COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GAÚCHO: AULA INTERDISCIPLINAR/ 4º ANO...

Português:

Tempo estimado para trabalhar as aulas: 4 dias

1) Copie os versinhos e faça o que se pede:

Viva os campos, viva as matas,
Viva os rios e o céu azul.
Viva a tradição do meu povo,
Viva o Rio Grande do Sul!

a) Circule o verbo.
b) Sublinhe os substantivos comuns.
c) Pinte de verde o adjetivo.
d) Pinte de vermelho os artigos.

2) Conjugue o verbo destacado...
• no pretérito:
A prenda faz um coque no cabelo para dançar no CTG.
Eu
Tu
Ela
Nós
Vós
Elas

• no futuro:
O gaúcho laçou o boi.
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

3) Complete as frases com o verbo indicado:
a) O peão __________ na fazenda cuidando do gado. (trabalhar- presente)
b) Eu _______________churrasco no almoço. (comer- futuro)
c) O gaúcho_____________ na avenida montado em seu cavalo. (desfilar- pretérito)
d) Nós _____________ a pilcha na mateada. ( usar- futuro)

4) Geografia:

Aprendendo mais sobre o RS...
O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país.
Sua população é em grande parte formada por descendentes de alemães, italianos e poloneses. Em pequena parte por indígenas, portugueses, açorianos, espanhóis, africanos e franceses, dentre outros imigrantes.
Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana e do alemão.
Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comercial e industrial, especialmente ao norte do Estado.
Clima
O clima do Rio Grande do Sul é subtropical úmido (ou temperado), constituído por quatro estações razoavelmente bem definidas, com invernos moderadamente frios e verões quentes (amenos nas partes mais elevadas), separados por estações intermediárias com aproximadamente três meses de duração, e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Dos ventos que sopram no estado, dois têm denominações locais: o pampeiro, vento tépido, procedente dos pampas argentinos; e o minuano, vento frio e seco, originário da cordilheira dos Andes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Grande_do_Sul

5) Complete com as informações sobre o RS:

a) População gaúcha formada por:___________________________________
b) Principal atividade econômica:_______________________________
c) Clima:______________________
d) Tépido = ________________________________________________
d) Nome dos ventos que sopram em nosso estado:___________________________

6) Ciências:


Vento Minuano
Vento Minuano ou simplesmente Minuano é o nome dado à corrente de ar que temos nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica). Algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.
Seu nome deriva dos Minuanos, um grupo indígena que habitava os campos do Rio Grande do Sul.
O vento é formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Em regiões mais altas, como no alto de montanhas, por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).

Energia Eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.
O Parque Eólico de Osório é um parque de produção de energia eólica na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul. É composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da auto-estrada BR-290 (Free-Way). Um aerogerador é semelhante a um gigantesco cata-vento e chama a atenção de quem viaja pelo Litoral.
Além da cidade de Osório, já possuem energia eólica em desenvolvimento as cidades de Jaguarão, Piratini e Santana do Livramento.
Esperamos que os parques se desenvolvam cada vez mais. Uma ótima opção de energia não poluente e barata.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minuano_
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eolica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_e%C3%B3lico_de_Os%C3%B3rio
Adaptação: Profe Janete Motta


7) Elabore quatro perguntas com respostas sobre o texto de ciências:


8)História:


Por que aconteceu a Guerra dos Farrapos?
O povo gaúcho estava descontente com o governo da época que não se importava com o progresso do RS. Faltavam escolas e boas estradas. Os impostos do charque estavam muito caro. O povo queria que o Brasil mudasse o governo Imperial para República. (comentar as diferenças entre estas formas de governo)
( Relembrar: Império: governo que passa de pai para filho.)
República: Forma de governo que o povo escolhe seus governantes.)

9) Escreva os principais motivos da Guerra dos Farrapos:
______________________________________________________________
______________________________________________________________

10) Em sua opinião, por que os gaúchos defendiam a ideia de querer um "Brasil República" e não um "Brasil Império"?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
11) Matemática:
*** Histórias Matemáticas Gauchescas.( nesta página- logo abaixo)


Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta


12) Lanche: Churrasquinho, salsichão e pão.


Bebida: Cada um traz a sua.


Rodinha de chimarrão


13) Sábado: Mateada com apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source