COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 11 de setembro de 2011

PORTFÓLIO DAS VIRTUDES: O PEQUENO PRÍNCIPE

Estamos tendo o prazer de se encantar com a narrativa do pequeno habitante do planeta B 612.
A busca do principezinho é um retrato fiel de nossa própria percepção do mundo e dos homens, do que consideramos verdadeiramente importante, mas que, com a desculpa de que somos obrigados pela vida, acabamos deixando de lado.
As pessoas não são a idade que tem. As pessoas são a soma de suas experiências e percepções que se acumulam com o passar dos dias.
Quando o pequeno príncipe deixou seu planeta, ele era inocente (uma característica própria da infância, que atualmente está morrendo nas crianças cada vez mais cedo) e apaixonado (uma característica adolescente, que tem cruzado as fronteiras da infância sem piedade à medida que morre sua inocência), trabalhava duro e era ferido pelos espinhos de sua rosa (uma característica da vida adulta que põe em cheque tudo o que cremos e que nos impulsiona rumo ao comodismo ou à inovação), mas, principalmente, não tinha resposta para as perguntas mais profundas de sua alma (uma característica que afeta a todos e que torna nossa vida uma eterna jornada de busca e descobertas).
Assim somos nós todos, um misto de crianças, jovens e adultos tentando descobrir em nossas experiências um sentido para nossa própria existência. E os conceitos que adquirimos nessa jornada é o que nos torna únicos.
Então, O Pequeno Príncipe não é um livro para crianças, jovens ou adultos, mas para essas pessoas que se descobrem únicas no mundo em seu processo de crescimento e amadurecimento.
O Pequeno Príncipe nos propõe fazer uma viagem de descobertas, fazendo uma breve análise de cada personagem e lições que podemos tirar da história de cada um.
As crianças receberam orientações para montagem do Portfólio em casa, com a ajuda da família. Cada um fez do seu jeitinho e todos ficaram lindos. As atividades estão sendo desenvolvidas em sala de aula. Cada uma delas ,após concluída, é corrigida e colocada em saquinhos. As atividades envolvem cada personagem e produção textual. Após, é feito um trabalho artístico envolvendo diferentes técnicas. O Portfólio fica na escola, durante a semana. Na sexta- feira, as crianças levam para casa, retornando na segunda- feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source