*** As aulas sobre este tema fiz à pedido de uma aluna do Curso Normal.
Objetivos:
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas.
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Compreender o trânsito como variável que intervém em questões ambientais e na qualidade de vida de todas as pessoas, em todos os lugares;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, solidariedade, humildade etc.
- Criar soluções de compromisso para intervir na realidade.
1ª AULA
1) Texto para leitura e comentário participado:
O TRÂNSITO E A POLUIÇÃO
O trânsito é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes no ar e responsável pelo consumo da metade do petróleo utilizado no País para a fabricação de combustíveis.
A queima do gás carbônico é o principal responsável pelo efeito estufa e consequentemente o aquecimento global.
Diante desta realidade, são intensas as discussões para encontrar soluções para o problema.
O Dia Internacional sem Carro foi lançado na França na década de 90, como uma proposta responsável para enfrentar o caos que o trânsito vem causando na vida das cidades e capitais brasileiras.
O Dia Internacional sem Carro foi adotado a partir de 2005, no Brasil e propõe o despertar para uma consciência ecológica e solidária de forma a amenizar os riscos de mortes no trânsito, o estresse causado pelos congestionamentos e a grande emissão de gases poluentes que prejudicam a nossa saúde.
Além da poluição no ar, o trânsito também causa a poluição sonora, prejudicando muitas vezes nossa audição com o barulho dos motores e buzinas.
http://www.culturamix.com/meio-ambiente/poluicao/o-transito-e-a-poluicao Adaptação:Profe Janete Motta
2) Procure no dicionário:
a) combustíveis:
b) carbônico:
c) amenizar:
3) Trabalhando o texto:
a) Em sua opinião, o trânsito é responsável pela poluição do ar?Justifique:
b) Qual foi a intenção do Brasil adotar o Dia Internacional sem Carro?
c) Explique com suas palavras o que você entendeu por poluição sonora:
d) Escreva uma atitude para evitarmos a poluição do ar através do trânsito:
e) Cite duas atitudes para os motoristas evitarem a poluição sonora:
4) O barulho dos motores e buzinas podem prejudicar nossa audição.
*** Retire da frase o que se pede:
a) três substantivos comuns:_____________________
b) um artigo definido:________
c) um verbo no presente:_________
d) uma palavra polissílaba:______________
* Tipo de frase:___________________
5) Cada vez que você entra em um automóvel ou atravessa uma rua, você se torna parte do trânsito. Isso significa que, mesmo sem ter idade para dirigir, você pode fazer várias coisas para deixar o trânsito mais seguro. (Expor em cartaz na sala de aula- leitura e comentário)
Dicas:
• Olhar para os dois lados várias vezes antes de atravessar a rua. Atravessar quando a rua estiver livre e continuar olhando para os dois lados enquanto atravessa;
• Utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível. Mesmo na faixa, a criança deve olhar várias vezes para os dois lados e atravessar em linha reta. Quando não houver faixa de pedestre, a criança deve procurar outros locais seguros para atravessar, seja na esquina ou em passarelas;
• Entender e obedecer aos sinais de trânsito;
• Não atravessar a rua por trás de carros, ônibus, árvores e postes;
• Nunca correr para a rua sem antes parar e olhar se vem carro – seja para pegar uma bola, o cachorro ou por qualquer outra razão. Correr precipitadamente para a rua é a causa da maioria dos atropelamentos fatais com crianças;
• Caminhar de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos) em estradas ou vias sem calçadas. Assim, a criança pode ver e ser vista mais facilmente;
• Fazer contato visual com o motorista ao atravessar a rua para ter certeza de ver e ser visto;
• Observar os carros que estão virando ou dando ré;
• Caminhar em fila única sempre que estiver com mais crianças;
• Ao desembarcar do ônibus, esperar que o veículo pare totalmente para descer e aguardar que ele se afaste para atravessar a rua.
Você também pode ajudar outras pessoas, contando a elas qual é a melhor maneira de se portar no trânsito e insistindo para que seus pais tenham sempre muito cuidado na rua e na estrada.
6) Ilustre três situações que auxiliam você a ter mais segurança no trânsito:
7) Informática:
*** Pesquisar as placas de trânsito mais comuns nas cidades.
8) Escreva o significado destas placas:
Vermelhas: obrigatório Amarelas: Advertência(para tomar cuidado)
9) O semáforo: Cada cor tem um significado(explicar que existem dois tipos de semáforos- para o motorista e para pedestres)
Vermelho:______________
Amarelo:_______________
Verde:_________________
10) Passeio nas ruas ao redor da escola para observar placas e semáforo (se tiver).
Durante o passeio, observar como agem motoristas e pedestres.
Amarelo:_______________
Verde:_________________
10) Passeio nas ruas ao redor da escola para observar placas e semáforo (se tiver).
Durante o passeio, observar como agem motoristas e pedestres.
Distribuição de mensagem: Os Dez Mandamentos do Motorista
1.Conhecer as leis do trânsito e obedecer à sinalização.
2. Usar sempre o cinto de segurança.
3. Conhecer o veículo que está dirigindo e saber comandá-lo.
4. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento.
5. Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los.
6. Ser capaz de decidir com rapidez e correção em situações de perigo.
7. Não aceitar desafios e provocações.
8. Não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas.
9. Ver e ser visto.
10. Não abusar da autoconfiança.
Fonte: Detran-PE (http://www.detran.pe.gov.br/mandamentos.shtml
1.Conhecer as leis do trânsito e obedecer à sinalização.
2. Usar sempre o cinto de segurança.
3. Conhecer o veículo que está dirigindo e saber comandá-lo.
4. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento.
5. Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los.
6. Ser capaz de decidir com rapidez e correção em situações de perigo.
7. Não aceitar desafios e provocações.
8. Não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas.
9. Ver e ser visto.
10. Não abusar da autoconfiança.
Fonte: Detran-PE (http://www.detran.pe.gov.br/mandamentos.shtml
*** Na sala de aula, fazer um relato oral do passeio, comentando sobre as atitudes corretas e incorretas que perceberam no trânsito.
*** Tarefas:
Faça o relato do passeio através de um texto:
*** Tarefas:
Faça o relato do passeio através de um texto:
2ª AULA
11) Matemática:
Ligue o motor e de a partida...para resolver o que se pede:
* Observe o nº desta placa:
11) Matemática:
Ligue o motor e de a partida...para resolver o que se pede:
* Observe o nº desta placa:
a) Escreva por extenso:_________________________________________
b) É par ou ímpar?__________
c) Escreva os dez sucessores deste nº:________________________________
d) Dê o valor relativo e absoluto de cada algarismo:
________________________________________________________
________________________________________________________
e) Divida o nº por 36:
Cálculo: ******** P.R:
Cálculo: ******** P.R:
f) Descubra os quatro primeiros multiplos deste nº:
M(5.280)= {_____,____,____,____...}
Cálculos:
g) O nº da placa é divisível por:
( )2
( )2
( )4
( )5
( )10
( )12
( )27
Cálculos:
12) Resolva as histórias matemáticas:
a) Em uma blitz os guardas rodoviários pararam os carros que passavam na estrada. Pararam 354 carros de manhã, 263 à tarde e 112 á noite.
Quantos carros foram parados nesta blitz?
Cálculo:
R:_______________________________________________________________________
b) Dos 364 carros que foram parados, neste dia, pela manhã, 128 foram alertados devido à falta do uso do cinto de segurança. Quantos motoristas usavam o cinto de segurança, neste dia, pela manhã?
Cálculo: ********************** P.R:
R:_______________________________________________________________________________________
c) Duas dúzias de ônibus podem levar ao todo 189 passageiros. Quantos passageiros podem levar cada ônibus?
Cálculo:********************** P.R:
R:_______________________________________________________________________________________
13) Jogo do Semáforo: Três grupos de alunos (chão)
A professora organiza três caixas encapadas nas cores: vermelha, amarela e verde.
Dentro de cada caixa situações corretas e incorretas sobre o trânsito.
Uma bolinha de isopor para arremessar nas caixas.
Um aluno, de cada grupo, arremessa na caixa que escolher, retira um papel, lê e responde certo ou errado.
Cada caixa tem uma pontuação para resposta correta:
vermelha 10 pontos, amarela 20 pontos, vermelha 30 pontos.
*** Vence o grupo que fizer maior pontuação e a professora comunica, no inicio da brincadeira, que também ganha um presente surpresa.
Presente surpresa: uma caixa contendo uma bala para cada aluno, com a seguinte mensagem, antes de abrí-la:
Parabéns, vocês demonstraram saber as regras do trânsito e como são pessoas solidárias, partilharam o conhecimento. Agora, também serão solidárias partilhando o presente com todos os colegas.
• Quem abrir caixa distribui as balas para todos.
14) Produção Textual:
a) Em uma blitz os guardas rodoviários pararam os carros que passavam na estrada. Pararam 354 carros de manhã, 263 à tarde e 112 á noite.
Quantos carros foram parados nesta blitz?
Cálculo:
R:_______________________________________________________________________
b) Dos 364 carros que foram parados, neste dia, pela manhã, 128 foram alertados devido à falta do uso do cinto de segurança. Quantos motoristas usavam o cinto de segurança, neste dia, pela manhã?
Cálculo: ********************** P.R:
R:_______________________________________________________________________________________
c) Duas dúzias de ônibus podem levar ao todo 189 passageiros. Quantos passageiros podem levar cada ônibus?
Cálculo:********************** P.R:
R:_______________________________________________________________________________________
13) Jogo do Semáforo: Três grupos de alunos (chão)
A professora organiza três caixas encapadas nas cores: vermelha, amarela e verde.
Dentro de cada caixa situações corretas e incorretas sobre o trânsito.
Uma bolinha de isopor para arremessar nas caixas.
Um aluno, de cada grupo, arremessa na caixa que escolher, retira um papel, lê e responde certo ou errado.
Cada caixa tem uma pontuação para resposta correta:
vermelha 10 pontos, amarela 20 pontos, vermelha 30 pontos.
*** Vence o grupo que fizer maior pontuação e a professora comunica, no inicio da brincadeira, que também ganha um presente surpresa.
Presente surpresa: uma caixa contendo uma bala para cada aluno, com a seguinte mensagem, antes de abrí-la:
Parabéns, vocês demonstraram saber as regras do trânsito e como são pessoas solidárias, partilharam o conhecimento. Agora, também serão solidárias partilhando o presente com todos os colegas.
• Quem abrir caixa distribui as balas para todos.
14) Produção Textual:
15) Artes: Confecção de placas de trânsito:
Material: um disco de pizza, tintas guache (vermelha, preto, amarela)
Expor na sala de aula.
16) Vamos cantar!
ANDANDO NA RUA
( Música: Se esta rua fosse minha) Será trabalhado com a Profª Mariane na Aula de Música.
Toda rua, toda rua tem perigos.
Você deve, você deve se cuidar
Pois sua vida, pois sua vida é importante
Para que, para que se aventurar.
Olhe bem, olhe bem por onde anda
Atravesse, atravesse com atenção,
Use sempre, use sempre a faixa branca
Para sua, para sua proteção
Se o sinal, se o sinal está vermelho,
É preciso, é preciso esperar
Se o sinal, se o sinal estiver verde
Você pode, você pode atravessar.
http://transitoconscienciaeresponsabilidade.blogspot.com/
Material: um disco de pizza, tintas guache (vermelha, preto, amarela)
Expor na sala de aula.
16) Vamos cantar!
ANDANDO NA RUA
( Música: Se esta rua fosse minha) Será trabalhado com a Profª Mariane na Aula de Música.
Toda rua, toda rua tem perigos.
Você deve, você deve se cuidar
Pois sua vida, pois sua vida é importante
Para que, para que se aventurar.
Olhe bem, olhe bem por onde anda
Atravesse, atravesse com atenção,
Use sempre, use sempre a faixa branca
Para sua, para sua proteção
Se o sinal, se o sinal está vermelho,
É preciso, é preciso esperar
Se o sinal, se o sinal estiver verde
Você pode, você pode atravessar.
http://transitoconscienciaeresponsabilidade.blogspot.com/
***Tarefas:
*** Leve o fusquinha até a garagem, realizando todos os cálculos com atenção:
a) 67 x 43 =____ b) 424 : 23 =_____ c) 1.310 – 973 =___
*** Leve o fusquinha até a garagem, realizando todos os cálculos com atenção:
a) 67 x 43 =____ b) 424 : 23 =_____ c) 1.310 – 973 =___
d) 956 : 29 =____ e) 543.203 + 27.167 =______
*** Forme frases com as palavras:
a) trânsito-___________________________________________
b) automóvel-_________________________________________
c) pedestre-______________________________________________________
d) motorista-_____________________________________________________
e) semáforo-_____________________________________________________
*** Escreva dez antecessores e dez sucessores do nº desta placa:
__________________IQK 6624__________________
Elaborado por : Profe Janete Motta
Elaborado por : Profe Janete Motta
17) Inglês: Profª Luciana (postarei )
QUE BOM SABER E VER QUE TEMOS PROFESSORES CRIATIVOS E QUE RECEBEM UM SALARIO MUITO BOM PRA TER TEMPO SUFICIENTE PARA PREPARAR UMA AULA LEGAL!!!! PARABENS!!!
ResponderExcluirExcelentes atividades, parabéns!
ResponderExcluirPerfeita mim ajudou bastante
ResponderExcluirOtimo...ajudou muito.
ResponderExcluirobrigada