Eu sempre vi meu projeto de literatura como um Projeto Interdisciplinar, mas ao decorrer de minhas leituras, dei-me conta que é um projeto transdisciplinar.
"Ao mesmo tempo que contempla e valoriza cada pessoa em sua individualidade, a formação
transdisciplinar busca também uma integração das pessoas entre si, concebendo a humanidade e cada grupo de estudantes, como uma pluralidade complexa. Propiciar um ambiente e atividades que valorizem as interações e que propiciem uma experiência de aprendizado cooperativo e compartilhado é outro foco da transdisciplinaridade, uma vez que nessa interação com os outros, cada um de nós aprende também sobre si mesmo."
Compreender a obra, O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry sob uma perspectiva transdisciplinar é construir o conhecimento interligado às várias áreas e a possibilidade de se trabalhar contextos onde a subjetividade e o emocional humano estão presentes.
Acredito que esta obra, evidencia as virtudes fundamentais para tornar nossos alunos pessoas mais sensíveis e responsáveis, capazes de edificarem um futuro mais fraterno e solidário....
Através da EDUCAÇÃO e pelos caminhos do coração...sensibilidade, respeito e afeto, chegaremos lá!!!
A criança que desfruta de uma pedagogia fundamentada no amor passa a ver a escola e o aprendizado como um prazer e não obrigação.(Gabriel Chalita)
Montagem do Portfólio: * Estamos fazendo cada personagem do livro e também o perfil de cada um, através de produção textual, contando sobre suas características, atitudes e mensagem para nossa vida.
* As crianças criaram um novo capítulo para o livro: "O Novo Planeta Visitado pelo Pequeno Príncipe". Após, desenharam este planeta, fizeram também uma produção textual, dando um nome e descrevendo as novas aventuras do principezinho.
"Ao mesmo tempo que contempla e valoriza cada pessoa em sua individualidade, a formação
transdisciplinar busca também uma integração das pessoas entre si, concebendo a humanidade e cada grupo de estudantes, como uma pluralidade complexa. Propiciar um ambiente e atividades que valorizem as interações e que propiciem uma experiência de aprendizado cooperativo e compartilhado é outro foco da transdisciplinaridade, uma vez que nessa interação com os outros, cada um de nós aprende também sobre si mesmo."
Compreender a obra, O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry sob uma perspectiva transdisciplinar é construir o conhecimento interligado às várias áreas e a possibilidade de se trabalhar contextos onde a subjetividade e o emocional humano estão presentes.
Acredito que esta obra, evidencia as virtudes fundamentais para tornar nossos alunos pessoas mais sensíveis e responsáveis, capazes de edificarem um futuro mais fraterno e solidário....
Através da EDUCAÇÃO e pelos caminhos do coração...sensibilidade, respeito e afeto, chegaremos lá!!!
A criança que desfruta de uma pedagogia fundamentada no amor passa a ver a escola e o aprendizado como um prazer e não obrigação.(Gabriel Chalita)
Montagem do Portfólio: * Estamos fazendo cada personagem do livro e também o perfil de cada um, através de produção textual, contando sobre suas características, atitudes e mensagem para nossa vida.
* As crianças criaram um novo capítulo para o livro: "O Novo Planeta Visitado pelo Pequeno Príncipe". Após, desenharam este planeta, fizeram também uma produção textual, dando um nome e descrevendo as novas aventuras do principezinho.
* Outra atividade que os alunos estão gostando muito é a entrevista que está sendo feita com os outros Anos e adultos dos setores. Os alunos da turma 42 são divididos em grupos e fazem o seguinte questionamento por escrito (digitado):
Idade:_____ Sexo: M( ) F( )
________________________________________
* Isto está sendo muito divertido e a turma 42 já está chegando à varias conclusões.
* Isto está sendo muito divertido e a turma 42 já está chegando à varias conclusões.
Este é apenas o início do nosso Portfólio. A cada etapa postarei as atividades.
Profe Janete Motta
Profe Janete Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário