21=

Um comentário:

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