COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PASSEIO DE BARCO EM POA: CISNE BRANCO/ atividades para sala de aula/ 4º ANO...

1) Passeio de barco: Cisne Branco
a) O Barco Cisne Branco navegou, com você, pelo Rio ______________.

b) O ponto de embarque do Cisne Branco é no Portão Central do Cais do Porto de _______________, que possui um significado especial na história da cidade, pois era o ponto de chegada de todos os navios de passageiros, inclusive dos __________________.

c) Além dos passeios regulares oferecidos, o Cisne Branco é considerado um Espaço Cultural:
( ) Flutuante.
( ) Terrestre
( ) Aéreo
*** O que quer dizer a expressão? "é um Espaço Cultural"
________________________________________________________________
• O Cisne Branco tem capacidade para transportar 200 passageiros e 20 tripulantes, em total segurança e conforto. O barco possui um tanque de tratamento de dejetos, para não lançá-los diretamente no Guaíba e, desta forma, não poluir suas águas.
2) Dicionário:
a) dejetos:
b) tripulantes:

3) Trabalho para o Portfólio:
***Faça um desenho representando seu passeio pelo Rio Guaíba.




4) Resolva as histórias matemáticas:

a) O barco Cisne Branco transporta até 200 pessoas em cada passeio pelo Rio Guaíba. Ele realiza 2 passeios pela manhã e 2 passeios pela tarde. Quantas pessoas ele poderá transportar em uma semana?
Cálculos:


R:__________________________________________________________

*** Quantas pessoas o Cisne Branco poderá transportar em uma quinzena?
Cálculo: P. R:


R:____________________________________________________________




b) Em um dos passeios pelo Guaíba, o Cisne Branco transportou apenas 85/200 de passageiros. Qual a fração de passageiros que faltaram no barco?
Cálculo: P.R:



R:_____________________________________________________________


c) Durante o passeio de barco eu comi 3/7 do bolo que minha mãe fez. Ofereci 4/7aos amigos. Que fração de bolo foi consumida por nós durante o passeio?
Cálculo: P.R.



R: ___________________________________________________________




*** O que esta fração representa?_____________________________________________________________

d) Considerando que a fração do passeio de barco corresponde à 6/6 e o barco já percorreu 2/6 do trajeto pelo Rio Guaíba. Qual a fração que falta para completar todo o passeio?
Cálculo: P.R.




R: ____________________________________________________________
Elaboradas por: Profe Janete Motta

Um comentário:

  1. Profe Janete,esta viagem foi mesmo uma viagem inesquecível.Nós se divertimos mito.Bom,eu amei ter ido até lá!!!

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source