COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE: OS CASAIS AÇORIANOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O NOSSO POVO/ 4º ANO...

1) Texto para leitura e comentário:

A história de Porto Alegre tem um capítulo que sempre foi contado de uma forma muito parecida com um conto de fadas.
Mais ou menos assim: Era uma vez 60 casais açorianos que vieram de Portugal para fundar Porto Alegre. Aqui eles encontraram tudo que precisavam e foram felizes para sempre.
Porém a verdade não foi essa. Os colonizadores fizeram uma viagem que se originou na Ilha dos Açores e na Ilha da Madeira, que levou 80 dias até Laguna. Passaram por enormes dificuldades na viagem de navio. Pouca água, pouca higiene e muitas doenças e mortes.
De 1752 a 1754, muitos açorianos foram transferidos de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul.
Parte deste grupo, que não se sabe quantos eram, veio mais para o sul e desembarcou às margens do Rio Guaíba. Os casais receberam muitas ferramentas para trabalhar na terra que também ganharam do rei de Portugal. Os casais que tinham filhos menores de 14 anos também recebiam uma quantia em dinheiro. Só que na área reservada para estes casais, a região das Missões, estava ocorrendo um grande conflito entre os índios e os portugueses.
Sem outra alternativa eles foram ficando, ficando e terminaram por se estabelecer no lugar onde atualmente está nossa capital.
Os açorianos que se estabeleceram nas terras gaúchas lutaram nos primeiros tempos com muitas dificuldades porque o governo português não cumpria com as promessas feitas.
O nascimento de Porto Alegre não foi algo planejado.
É interessante notar que na maioria das cidades que receberam imigrantes açorianos, a igreja é o ponto central da cidade, e a partir dela, se organiza toda a parte urbana da cidade. A influência açoriana marcou presença também nos prédios públicos e residências, arquitetura que hoje, ainda que precariamente, é preservada.
Atualmente, vivem no Brasil mais de um milhão e 200 mil portugueses, grande parte constituída por açorianos e seus descendentes.
Os açorianos deixaram uma herança que vai além da arquitetura e do urbanismo. Deixaram marcas acentuadas na estrutura social do povo portoalegrense, com a língua usada em todos os recantos do município, os usos e costumes do povo, as brincadeiras infantis, as canções de ninar, os festejos populares e as festas religiosas.
CHAMARRITA ou CHIMARRITA – é uma dança muito alegre e rapidinha, tipo um valsado na ponta dos pés. A dança de chamarrita é muito praticada nos centros de tradições gaúchas, sendo uma das contribuições açorianas à cultura do Rio Grande do Sul.
QUADRILHA – é uma dança com movimentos coreográficos que lembram diversas danças açorianas. A formação de pares, colunas, túnel e cruzamentos. É uma dança de salão atualmente realizada nas festas juninas das escolas.
Podemos afirmar, com muita segurança, que uma das marcas mais expressivas que a cultura portuguesa trouxe para o Brasil foi a religiosidade. O culto ao Divino Espírito Santo é a expressão religiosa desta cultura que está praticamente em todos os recantos do nosso país.
Os açorianos cultivavam o linho, cochinilha, trigo, chá, amoreira e bicho-da-seda. A agricultura era a preocupação econômica fundamental e a pesca também era praticada.
Foram trazidas sementes de outras plantas cultivadas para o território gaúcho, como: o feijão, o milho, o centeio, o alpiste, a cevada, a aveia, a ervilha, o algodão, o melão, a melancia e a cebola. Parte da tecnologia dos engenhos foi trazida pelos portugueses. Conhecedores dos moinhos de vento adaptaram peças e engrenagens para utilização da força humana e posteriormente a força animal.
Um aspecto de grande relevância se destacou na colonização açoriana do Brasil. É que ela teve como base os "casais", ou seja, "marido e mulher", e isso contribuiu para a constituição de uma sociedade formada por famílias, sendo herdado pelos brasileiros, do povo açoriano. Logo, podemos concluir grande e valiosa a contribuição dos Açores à colonização do Brasil nos séculos XVII e XVIII.

Fonte:
andarilhomotorizado.blogspot.com
historiaearquitetura.blogspot.com
ocarete.org.br/povos-tradicionais
ihit.pt/new/boletim
Adaptação: Profe Janete Motta

2) Trabalhando o texto:

a) De onde vieram os casais açorianos?
b) Como era a viagem dos açorianos para o Brasil?
c) Por que os açorianos acabaram ficando em Porto Alegre?
d) Cite três contribuições da cultura açoriana para o nosso povo:
e) Principal atividade econômica dos açorianos:
f) Marca mais expressiva que a cultura portuguesa trouxe para o Brasil:
g) Como chamava-se Porto Alegre naquele época?


Nossa Viagem de Estudos foi maravilhosa...Tudo o que vimos lá, já tinhamos trabalhado e comentado em aula. Conhecer o porto onde chegavam os navios com os casais de açorianos, onde tudo começou...foi bastante significativo para nós!

2 comentários:

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source