COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 4 de setembro de 2011

APRENDENDO SUSTENTABILIDADE COM O PEQUENO PRÍNCIPE:AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS/ 4º ANO...

Avaliação de Ciências

APRENDENDO MAIS COM “O PEQUENO PRÍNCIPE”...



1) O livro,“O Pequeno Príncipe” mostra que podemos nos divertir, consumir e evoluir de uma forma consciente, sem perder a inocência, o respeito pelas pessoas e o respeito pelo planeta.
Na história, o principezinho tem atitudes de sustentabilidade, pois limpa seus vulcões todos os dias, para que dois deles não entrem em erupção e cause danos ao seu minúsculo planeta. Faz seu próprio café da manhã, aproveitando o calor de um deles para aquecê-lo. Arranca os brotos de baobás,que se crescerem podem destruir o seu planeta e cuida com muito esmero de sua magnífica rosa.



VEJA COMO SE APRENDE SUSTENTABILIDADE!


O aprendizado da sustentabilidade começa no berço. Famílias que ensinam aos filhos, pelo exemplo, a cuidar do planeta (com simples gestos de não jogar lixo no solo ou cultivar hábitos saudáveis) já estão contribuindo – e muito – para a manutenção da nossa casa comum.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


Para que alguém seja realmente “sustentável”, precisa sentir-se participante do meio e interagir com ele de forma a sentir-se integrado, pertencente ao planeta, e não um explorador que chega para devastar e depois vai embora – mas vai embora para onde? Não existe esse lugar para refugiar-se do estrago causado ao planeta. A saída é CUIDAR. Para isso, temos de mudar a visão de desenvolvimento, de consumo, de progresso, de posse. Precisamos de fato nos sentir envolvidos por esta Grande-Mãe que é a Terra, que habitamos.

Fonte: http://www.ecofuturo.org.br/

Adaptação: Profe Janete Motta


2) Atividades:
a) O que você entende por “sustentabilidade”?
b) Explique a frase:
“O aprendizado da sustentabilidade começa no berço”.
c) Quem é a nossa “Grande-Mãe”? Comente:

d) O Pequeno Príncipe praticava hábitos saudáveis para cuidar do planeta dele. Muitos foram nossos estudos, sobre este assunto.
*** Cite três atitudes de sustentabilidade praticadas por você:

3) De acordo com a história, quem está falando:
- Em que planeta me encontro? Perguntou o _____________.
- Na Terra, na África...aqui é o deserto. Não há ninguém nos desertos. A Terra é grande. Disse a ____________.

• Responda:
Que tipo de solo tem um deserto?

4) Complete o que se pede sobre o...

SOLO:
a) O que é solo?
_________________________________________
b) Dois tipos de solo:_____________e______________
c) Solo próprio para plantações:________________
d) Maneira de reduzir a quantidade de lixo que polui o solo (palavra com 4 sílabas):
_________________________
e) Desgaste do solo é chamado de:_____________
f) Propriedades do solo:________________e ____________________.
g) Escreva onde se localiza a rocha matriz no solo:

h) Duas utilidades do solo para os seres vivos:_____________________________________________

i) Matéria orgânica são restos de plantas e animais em estado de decomposição. Torna os solos mais férteis. Podemos chamar também de:
( ) chorume ( ) húmus ( ) erosão

5) Ilustre uma Mata Ciliar:



*** Escreva duas importâncias da mata ciliar para o meio ambiente: _________________________________________________________
Bom Trabalho!!!

Elaborada por; Profe Janete Motta

Um comentário:

  1. acho muito legal esse site e não sei como você conseguiu fazer isso.Beijos sou Vitória T:41 e estudo no colégio Antônio Alves Ramos. 03/06/2013

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source