COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 11 de setembro de 2011

RELAXAMENTO INFANTIL: VIAGEM IMAGINÁRIA COM "O PEQUENO PRÍNCIPE" / 4º ANO...

RELAXAMENTO INFANTIL

As crianças não só podem como precisam fazer o relaxamento. Assim como os adultos, as crianças também vivenciam situações diárias de stress e ansiedade e, portanto também se beneficiam com a técnica de relaxamento.
O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças calmas, agitadas, hiperativas, ansiosas, e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício. Acredita-se também ser de grande valia para a aprendizagem, pois a criança pratica a concentração durante o relaxamento.
Além disso, a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada em suas sensações.

No início, a criança precisa de auxílio para aprender a relaxar, principalmente as crianças menores. Em princípio, assim como o adulto, a criança pode apresentar alguma dificuldade para se concentrar e conseqüentemente relaxar, mas aos poucos, o relaxamento vai se tornando uma brincadeira divertida e um hábito prazeroso.
O relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do seu dia.
Durante o exercício de relaxamento é extremamente importante a educação da respiração. É necessária uma respiração profunda, caracterizada pela calma e serenidade. O principal músculo da respiração é o diafragma. A contração do diafragma alonga os pulmões, provocando a inspiração (movimento de puxar o ar para dentro), já a compressão do abdome, provoca a expiração (movimento de expulsar o ar). Os dois movimentos são essenciais para garantir uma boa respiração, durante o relaxamento.

Exercício para Relaxamento Infantil

Você pode escolher exercícios que possa mostrar às crianças como se fosse uma brincadeira, e deste jeito conseguir que elas relaxem. Comece com apenas alguns minutinhos e vá aumentando o tempo aos pouquinhos.
A visualização criativa é uma ótima alternativa para ser utilizado como relaxamento para crianças. Auxiliando para que ela se deite(ou sente) confortavelmente e a instruindo para que inicie uma respiração tranquila e continua, comece uma narração, onde a criança possa imaginar uma situação que traga tranquilidade... Você pode iniciar o exercício com uma narração:
“Feche seus olhos. Inspire profundamente... agora solte o ar... vagarosamente. Não esqueça da respiração. Inspire... e expire..."
A turma 41 fez uma viagem imaginária, com o Pequeno Príncipe pelo espaço, levados pelos pássaros a um planeta maravilhoso, onde tudo era belo, limpo e lindas flores coloridas perto de uma cachoeira, onde banharam-se nas águas cristalinas...
...No final da história, os pássaros voltaram para pegá-los e ao contar 1, 2, 3, abriram os olhos e relataram as sensações e muitas outras coisas que viram durante a Viagem Imaginária.


Começando cedo a construir e alimentar pensamentos positivos, através de técnicas de relaxamento e afirmações positivas, a caminhada pela vida fica mais leve, mais feliz e recompensadora. Ser feliz é uma decisão diária. A autoestima decorrente desta prática é algo que a criança levará para sempre.

4 comentários:

  1. Profe! Parabéns pela inovação! Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  2. A sua idéia é belissima pena que não pode ser usada na maioria das salas de aulas da rede publica do meu estado RN e quem sabe de todo nosso país.Mas valeu que bom seria se fosse a minha realidade.

    ResponderExcluir
  3. Oi profe!
    Trabalho com o 5º ano.Pretendo trabalhar o livro O Pequeno Príncipe com meus alunos e encontrei aqui em seu blog maravilhas!
    Parabéns pelas inúmeras ideias.Muito criativas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pessoal. É um prazer compartilhar experiências!

      Excluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source